15:52PT divulga nota pública em defesa da araucária

O Partido dos Trabalhadores (PT-PR) informa:

Nota Pública

O Partido dos Trabalhadores manifesta seu apoio irrestrito às ações desenvolvidas pelo IBAMA/PR, em conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que culminaram com processo de investigação sobre o desmatamento de floresta nativa na região Centro Sul do Estado, em especial remanescentes de araucária. Símbolo do estado paranaense, a araucária está em extinção. Não existe no mundo outro ecossistema semelhante. Cabe a nós paranaenses preservarmos essa riqueza da humanidade. As operações do IBAMA, numa área de 1 milhão de hectares, equivalente a 5% do território paranaense, resultaram em apreensão de madeira ilegal, e milhões de reais em multas aplicadas, além de processo de investigação, junto a Polícia Federal, da ramificação de outras atividades criminosas.

Necessitamos, entretanto, que medidas cotidianas sejam desenvolvidas, não só pelas autoridades públicas, mas pelo conjunto da sociedade paranaense, em defesa da araucária. É louvável o programa de combate ao desmatamento apresentado pelo IBAMA, em conjunto com outros órgãos, que teve apoio do Governo do Estado, e envolve sete frentes de ações.

O Partido dos Trabalhadores no Paraná orienta o conjunto de sua militância, em especial as administrações municipais sob responsabilidade do PT a apoiarem e intensificarem esforços no sentido de auxiliar o IBAMA e outros órgãos envolvidos nessa operação. Destacamos como essenciais, para envolvimento do Partido, as frentes de Mobilização Política, Ações de Conservação, Ações de Combate a Pobreza e Geração de Renda e o Programa Integrado de Comunicação.

Repudiamos a atitude de grandes proprietários e políticos locais que se valem das necessidades de pequenos agricultores para justificarem o desmatamento, incentivando pessoas pobres e desprovidas de outros meios de sustento a desmatarem ilegalmente e servirem a seus interesses na produção de lenha, carvão e madeira.

Entendemos que a preservação e conservação ambiental devem estar acompanhadas de mecanismos que incluam, principalmente, o pequeno produtor e sua área para a produção sustentável.

Nesse sentido, reafirmamos a importância de aprovação, por parte da Assembleia Legislativa dos projetos de Lei dos deputados petistas Elton Welter e Pedro Ivo. O primeiro, PL 543/08, possibilita que o agricultor preste serviços de proteção ambiental. A propriedade que preservar florestas, nascentes e mananciais de água receberá remuneração. O segundo, PL 027/06, com o mesmo objetivo, propõe a forma de remuneração. Esses projetos, se articulados com a ação junto ao Governo Federal para a criação de um Fundo de Compensação, podem garantir para as gerações futuras a conservação das florestas de araucária do Paraná. Para tanto, o PT orienta a realização de audiências públicas através de sua bancada na Assembleia Legislativa, para apoiar as ações desencadeadas e mobilizar a sociedade no sentido de garantir o avanço de tais projetos.

3 ideias sobre “PT divulga nota pública em defesa da araucária

1. Emerson

Os Projetos de Lei para remunerar os serviços ambientais são excelentes e têm que ser aprovados. Nesse ponto, tiro o chapéu.

Agora, a justificativa que escreveram em alguns pontos é ridícula. Invertem tudo e manipulam. Colocam pretensos “grandes proprietários” como os culpados de todos os infortúnios dos coitadinhos indefesos que praticam – pela nota sob coação – o desmatamento.

Mudem a justificativa! Parem de agir como se as pessoas não tivessem livre arbítrio. A lei vale para todos, ricos ou pobres. Não façam os projetos serem diminuídos por esse motivo.

2. lou

Para voce que gosta de saber aonde e o que as senhoras da politica se vestem.Rosane do PV,este que esta brigando com o galdino,estava hoje na B aazar Fashion,que vende Daslu,fazendo comprinhas de grife para os filhotes e alguns modelitos para encantar a assembleia.
    Estão ganhando bem estes deputados.

3. Pé Vermelho

Enquanto isso, Tianinha Vintão comprava par de tênis meidein Taiuã na Dhasphuta…