16:18Demonstração do absurdo

A reportagem da rádio CBN percorreu hoje algumas quadras num ônibus da Marcopolo igual ao que estava Cleonice Gouveia, a auxiliar de serviços gerais que morreu porque a porta se abriu, ela caiu e foi atropelada em seguida. A empresa e a Urbs, empresa da prefeitura que administra o sistema de transporte, queriam demonstrar que há segurança no veículo, pois a porta foi forçada várias vezes e não abriu. Contando ninguém acredita. Vamos devagar aí, gente! Cleonice vai ser enterrada daqui a pouco. Ela morreu porque porta abriu – e fim de papo. Alguém terá de ser responsabilizado por isso e indenizar a família. Uma vida acabou de forma trágica porque houve uma falha gritante. Ou do equipamento, ou dos do motorista ou mesmo da Urbs que administra o transporte coletivo por não impedir, com fiscalização ou obrigando as empresas a colocar mais ônibus nas linhas, que os veículos trafeguem entupidos de gente. Essa demonstração feita hoje é um despropósito e um desrespeito à vítima e à família dela.

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22 ideias sobre “Demonstração do absurdo

  1. Delcio

    Concordo plenamente, com suas palavras Zé, alguem deve ser responsabilizado, embora estejamos no Brasil, e ninguem se surpreende se nada for feito.
    Outro comentario que tenho a fazer é que, há falta de onibus, falta de fiscalizãção, etc, isto sempre houve mas faz 8 anos que trafego de busao pela cidade de curitiba, por varias linhas, inclusive esta de araucaria, e o tenho a dizer é que a muita falta de paciencia, e respeito dos usuarios, que se socam no primeiro onibus que aparece, nao tem paciencia para esperar outro, a impressao que da é que é o ultimo onibus que vai passar no ponto, é muita gente pra poco onibus ? Sim, mas a 8 anos, eu saio meia hora antes de casa, outra meia hora antes do compromisso marcado, espero 2 ou 3 onibus, e vou tranquilo, sem aperto, sem stress.
    Esperamos que a morte de Cleonice nao seja em vão, por que é sempre assim, o povo fala fala fala, mas só é feito algo de concreto quando acontece tragedias como esta.

  2. zequinha

    A responsabilidade civil é objetiva da Empresa de Onibus, não interessa se o ônibus tinha uma, duas pessoas ou estava entupido de gente, se tem trava de segurança ou não nas portas, salvo se existiu culpa exclusiva da vítima.

  3. Josué Guerreiro

    Viva os R$ 2,20!!! E a Prefeitura e a URBS às favas com Art. 3.º, III, da Magna Carta! É sempre assim. Precisa morrer alguém para a tomada de medidas pertinentes… ‘Vamo-que-vamo’ no “melhor” sistema de transporte coletivo do mundo! Como se ninguém soubesse que a URBS ganha por catraca rodada e as empresas concecionadas por km rodado. Será que mais ônibus nas linhas não seriam mais km rodados para as empresas? Desculpe a sinceridade Zé!

    É como naquela canção do CB Marcelo D2:

    “Deixa,deixa,deixa
    Eu dizer o que penso dessa vida
    Preciso demais desabafar

    Ok, então vamo lá, diz
    Tu quer a paz, eu quero também,
    Mas o estado não tem direito de matar ninguém
    Aqui não tem (…)”

  4. jango

    Zé Beto – correto, oportuno e pertinente. O primeiro ato da administração pública é se eximir ou tentar dizer que foi uma fatalidade. Ouvi a reportagem. A demonstração foi feita num ônibus “similar”, já que o envolvido no acidente está retido para perícia. Disseram então, ou quiseram demonstrar, que a segurança é completa. Só que o fato ocorreu no outro ônibus. Esta a realidade nua e crua. Ocorre que a situação do Paraná, hoje, é a da irresponsabilidade dos gestores públicos, dada a inapetencia das ditas autoridades de controle público em por cobro nos descalabros ou incúrias dos centros de poder. Daí o primeiro ato do que estão no segundo e demais escalões é dizerem logo que os fatos não deviam acontecer. Mesmo já acontecidos. O transporte coletivo como o tráfego em Curitiba estão doentes, precisam tratamento, seja ou não época de eleição e pretensões políticas. É preciso apurar com serenidade, mas não podemos vilipendiar o sentimento da familia afetada pela tragédia. Est modus in rebus.

  5. amante de curitiba

    ZE , que blog mais poluido hein ? varias colunas nada a ver com nada. ou invez de encher sardinha e cobrar as reportagens contra as pessoa, porque vc nao enche seu blog com coisas uteis, tipo falar o bem das coisas e nao ficar betendo nos outros. Acorda hein , “o dia ja vem raiando e a policia ja esta de pe ” pensa nisso

  6. Robson

    Se esses gênios da marquetagem fossem da ANAC e tivessem que simular o acidente com o avião da TAM em Congonhas, como iam fazer para escapar da trolha?

  7. Anibal

    Não sei se é o caso de matar alguém da URBS porque a pobre moça faleceu, mas essa “reconstituição” 24 horas após o acidente é, com o perdão da semelhança da palavra, um “acinte”. É aquele negócio do cara que dar um drible a mais e entrega a bola para o zagueiro adversário. Perderam uma excelente chance de ficar quietinhos, cada qual no seu canto, esperando a poeira baixar. Se era para criar um fato e aparecer, melhor fariam se programassem uma visita à família e providenciassem ajuda na forma de creche para as crianças, pensão, essas coisas.

  8. Pato

    Escrevo pela ultima vez nesse espaço. fui censurada por um comentário que não ofendia a ninguém, apenas dizia o que eu achava.
    Só mais uma coisa a dizer: quando fatalidades acontecem, se temos saúde, podemos mais facilmente sobreviver. Já quando estamos doente…
    Tivesse a porta se aberto sem ninguem obrigado a estar ali, apenas abriria a porta.
    E ao seu Delcio: falta de paciencia? voce nunca foi usuário de transporte coletivo. às vezes espera-se tres ou quatro e, de novo vêm lotados.
    Me animei em falar o que pensa o cidadão usuário. que pena.

  9. Zóio da Sete

    Fica Beto!

    Realmente, tennho que concordar com a maioria, muito boa a análise. Agora, vai ver os blogs de baba-ovo por aí, nem uma linha. Daqui a pouco vão dizer que a culpa é das pessoas que andam nos ônibus ao invés de carro. E dá-lhe aumento de passagem.

  10. dumbo

    Boa, Zé! Agora sim! “Segurança completa” no nariz dos empresários de ônibus e da Urbs. Já pegaram 77% dos trouxas na eleição, agora querem enganar quem? Não falo nem em culpa, mas a RESPONSABILIDADE é da Prefeitura, da Urbs e da empresa de ônibus, SIM SENHOR! O resto é conversa de PUXA-SACO.

  11. LALO

    É triste o ocorrido, mas dá pra pensar, o que diz o Zé Ramalho, Êêê vida de gado, povo marcado ê, povo feliz. Será?

  12. Francis Beheregaray

    Alguém ja deve ter apertado as porcas soltas da porta macabra.
    Esses dias estava viajando de Inter 2 e a porta de segurança estava aberta e o pessoal estava com medo.
    Por sorte não aconteceu nada, mas era um aviso.

  13. Vanessa

    É um absurdo o transporte coletivo na cidade. Nesta terça-feira à tarde, estava no ônibus da linha Interbairros I quando o motorista dirigiu de um ponto de ônibus a outro, numa velocidade considerável, com as portas de trás abertas! Sorte que no ônibus não havia ninguém em pé. A única que se levantou fui eu para descer no próximo ponto por aquela porta aberta. Nesse momento vi o perigo que corria em caso de uma freada brusca ou de uma dobrada na esquina.

  14. Manoel Dias

    Não só a Urbs deve ser responsalizada pela tragédia, mas também , o prefeito Beto Richa que, em última análise é o responsável pelo TC em Curitiba.

  15. zebeto

    pato ou pata? não existe censura de comentário. o titular apenas deleta o que acha que deve deletar.

  16. Jorge Cara-Preta

    O pior: a imbecilidade de sugerir que a culpada é a usuária, pois há uma área, pintada em amarelo, onde os passageiros não devem permanecer. Uma demarcação, virtual no espaço tridimensional, onde o cidadão não pode permanecer. Em um ônibus super-lotado. Em um sistema em que, se o usuário não embarcar em um ônibus apinhado, também não embarcará no outro, que estará igual e em uma sequência deles, todos entupidos. Se não entrar e ficar amassado, entre a porta e as outras vítimas, sobre a faixa amarela, não poderá ir para onde precisa. Uma sugestão: por que as autoridades policiais e de trânsito, cumprido a legislação em vigor, não fiscalizam os ônibus e os autua, um a um, pelo excesso de passageiros? Por que as autoridades não realizam a retenção dos ônibus com lotação irregular, cumprindo a legislação de trânsito e, principalmente, sua obrigação constitucional de preservar a vida e a integridade física das pessoas? Vergonha para os curitibanos e a farsa do sistema exemplar de transporte coletivo, onde a ganância e o lucro cartelizado e desmedido predominam. Onde o cidadão, paga muito e pouco recebe, vítima impotente da falta de vergonha na cara!

  17. Lu

    Será preciso colocar o “Sr. Prefeito, e seus puxa-saco, mais os empresários do transporte coletivo, por dois dias apenas, num tubo lotado, para pegar um Ligeirinho entupido para ir pro trabalho e com horário a cumprir, para que entendam que o sistema coletivo de Curitiba está em colapso? Está estampado… não enxerga quem não quer… ou por que não compensa enxergar… mas, a cidade escolheu….”FICA BETO !”…

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