15:56E o Mané inventou o “Olé”

garrincha

Mané Garrincha

Do blog “Bola de Meia“, de Bernardo Pombo, no site de “O Globo”:

Em dias turbulentos com o futebol carioca deslocado para os tribunais, tomo a liberdade de lembrar um momento realmente futebolístico. O protagonista é ninguém menos que Garrincha. Precisa mais? Há exatos 51 anos, o craque arrancava gritos de ‘olé’ de torcedores mexicanos que assistiam a uma partida entre Botafogo x River Plate na Cidade do México. O genial Ruy Castro, autor da biografia de Garrincha – Estrela Solitária, um brasileiro chamado Garrincha -, conta a história com habilidade semelhante.

“O jogo foi Botafogo x River Plate, a 20 de fevereiro de 1958. O River era a própria seleção argentina, com dez de seus titulares, entre os quais o goleiro Carrizo, o volante Nestor Rossi, o atacante Labruna e o lateral-esquerdo Vairo. Seu cachê era de 10 mil dólares por partida – o do Botafogo, 2 mil. Mas essa disparidade dos valores não se refletiu em campo: com Garrincha, Didi e Nílton Santos, o futebol do Botafogo já era igual ou maior que o do River. Tanto que a partida, duríssima, terminou em 1 x 1. Mas o que os outros vinte homens fizeram em campo foi irrelevante – para a torcida mexicana, o jogo consistiu no inacreditável e indescritível baile de Garrincha em Vairo.
Já desde os primeiros dribles, o estádio Universitário começou a gritar ‘Olé!’, como nas touradas, quando Vairo partia para o desarme e Garrincha, com um jogo de pernas ou quadris, deixava-o sentado. Foram dezenas e dezenas de dribles. O ‘Olé!’, gritado por milhares de bocas em uníssono, transformava-se numa gargalhada quando Garrincha ‘esquecia’ a bola e continuava correndo, com Vairo no seu encalço sem perceber que a bola ficara para trás. Ou quando suas freadas bruscas faziam Vairo esquecer-se de que o campo acabara e esborrachar-se na pista de carvão.

O treinador argentino Minella achou melhor tirar seu jogador. Mais um pouco e Garrincha faria Vairo ajoelhar-se para atravessar sua aorta com uma muleta imaginária. Se isso acontecesse, não seria injusto que, também como nas touradas, cortassem a orelha de Vairo e a oferecessem a Garrincha como troféu. Vairo ficou feliz por ser substituído. Com os seus fundilhos sujos de carvão, caminhou rindo em direção ao banco de reservas e comentou com Minella, ao alcance dos ouvidos de Saldanha:

– Não há nada a fazer. É impossível.
Rapidamente, os ecos do olé mexicano chegariam ao Rio e se espalhariam também pelo Maracanã. Todas as torcidas passariam a gritar ‘Olé!’.

Compartilhe

Uma ideia sobre “E o Mané inventou o “Olé”

  1. Jorge Eduardo

    Pero há controvérsias. O olé teria sido criado espontaneamente pela torcida brasileira na partida em que o Brasil massacrou a Espanha, na Copa de 50, e mascarou o que viria pela frente: favoritismo desenfreado e falta de cuidados com o Uruguai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.