7:41Barbosa 39% x 32% Hauly

Do jornal Gazeta do Povo, em reportagem de Euclides Lucas Garcia:

A 16 dias da eleição que irá determinar o novo prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT) lidera as intenções de voto com sete pontos porcentuais de vantagem sobre Luiz Carlos Hauly (PSDB). Na primeira pesquisa Ibope/RPC/ Gazeta do Povo para o terceiro turno, o candidato do PDT aparece com 39% das intenções de voto contra 32% de Hauly. O cenário, porém, se mostra indefinido, já que 20% dos eleitores admitiram que ainda podem mudar o voto.

Considerando-se apenas os votos válidos, Barbosa Neto tem 54% e o tucano, 46%. Porém, o presidente estadual do PP, Ricardo Barros, que é um dos articuladores da campanha de Barbosa, contesta a metodologia de cálculo da pesquisa. Segundo ele, o pedetista abriu, na verdade, 10 pontos de vantagem em relação a Hauly considerando os votos válidos.

Já na pesquisa espontânea, que não apresenta o nome dos candidatos para o eleitor, a disputa se mostra mais apertada: 34% para Barbosa Neto e 29% para Hauly. Nesse cenário, 19% afirmaram que votarão em branco ou vão anular o voto, e outros 16% se disseram indecisos.

O deputado federal Barbosa Neto agradeceu aos eleitores de Londrina pelo resultado da pesquisa, mas garantiu que continuará trabalhando da mesma forma até o dia da eleição. De acordo com ele, independente de aparecer à frente ou atrás de Hauly nas pesquisas, a postura não pode ser alterada. “De fato, os números são estimulantes”, declarou. “Mas, pesquisa é coisa de momento. O resultado verdadeiro só saberemos nas urnas.”

Do lado adversário, o deputado federal Luiz Carlos Hauly afirmou ter recebido os números da pesquisa com a mesma desconfiança dos levantamentos anteriores. Segundo ele, as pesquisas de intenção de voto colhidas no primeiro e no segundo turno do ano passado mostraram “erros monumentais e imperdoáveis”. “No segundo turno, fiz 48,27% dos votos válidos. Agora, é impossível que eu faça uma votação menor do que essa”, disse.

Hauly destacou também que na disputa com Antonio Belinati (PP) venceu em praticamente todas as regiões da cidade. “Perdi apenas nos distritos e localidades rurais”, afirmou. “Isso me dá ainda mais confiança na vitória.”

Mais números

A pesquisa do Ibope mostra que Barbosa Neto tem maior aceitação entre as classes mais populares. Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, 49% disseram que votarão no candidato do PDT. Por outro lado, 49% dos eleitores com renda acima de cinco salários mínimos declararam preferência por Hauly.

A mesma diferença pode ser verificada em relação ao nível de escolaridade. Dos eleitores de Barbosa Neto, 47% têm apenas o ensino fundamental, enquanto 52% dos que pretendem votar em Hauly já concluíram a faculdade.

Segundo o levantamento, independentemente de quem os eleitores vão votar, 53% dos londrinenses a apostam na vitória do pedetista, contra 26% que acreditam que Hauly sairá vencedor da disputa.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.