7:13Londrina, na voz do PDT

Recebemos do deputado federal Barbosa Neto (PDT), candidato à prefeitura de Londrina, o seguinte artigo:

LONDRINA EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO 
                                                                                                  

Depois de um processo longo e desgastante, onde Londrina enfrentou alguns dos momentos mais difíceis de sua história política e social, chegamos às urnas. Vamos decidir o futuro de uma das melhores e maiores cidades do interior do Brasil, cujo nascimento, em meados do século XX, foi obra de pioneiros e desbravadores, de ingleses e cearenses, de japoneses e mineiros, de paulistas e  libaneses. Num cruzamento e idiomas e de faces, de raças e de culturas, poucas coisas em comum: coragem, decisão e fé. E todos, antes  de tudo e de mais nada, londrinenses.
 
Poeira levantando, pés-vermelhos, a brisa nos cafezais, dinheiro financiando a riqueza nascente, esperança estampada nas faces avermelhadas pelo sol inclemente do norte que surgia das mãos miraculosas de mulheres e de homens que, muitas vezes sem saber ou mesmo desconfiar, estavam escrevendo um capítulo de luz e de sonho na história do Paraná e do Brasil. Mas, principalmente, na história de  nossas vidas.
 
O Brasil vivia um momento excepcional. A indústria de base, com a Petrobrás e Volta Redonda, feitos do Estadista Getúlio Vargas,  foram o suporte para que o genial JK comandasse a arrancada nacional rumo ao progresso: 50 anos em 5. Londrina, efervescente, era surpresa epasmo diante dos olhos embevecidos de um Brasil que mudava. Nosso aeroporto era o terceiro mais movimentado do país. Arrigo Barnabé, nosso talentoso compositor, imortalizou em verso aquele momento inesquecível da vida de nossa terra:
 
“olha quanta luz no céu
 olha um avião voando sozinho
 sobre o Perobal”
 
Exportamos café e exportamos talento. Horácio Coimbra, olhos no futuro e fibra de bandeirante, levou nossa maior riqueza de então à  Europa, à Asia, à América do Norte. Celso Garcia Cid, plantava num mundo que nascia com estradas de terra (pouco mais que picadas  abertas por entre a vegetação inóspita) uma das maiores empresas rodoviárias do país. Vilanova Artigas, um de nossos maiores arquitetos  de todos os tempos, projetava em Londrina. João Antônio, um de nossos maiores cronistas, nos legava o insuperável “Ai, Londrina”. E nossa história está repleta de grandes nomes. Cito alguns: Olavo Godoy, Olegário Mazer, David Dequech, Orlando Gomes, Oscar Fuganti, Pedro
Nolasco, Pedro Marchesini, João Batistela, Henrique Mansano, Hugo Cabral, Humberto Pedriali, Humberto de Almeida Barros, Alceno Segantin, Estela Okabayashi Fuzii e Antônio Sávio e outros tantos nomes que não pediram licença para escrever as páginas de uma história que é nossa, só nossa.
 
Hoje, somos pouco mais que uma sombra do passado. Mas, se ainda somos grandes, agora estamos tristes. Mas existe dentro de cada brasileiro que faz da terra abençoada de Londrina uma verdadeira esquina do mundo a sincera decisão de começar de novo, de reconstruir pedra por pedra, tijolo por tijolo, com talento, garra e esperança uma terra cujo nome se confunde com desafio, risco e oportunidade.
 
Não quero ser prefeito, apenas. Quero ser o londrinense que chefiará o processo de soerguimento de nossa cidade, baseado na transparência, na competência e no desenvolvimento. Desenvolvimento, tenham certeza, será o outro nome de Londrina. Tenho programa de governo e sei como realizar o que garanto. Tenho idéias claras de como fazer e irei fazê-lo. Tenho equipe capaz e respeitada, para com criatividade e eficiência vencer um orçamento comprometido e dívidas imensas. Tenho  sonhos de progresso e os realizarei encarando a
realidade de oito anos de apatia e mediocridade. Sei por onde vou e sei onde quero chegar: à Londrina do futuro que honrará o passado de progresso e riqueza.
 
O seu voto tem o poder de melhorar nossa cidade. De fazê-la voltar a sorrir. De recuperar nosso orgulho de viver aquí. De exigir respeito por você, por sua família, por seu bairro. Vejo a Londrina do passado, pujante, rica e feliz, com os olhos na Londrina do futuro. Nós podemos, sim, como os pioneiros que forjaram seu sonho na terra dos pés vermelhos, reconstruir Londrina. Nós podemos, sim, aceitar o desafio da educação integral, da segurança, da saúde, do desenvolvimento sustentável, da  fraternidade. E consigo, por entre as dificuldades do presente, vislumbrar uma terra do trabalho e da fartura, do desafio e da vitória.
 
Não vim na vida a passeio. Vim a serviço.  Não tenho compromisso com o erro. Se errar, assumo e recomeço. Humildade é o meu forte. Meu governo vai ser uma reafirmação de amor à Londrina. Um compromisso definitivo com o seu povo extraordinário. Serei maior que meus defeitos. Precisarei de todos. Dos empresários que vivem no Royal Golf e dos meus  irmãos dos Cinco Conjuntos. 

Competência, transparência e desenvolvimento – será a base do meu governo. Um governo sem medo e sem ódio.
 
Londrina, levanta-te e anda!

Compartilhe

6 ideias sobre “Londrina, na voz do PDT

  1. crocha

    sem duvida o SR,barbosa tem muitos compromissos com BELINATI, JANENE, BORBA, RICARDO BARROS E UMA CATERVA DE LADRÃO.

  2. Suetônio Habib

    Belíssimo texto de Barbosa Neto. Mostra seu amadurecimento, sua competência como homem público da nova geração e que chegou sua vez de governar a segunda cidade do Paraná.

  3. Nivaldo Rocha Loures

    O elevador deixará Barbosa Neto entre 5 e 9 andares acima do tributarista de Cambé, segundo aquele pessoal que fica com o binóculo examinando o sobe-e-desce dos políticos no edifício Londrina. Hauly, pelo que se constata, pode até estar subindo pela escada, mais devagar…

  4. Homero

    Como confiar se Barbosa é cria do Janene. Como confiar se o Janene comprou as dividas de campanha do Barbosa, no fim do Primeiro Turno.
    Ele poderia ser bem intencionado, mas como se separar desta podridão. O Janene vai cobrar o dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.