12:37A praça do Geraldão

Enviado por Gerson Guelmann:

Estou mandando o arquivo do convite da reinauguração da praça Geraldo Walter, neste sábado, 28/03, no Rio Vermelho, em Salvador. Tive o privilégio de conviver com o Geraldo na campanha do Jaime Lerner em 1994 e mais tarde nos tornamos compadres. Sou padrinho do Felipe, filho do Geraldão (como era conhecido) com a Cila Schulman. O Felipe, prestes a completar 12 anos, será o último orador a falar na cerimônia, para orgulho de todos nós. O texto abaixo retrata bem quem foi o Geraldo Walter, um cometa que riscou o céu e nos deixou, além da marca de seu talento ímpar, o legado precioso representado pelo Felipe.

O Geraldo

O publicitário baiano Geraldo Walter de Souza Fº estabeleceu um novo paradigma para a organização do marketing das campanhas políticas no Brasil, ao vencer o grupo de ACM na campanha que elegeu Waldir Pires governador da Bahia, em 1986. Em 1992, liderou a equipe da agência de propaganda Propeg que fez a campanha do presidente de Angola, Luis Eduardo dos Santos, eleição que marcaria o fim de décadas de conflitos armados no país. Geraldo foi um dos últimos civis a deixar Luanda depois de proclamado o resultado, quando já eclodia a guerra civil que durou por mais 10 anos. Em 1994 Geraldo tornou-se sócio de Nizan Guanaes, fundando a DI, o braço institucional da DM9 em São Paulo. Naquele ano fez o marketing das campanhas vitoriosas do presidente Fernando Henrique Cardoso e dos governadores Jaime Lerner (Paraná), Antonio Britto (Rio Grande do Sul) e Marcello Alencar (Rio de Janeiro).
Geraldo morreu precocemente em 1998, aos 42 anos, deixando apenas um filho, Felipe Schulman de Souza, com a jornalista e marqueteira curitibana Cila Schulman.

A Praça

Situada numa ladeira do bairro do Rio Vermelho, perto de onde saem as oferendas a Iemanjá nos festejos anuais de 2 de fevereiro, a Praça fica ao lado da casa onde funcionava a agência de publicidade D&E, último local de trabalho de Geraldo em Salvador.
A Praça Geraldo Walter foi assim denominada por lei de autoria do vereador Pedro Godinho e por idéia do publicitário baiano Cláudio Barreto, que também fez parte da equipe da campanha do governador Jaime Lerner em 94.
Para executar o projeto da Praça (criado pelas arquitetas Nancia Uchoa e Marilia Cavalcanti) e realizar a festa de inauguração, foi feito um mutirão de amigos que se cotizaram sob a liderança do jornalista Raul Bastos, da DM9, do Felipe e de sua mãe, a jornalista Cila Schulman e da irmã mais velha do Geraldo, a advogada Maria Augusta de Souza.

A inauguração

Na próxima sexta-feira, 27 de março, Geraldo completaria 53 anos. A festa vai ser no sábado, dia 28, para facilitar a ida a Salvador de gente de todo o Brasil, principalmente de São Paulo, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
O ano de 2009 foi escolhido porque o Rio Vermelho está comemorando também os 500 anos da chegada naquele local do naufrago português Diogo Álvares Correia, o Caramuru, o primeiro europeu a viver no Brasil, iniciando o longo processo de miscigenação que caracterizou a colonização portuguesa na América.
O evento, marcado para às 10h30, contará com show dos músicos Roberto Mendes e Marcia Régia; com discursos do ex-governador Waldir Pires e do publicitário Nizan Guanaes; e será encerrado com as palavras do Felipe (às vésperas de completar 12 anos de idade).
Os convidados também receberão de Felipe um DVD e um livreto que conta a vida profissional de Geraldo através do depoimento de colegas e clientes, inclusive do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Compartilhe

Uma ideia sobre “A praça do Geraldão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.