8:02O arcebispo e a auto-excomunhão

Depois que Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, excomungou os médicos e a mãe da menina de 9 anos que se submeteu a um aborto de gêmeos por ser estuprada por Jailton José Silva, padrasto que não recebeu a mesma pena (na prisão será brindado com a sentença do código para estes casos), aumenta com rapidez impressionante o número de pessoas que estão se auto-excomungando pelo procedimento tresloucado do representante da Igreja Católica. E os evangélicos esfregam as mãos de satisfação esperando para receber multidões de novos fiéis.

Compartilhe

13 ideias sobre “O arcebispo e a auto-excomunhão

  1. Pé Vermelho

    Tai mais uma deixa para um novo cisma. Estou ‘cismado’ com a minha Eclesia. Deixo de me reportar à Roma. Quem tem boca, critica Roma. Continuarei cristão – procurando seguir os ensinamentos do bom Jesus, buscando abrigo no manto da sua mãe e, deísta, isto é, crendo num regente das forças que tangem o Universo. Mas, que esse bispo e essa ceenebebê estão dando tiros nos próprios pés, se estão, estão sim, como diria Piu-Piu.

  2. Frik

    nove anos e grávida de gêmeos… o mundo ouve horrorizado o que se passa neste Paraíso Tropical Perdido – microfones cercam o Arcebispo, e este declara, em outras palavras, que o estuprador continua sendo digno de receber sacramentos como batismo, comunhão, crisma, casamento, extrema-unção … É o fim – me declaro auto-excomungado, seguirei a religião dos filósofos- o agnosticismo e a ética pura – a Bíblia… bem, é um livro como qualquer outro

  3. Luiz

    E o povo se afasta da instituição Igreja. O que queremos é uma Igreja fraterna, mesicordiosa, e atualizada.

  4. André Rodrigues

    Olho vesgo de um besta

    O caso da criança vitima de estupro pelo padrasto já é um absurdo por si no próprio crime e transgressão ao corpo de uma criança. Pior ainda, quando a nuvem da ignorância, do obscurantismo medieval assola a mente de um arcebispo.

    Daí graças às mentes iluminadas, que mesmo assombradas e perseguidas pela igreja, conseguiram levar adiante as ideias que deram origem ao que hoje chamamos hospitais, medicina, tecnologia, sobrevivência, ou seja, ciência. Embora já exista tecnologia suficiente para olhar os confins do espaço e nossa origem, há ainda senhores de fala mansa que convencem os mais simples a engordar a indústria do dizimo, outros de batinas que tentam reviver os tribunais do passado. Um descaso ao bom senso.

    A excomunhão feita aos médicos e aos familiares da menina estuprada, que corria risco de morte, feita por Dom José Cardoso Sobrinho é o absurdo da religiosidade vesga propiciada pelas diversas igrejas espalhadas em cada esquina. A não citação do padrasto que foi poupado da tal excomunhão beira o ridículo, pois segundo Dom José Cardoso Sobrinho afirma, o estupro e a violação de um corpo infantil não é tão mal visto aos olhos de Deus quanto o aborto. O padre, a religião ou o Deus se tornam motivo de chacota e risos.

    Graças ao bom senso de pessoas lúcidas que trabalharam focadas na razão, a vida de uma criança foi salva. Tanto no caso dessa criança quanto outros, como às que conseguiram beneficio com progresso nas pesquisas com célula-tronco, a busca pela cura de doenças, as vacinas, tudo faz parte do propósito de humano. Pois, desde o principio o nosso maior dom é este: o de evoluir. Sempre!

    Portanto, é preciso ter cuidado com declarações como a deste homem que inflama o proselitismo e crenças absurdas. Que suas palavras apenas sirvam de piada para que lembremos o quanto eles são tolos, ignorantes e dignos de descrédito total. Por mim, por você e pelo próprio Deus.

  5. Luiz Henrique

    Será que se a menina fosse sobrinha do Bispo ele teria a mesma atitude? Hoje o medíocre “Homem de Deus”, salvador de almas criticou as declarações do presidente Lula sobre o caso, mandando-o consultar seus assessores sobre assuntos religiosos antes de emitir opiniões. Acredito que boa parcela dos brasileiros católicos dariam o mesmo conselho ao Bispo e aos demais religiosos: ANTES DE OPINAR, PARTICIPAR OU TENTAR FAZER POLÍTICA, PEÇAM CONSELHOS PARA QUEM DOMINA O ASSUNTO. Lugar de religioso é nos templos, é fazendo caridade.
    Irritei-me com o caso sobremaneira. Acredito que meu Deus seja o mesmo do Bispo e ele não deve estar satisfeito com esta medida imbecil.
    Quando a Igreja católica perde fiéis nesta competição sobre quem é a número um em seguidores, temos através deste fato a resposta clara.
    É pelo retrocesso. Padre não pode casar e como vai aconselhar os casados a manter um matrimônio feliz. Padre não pode ter bens (ao menos uma parte deles) e como vai dizer ao cidadão que ele não deve se preocupar em ganhar dinheiro deixando coisas mais importantes (família por exemplo, que é o que praticamente todos nós fazemos) em segundo plano. Enfim, estou indignado com isso. Ele que excomungue a todos os marginais que tiram a vida das pessoas ou que a igreja assuma que quem interrompe com a vida de outra não é mais filha de Deus e não pode mais viver sua fé em Cristo.
    Faça o favor de apagar a luz o último que sair da missa.

  6. JC

    EXCOMUNGAREI DO REINO DO CÉU os bispos e os padre pedófilos do mundo inteiro ;os papas que foram omissos e cruéis para a humanidade; os que modificaram a minha palavra (Bíblia original),;
    ENFIM, EXCOMUNGAREI a própria igreja !

  7. Edmond Dantes

    Em tempo: se Cristo fosse vivo hoje, teria dado um surra de chibata neste Bispo imbecil e em todos da Igreja Católica que blasfemam contra as pessoas que praticaram o bem àquela criança grávida de gêmeos.

  8. alice

    É incrível como é a religião. E como devem ser seus seguidores. Desde 300 e poucos DC a igreja católica faz e desfaz, mata, pune quem vai contra, invade culturas e esteriliza-as. Mas mesmo assim as igrejas estão lotadas. De fiéis? Bem, sendo que segundo a leis da igreja, não se pode fazer sexo antes do casamento, nem ser adultero, nem roubar…acredito que essa fidelidade é bem mais hipócrita do que imaginamos. Mas, essa a nossa amada cultura ocidental, sua base é a hipocrisia. E quem não aprendeu isso ainda ou é burro, ou muito mais hipócrita que a própria igreja. Imagino o que Deus deve passar por perceber o quanto usam seu nome em vão.

  9. Vania Mara Welte

    Fui criada dentro dos preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana. Quando criança, estudei em colégios de freiras, em Curitiba. Vou preservar os nomes desses “estabelecimentos de ensino”.

    Nosso pai, um homem bom, inteligente, profissional competente e generoso, ora estava bem financeiramente e ora muito mal. Mesmo assim queria para todos os seus quatro filhos uma educação primorosa.

    Nos colégios católicos, na primeira sexta-feira de cada mês, havia uma Missa especial e éramos obrigadas a comparecer de uniforme de gala. Nos períodos de dificuldades, um luxo para mim.

    Então, em um pátio imenso, diante de todas as alunas, professores e funcionários daquela Instituição Católica Educacional, as “irmãs religiosas” colocavam a mim (aos seis anos de idade) e outras meninas – cujos pais também passavam por declínios financeiros – na fila das “relaxadas”. Não é necessário dizer o que se passava em nossos pequenos corações. Todos os dias, eu me recusava a ir às aulas. Era um guerra diária. Até o dia em que meu pai me ouviu e me retirou daquele colégio.

    Mais tarde, fui matriculada em outra escola católica. Uma das irmãs costumava dizer às alunas que, se o irmão ficava doente, se houvesse alguma discórdia na família, ou alguma dificuldade, era para a gente refletir se tinha sido uma boa filha, uma boa neta, enfim, se não havia cometido nenhum “pecado”, porque, com certeza, isso era reflexo de nossas más ações.

    Eu, uma pequena idiota, chorava a noite e dormia com o travesseiro encharcado de lágrimas, pedindo a Deus que me maltratasse, mas jamais aos meus pais, aos meus irmãos, à minha família e prometia que tentaria ser melhor no dia seguinte.

    Mas rebelde, ousada e de temperamento difícil fui assim a “responsável” por muitas dores na família pelos meus “pecados”. Sofria, mas não me emendava.

    Já adulta, com filho adolescente, morando e trabalhando no Rio de Janeiro, ouvi então o Papa, direto do Vaticano, fazer uma nova relação do que a Igreja passava a considerar pecado. Nenhum dos que eu pratiquei na infância eram mais pecados. E eu me perguntei quem iria devolver a paz perdida e tantas noites solitárias de sofrimentos e lágrimas da minha infância e adolescência?

    A partir daquele episódio, com todo o respeito à Igreja, passei a manter uma relação direta com Deus. Sem intermediários e sem tantos sofrimentos.

    Descobri o Deus do Amor, do Perdão, da Paz e dos Milagres diários. Tenho uma penca deles para contar. Um mais lindo do que o outro.

    E neste episódio, lembro as palavras do próprio Filho de Deus: “Vinde a mim as criancinhas”.

    E, ainda, o que ensinava o grande educador Émile Durkheim: “A criança é como a cera virgem, se marca ao menor toque”.

    Penso que, todos nós, ainda guardamos dentro de nós a criança que um dia já fomos. Mesmo os que excomungam… Qual será a história deles?

  10. Pé Vermelho

    E Êle disse: “AI DAQUELE QUE FIZER ALGUM MAL A UM DESSES PEQUENINOS. MELHOR QUE SE ATASSEM-LHE UMA PEDRA AO PESCOÇO E O ATIRASSEM NAS PROFUNDEZAS DO ABISMO ONDE ARDERÁ ETERNAMENTE ENCHE CHORO E RANGER DE DENTES”. Daí que o Bispo desobedeceu o fundador da Igreja. “Tu é Petrus e super hanc petra edificado ecclesiam meam”

  11. Vanessa

    Se existe Satanás, ele está muito bem materializado no Vaticano! Esse Papa deve ser a besta do Apocalipse a orquestrar os anjos caídos disfarçados de padres, bispos, freiras e o diabo a quatro! Dizer que as máquinas de lavar fizeram mais pela mulher que a pílula é muito cinismo… Tá certo que lavar roupa é horrível, mas dar cria que nem coelho é pior.

    Mas finalmente, se Deus quiser, a queda definitiva desse império maldito está chegando,para eliminar essa influência nefasta do curso da história da humanidade.

    E até que enfim Lula merece aplausos, por peitar a Igreja Católica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.