11:10Cachorrinho bom de copo

Por JamurJr.

Para amigos e companheiros de copo era conhecido como Cachorrinho, mas em família todos chamavam de Alceu ou Arceu. Figura  popular e muito querido na cidade, Cachorrinho bebia – e bebia muito. Muito e de todas as marcas e teores etílicos. Era um porre atrás de outro. Cachaça, conhaque, batida, “rabo de galo”,  vermute e tudo mais que aparecia num copo era ingerido com velocidade e prazer. Como figura conhecida  da cidade, gozava do privilégio de ser transportado para casa a cada porre que tomava. Beber muito, cair de bêbado e ser levado quase arrastado até a porta da residência virou rotina na vida de Cachorrinho. Certa ocasião tomou um de seus porres e entrou na igreja. Dormiu ali mesmo e amanheceu todo mijado ao lado de uma imagem de São Benedito. Quando comentavam, o fato se apressava em dizer que tinha feito de propósito. “São Benedito é gente nossa”, dizia dando uma boa risada, exibindo dois dentes e exalando um bafo de caranguejo morto semana passada…

Num domingo de sol quente, com temperatura beirando os 40 graus, foi assistir a um jogo do 29 de Maio. A partida estava marcada para as quatro horas da tarde, mas Cachorrinho chegou perto de meio- dia. Começou tomando cerveja, passou pela cachaça e acabou dormindo atrás do gol. Acordou no dia seguinte sem saber se o time ganhou ou perdeu. Ao contrário da maioria dos bêbados de boteco que insistem em afirmar que quase não bebem, Cachorrinho falava de suas bebedeiras como quem conta uma vantagem, uma conquista. Na sua cabeça encharcada permanentemente de cachaça, prevalecia a idéia de que era  um atleta do copo. Um atleta olímpico. Na roda de bebedeira gostava de mostrar sua performance ao tomar um copo de cachaça num só gole. Virava de uma vez e sem fazer cara feia. Tomava cachaça como quem toma água. E lambia os beiços de prazer. Certo dia, numa roda de bebedeira entre amigos de copo, conhecidos e estranhos, Cachorrinho estava num de seus grandes porres, quando um novato na roda quis saber dos seus gostos com relação a bebidas.

– Escuta aqui, Cachorrinho: o que você bebe com mais prazer?

– Tudo: cerveja, conhaque, cachaça e, se faltar grana ,vai álcool mesmo. Olha, só não tomo acetona prá não estragar o esmalte dos dentes.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.