16:09Governo do Estado projeta construção de Centros da Juventude

Da Agência Estadual de Notícias:

Os secretários Thelma Alves de Oliveira, da Criança e da Juventude, e Forte Neto, do Desenvolvimento Urbano apresentaram nesta terça-feira (10) na Escola de Governo o conceito dos Centros da Juventude, projeto que está sendo elaborado pela secretaria de Estado da Criança e da Juventude e deve ser colocado em prática nos próximos dois anos. Os Centros da Juventude vão atender a adolescentes, principalmente na faixa de 14 a 18 anos, e serão uma alternativa de lazer e formação fora da escola. Cada unidade está orçada em aproximadamente R$ 1,4 milhão e terá laboratório, biblioteca, cozinha, vestiário, sala de informática, praça com pista de skate e ginásio poliesportivo.

De acordo com o secretário Forte Netto, que fez a apresentação do projeto arquitetônico, serão investidos aproximadamente R$ 51,5 milhões em recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) apenas para a construção das obras, num trabalho integrado com a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude.

Os Centros serão espaços públicos, construídos pelo Governo do Paraná e mantidos pelas prefeituras municipais. A proposta é oferecer aos jovens espaços para a prática de esportes, atividades artísticas e culturais. O projeto é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação pessoal, profissional e política. “É importante que seja um espaço acessível e democrático, do qual o jovem se aproxime gradualmente e sinta-se acolhido e respeitado”, comentou Thelma. Instalados em terrenos de 5 mil m2, os Centros da Juventude terão 1.688,99 m2 de área construída cada um.

Os critérios para definição das cidades que terão Centros da Juventude são os indicadores de violência e criminalidade entre a população jovem. Como o projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano ainda pode passar por alguns ajustes, existe a possibilidade de que além do ginásio poliesportivo, sejam construídas piscinas para a prática de esportes aquáticos e de lazer.

Como o projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) ainda pode passar por alguns ajustes, existe a possibilidade de que além do ginásio poliesportivo, sejam construídas piscinas para a prática de esportes aquáticos e de lazer.

Além de construir os centros, o Governo do Estado também vai equipá-los. “Os centros serão abertos para a comunidade e funcionarão em complementaridade com as atividades curriculares desenvolvidas pelas escolas municipais e estaduais”, explicou Forte Netto. As prefeituras serão responsáveis pela contratação das equipes técnicas e pela manutenção das unidades.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Governo do Estado projeta construção de Centros da Juventude

  1. Atitude

    Conheço, de perto, o Programa Atitude da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude comandado pela Thelma Alves. Trata-se de um programa que tem como foco jovens em situação de risco ou não e que pretende com ações multidisciplinares dar um pouco mais de cidadania à esses jovens. Em São José dos Pinhais, particularmente, as ações do programa estão trazendo ótimos resultados indicando-nos o acerto das medidas. Enfim, existe ainda algo que funciona nesse mar de incompetência que nos rodea. Parabéns à Thelma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.