18:45Licitação do metrô continua

A prefeitura de Curitiba informa: 

A Justiça autorizou nesta terça-feira (27) a retomada da licitação do projeto básico de engenharia e dos estudos ambientais do projeto do metrô de Curitiba. O juiz da 1a Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Jederson Suzin, julgou improcedente o mandado de segurança movido pelo consórcio SEP, um dos participantes do processo licitatório, que foi desclassificado na primeira fase da licitação, a etapa de qualificação técnica.A licitação estava suspensa desde abril, quando o consórcio conseguiu uma decisão judicial liminar que interrompeu o processo. Com a liberação definitiva da Justiça, a comissão de licitação deverá agendar para os próximos dias a sessão pública para abertura das propostas de preço.

O projeto da Prefeitura de Curitiba prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 km de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 km, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.

A linha terá ainda um trecho elevado na avenida Winston Churchill, de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.

Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de 1.000 metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.

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17 ideias sobre “Licitação do metrô continua

  1. HUSSEIN

    Até que enfim, o Judiciário julgou improcedente a ação impetrada por consórcio SEP. Com isso, muitos meses foram perdidos, atrasando essa obra tão reclamada e necessária.

    Há indícios que esse consócio entrou na licitação, sem qualificação técnica, com objetivo de prejudicar o processo licitatório e conseguiu em parte.

    Uma das chamadas “forças ocultas” ….lembrando Jânio Quadros.

  2. Edmond Dantes

    A idéia de metro em Curitiba é absurda. Somente será necessária a construção de metro quando o sistema de caneletas exclusivas para ônibus estiver totalmente saturado, o que está longe de acontecer.

  3. HUSSEIN

    Edmundo Dantes,

    Construção de um metrô de 22 km de extensão, com 22 estações e uma garagem de manutenção, leva no mínimo 08 anos. Isso, aproveitando as canaletas norte-sul e não necessitando de desapropriações.

    Metrô tem de ser iniciado já.

  4. Rita

    A prefeitura só não informa que nesse ritmo o metrô começa a ser construída em 2.030 e que sem o apoio (recursos) federal e estadual, a obra também não sai.
    Outra informação não dada pelo prefeito (prefeitura) é que até agora, depois de 10 anos conversando sobre o metrô, já gastaram perto de R$ 10 milhões do dinheiro público para “começar” a fazer o ‘projeto básico’ do metrô.
    Também não informa que as ciclofaixas (transporte alternativo) só virá depois da inauguração do metrô. Não dá lucro pra ninguém, não tem ninguém interessado em monopolizar como é o caso do transporte coletivo atual!
    Êta Cidade Modelo!!! Tem gente que compra…

  5. Cara de Pau

    Rita. O metrô é uma obra enorme e quando implantado, é um monopólio. Do atual Governo Estadual, talvez uma placa indicando que está participando, verba nenhuma. Do Governo Federal, a garantia do financiamento, dinheiro nenhum. Vai ser com o dinheiro e o esforço dos curitibanos. Até quando Curitiba vai ser esquecida? Mas que sai até 2014, isto sai.

  6. Pato

    É, mas mais saturado em termos de operacionalização que de fluxo. As canaletas, é só observar, fluem. Nunca vi um engarrafamento em nenhuma delas. Os problemas maiores e mais urgentes são outros como, pouca frequencia de carros ( espera-se muito entre um e outro, sob um calor senegales e intimamente colado em outro passageiro. Isso se conseguir se incluir entre os que não ficam na chuva. Na hora do rush, 70%, + ou- de passageiros ficam de fora.)
    Antes que me mandem morar em outra cidade que é pior, etc…, digo que esses meus pitacos não são criticas vazias.
    Posso estar falando besteira mas passo a leitura rápida a que se propõe o espaço, na condição de cidadão usuário, e muito, da cidade.
    Quanto ao metrô, primeiro acho que deveriam considerar o uso de trens nos subúrbios. O Covas fez isso com muito sucesso em São Paulo. Desafogou bem o transito.
    Em algumas cidades da região metropolitana há até trilhos que poderiam ser usados.
    Essa ultima opção, fique claro, é pura especulação, pela lógica.
    É tão óbvia que não pode alguem já não ter pesquisado a possibilidade.

  7. HUSSEIN

    Pato, fique tranquilo…ninguem vai mandar você mudar de cidade, não. Afinal, seus comentários são produtivos e inteligentes.

    Agora, quanto aos trilhos nas periferias para o transporte urbano não são a melhor opção. Cruzamentos, risco de morte, atropelamentos e divide áreas da cidade.

    A remoção da linha férrea que corta Curitiba, de norte a sul, já tem projeto de remoção e transformar em grande avenida. O DNIT já aprovou através do Ministério das Cidades, porém, o IAP não libera a licença ambiental. O Requião disse que é problema do Estado, por atender a RMC, transferindo para a COMEC. e está com o Alcidino Pereira, ainda sem solução.

  8. Edmond Dantes

    “Francis Beheregaray”, as canaletas, como bem disse o “Pato”, não estão saturadas; saturados estão os poucos ônibus que transitam nelas. Quando estiver um ônibus andando colado no outro, na canaleta, aí sim elas (as canaletas) estarão além da capacidade operacional. Isto deve acontecer daqui uns 300 anos, caso venha um dia acontecer. Metro em Curitiba é jogar dinheiro público no ralo, ou em outro lugar…

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