8:02Dois para banho

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou ontem que dos 43 pontos monitorados no litoral, apenas dois estão próprios para banho: Prainha e Caieiras, no município de Guaratuba. No restante, neste carnaval, a ninguenzada já sabe: chuveiro, balde, tanque, bacia, canequinha, mangueira, piscina de criança ou rezar para São Pedro mandar chuva.

Compartilhe

4 ideias sobre “Dois para banho

  1. Malazartes

    Tá bem, seu Zé. Se só tem dois pontos, é porque os outros 41 estão condenados, né?
    E condenados por quê? E por quem? Quais as causas? É fácil o IAP dizer que tá interditado, mas o que faz para melhorar isso? Quem é penalizado por ter sujado os pontos?
    Gostaria de saber se pessoas, instituições, indústrias ou municípios são autuados.
    E para o ano que vem, vai ficar na mesma? Ou melhor, nesse ano, em dezembro o IAP vai aparecer para dizer que tá tudo impróprio de novo?
    Se é para ficar monitorando neste resto de ano, vai controlar o quê? Só o nível da meleca?

  2. Zé Maria Correia

    Se há algo que me preocupa e muito neste vasto mundo é a poluição de nossas diminutas praias. O assunto demanda páginas e páginas para ser melhor discutido , entretanto as boas notícias são : 1) a poluição não é industrial , portanto mais fácil de ser combatida.2) a extensão das áreas de poluição é pequena , mais ou menos uns 40 kilometros .3) OS MAIORES INVESTIMENTOS JÁ FORAM FEITOS COM AS ELEVATORIAS E ESTAÇÕES DE TRATAMENTO.4) a rede de coleta já atinge um terço da necessidade.5) o antigo pinicão de Matinhos já foi desativado( a velha estação superada).
    A péssima notícia é que tudo isso embora tenha diminuído o volume de coliformes (cocô como gosta de dizer o Dr. Raska ) continuamos sem balneabilidade. A boa notícia que estamos aguardando é que a Sanepar decida de uma vez por todas estender as redes de coleta de esgotos para o restante dos municípios do litoral com data para iniciar e concluir as obras .CONCLUSÃO – quando e se houver a extensão para pelo menos 90% dos domicílios e a fiscalização dos esgotos clandestinos for efetivada com lacres e multas pesadas para os infratores teremos a melhor balneabilidade do Brasil para praias desse porte. Com a palavra a Sanepar para as obras e as Prefeituras para limpeza de canais , córregos , valas e galerias de águas pluviais. O custo disso tudo , talvez uns trinta milhões de reais , quase nada. O custo para despoluir a região da baía de Guanabara . mais de um bilhão de dólares . Torçamos e cobremos . Bom carnaval para todos .

  3. John

    Aceitamos sugestões do Malazartes para solucionar de vez o problema da balneabilidade no litoral.

    O IAP é responsável por fazer a análise da água… Ou seja, meu nobre: não existe nada que o IAP possa fazer para melhorar esse quadro. A responsabilidade é de um conjunto de fatores que implicam nisso tudo. O próprio turista é responsável, a Sanepar tem uma parcela, além das prefeituras. O pessoal do IAP alerta o povo que lá está sobre a balneabilidade e ainda tem gente que acha ruim… Quer saber? Que tomem banho na merda mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.