19:58Secretaria da Criança e da Juventude anuncia construção de 30 “Centros da Juventude”

Boa notícia, vai como veio:

O Paraná vai ganhar 30 Centros da Juventude nos próximos dois anos. A construção destes equipamentos em 30 cidades do Estado foi aprovada hoje (20) pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), durante reunião deliberativa. O projeto foi apresentado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) e será financiado com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O valor total do investimento é de R$ 60 milhões.

As cidades que inicialmente serão contempladas com os Centros da Juventude são: Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Maringá, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Campo Mourão, Pitanga, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambé, Palmas, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho e Guaratuba. 

A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, disse que diversos critérios foram adotados para a seleção das cidades que vão receber os Centros da Juventude. Foi levado em consideração, por exemplo, o número de homicídios na população entre 15 e 19 anos; apreensões de adolescentes devido ao envolvimento com drogas; violações de direitos fundamentais previstos Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a procedência de internação nos Centros de Socioeducação – municípios com demanda superior a quatro adolescentes. 

A demanda de população jovem de cada um dos municípios a ser atendido também foi levada em consideração na seleção das cidades. “Os Centros da Juventude são espaços abertos ao público em geral, mas que priorizam os jovens com vulnerabilidades e em exposição ao risco da violência”, explicou Thelma.

A lista de cidades pode ser alterada caso as prefeituras não preencham os requisitos exigidos pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Entre as exigências estão a disponibilização de terreno para instalação do Centro da Juventude, que deve ter área mínima de 50×100 metros, e a responsabilidade pela manutenção do espaço público e  execução da proposta político-pedagógica do programa. 

Os Centros da Juventude vão atender adolescentes, principalmente na faixa de 12 a 17 anos. O objetivo é que sejam espaços de referência para a juventude, acessíveis, abertos e democráticos, que possibilitem aos adolescentes produzir e acessar bens culturais e artísticos, participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes, além de desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política. “Deve ser um ambiente onde se oferte serviços, mas que também seja um espaço de permissão para a juventude viver, conviver e aprender”, enfatizou a secretária.

Para a presidente do Cedca, Ires Scuzziato, a criação dos Centros da Juventude é um reflexo das diretrizes da Conferência da Juventude, no ano passado. “A construção destes espaços mostra que estamos amadurecendo na política da juventude. Estamos reestabelecendo a garantia dos direitos do jovem”, destacou.

O projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Cada unidade deve custar cerca de R$ 2 milhões – entre gastos com a construção e aparelhamento – e contará com um bloco para atividades educativas – que vai abrigar laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso; um bloco para atividades esportivas, contando com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo, além de piscina para a prática de esportes aquáticos e de lazer. Serão espaços públicos, construídos pelo governo do Paraná, mas mantidos pelas prefeituras municipais.

Compartilhe

2 ideias sobre “Secretaria da Criança e da Juventude anuncia construção de 30 “Centros da Juventude”

  1. SYLVIO SEBASTIANI

    Não sou técnico no assunto, mas pergunto se as condições financeira das Prefeituras estarão à disposição dessa empreitada, principalmente de manutenção dos Centros, com piscinas,teatro,pista de skate, laboratório, biblioteca, salas de informática e outras coisas mais? Me recorda as creches, que a construção é relativamente de pouco custo, mas a manutenção é caríssima. E os Prefeitos iniciaram agora neste ano, e eles que tem que manter, não podem passar para frente o problema, até fim de 2.012.

  2. Helena

    A ideia parece viavel para corresponder com que um jovem precisa e quer, mas qual sera o custo previsto, per-capta dos usuarios comtemplados pela ação e a previsão para quantos atendimentos. Realmente sem um percentual definido na Politica de Assistencia social, fica complicado firmar essa negociação com os municipios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.