10:59Na porta do inferno

Do observador do Centro Cínico:

Lasciate ogne speranza, voi ch’intrate”
(Dante Alighieri – Divina Comedia – Inferno”

Leio, contristado, que o reitor Moreira começa a claudicar no exercício da função de chefe de gabinete do governador. Aí me ocorre de perguntar o que leva um profissional bem sucedido a aceitar um cargo que o coloca sob as ordens e o (mau) humor de um personagem a quem, num rasgo de generosidade, poderíamos chamar de “complicado” ? Não há espaço para o diálogo; a coisa funciona na base do monólogo e do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Tem personalidade? Deixe este atributo em casa antes de adentrar no Palácio. Opinião própria? Pendure-a num cabide na garagem, no subsolo. Tem um armário grande em casa? Se não tiver, arranje, pois para lá levará muitos desaforos, todos os dias. É sabido que só há um jeito de se dar bem ali: admitir que o chefe sempre tem razão. Ele quer saber as horas? Tem que ser de bate-pronto: “A hora que o senhor quiser, excelência”. Querendo filar um cigarro, pergunta se você fuma? Responda logo:  “Mas se o senhor quiser, eu largo”. O poderoso ainda não fez a inclusão digital e escreve a lápis, no sistema antigo? Fique bem ao lado dele, prestimoso, e vá passando o mata-borrão. Pobre Moreira! Devia conhecer o que está escrito na porta do inferno, segundo Dante: “Deixai toda esperança, ó vós que entrais.”

Compartilhe

4 ideias sobre “Na porta do inferno

  1. Tarquinio

    texto digno de um leitor da Divina Comédia, de alguém que cruzou todos os círculos do inferno de Dante.

  2. Carlos Alberto

    Isso! Põe pra fora que ajuda… Aliás, não foi Voltaire quem disse:
    “os desgostos secretos são mais crueis que as misérias públicas”.

  3. Teo

    O Inferno do Centro Cínico não deve ser muito diferente do Inferno de Dante. Em que círculo deve estar amocambado o poderoso? O Inferno tem 9 Círculos: o 1º é o Limbo; no 2º ficam os luxuriosos; no 3º os glutões; no 4º os avarentos e gastadores; no 5º os rancorosos; no 6º os hereges; no 7º os violentos, blasfemos, sodomitas e agiotas; no 8º os sedutores, bajuladores, simoníacos, corruptos, hipócritas, ladrões, falsários e intrigan-tes; e no 9º, o mais profundo, os traidores. FAÇAM SUAS APOSTAS!

  4. Matusalém

    O Jânio Quadros dizia que no 7º círculo o diabo serve maionese, tal era o horror que tinha ao prato servido nas viagens durante as campanhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.