15:20Dez índios na Federal

A Universidade Federal do Paraná informa:

Os dez candidatos aprovados na 8ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná fazem seu registro acadêmico na UFPR nesta quinta-feira (29/1). Eles devem comparecer às 14 horas na sede do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), localizada no subsolo do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba.  “Além do registro, cada candidato irá participar de uma reunião e de um processo de entrevistas, quando será definido o curso em que irá estudar na UFPR”, explica o professor Eduardo Harder, membro da comissão de acompanhamento dos estudantes indígenas na universidade.
Dos dez alunos aprovados, sete são homens e três, mulheres. Hoje, 23 alunos indígenas estudam na Universidade Federal do Paraná. “O percentual de desistência desses alunos é baixíssimo”, observa Harder.

Após as provas, realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro em Londrina, 57 candidatos foram classificados para as dez vagas oferecidas pela UFPR. As sete universidades públicas estaduais, que também organizam o vestibular conjunto, oferecem seis vagas cada. No total, 226 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo.

As vagas nas universidades estaduais são reservadas para integrantes de comunidades indígenas paranaenses. Na UFPR, as vagas são abertas a índios de qualquer região do país.

Os candidatos fizeram prova oral de língua portuguesa e provas objetivas de português, língua estrangeira ou indígena, biologia, física, geografia, história, matemática e química, além de redação.

Representantes das universidades envolvidas se deslocaram até as reservas indígenas para efetivar as inscrições dos candidatos. Entre os documentos exigidos para a inscrição estão cartas de lideranças de comunidades indígenas e da Fundação Nacional do Índio. O manual do candidato foi publicado em português, kaingang e guarani.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.