8:53Arcas com livros

Notícia boa! Vai como veio:

As comunidades rurais dos Territórios da Cidadania do Vale do Ribeira e Cantuquiriguaçu, no Paraná, recebem nesta semana mais dez bibliotecas do programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na terça-feira (27), cinco Arcas serão entregues em Cerro Azul, beneficiando comunidades do próprio município, Tunas do Paraná e Itaperuçu. Na quinta (29), haverá entrega de outras cinco bibliotecas em Laranjeiras do Sul, atendendo demanda de municípios de Nova Laranjeiras, Guaraniaçu e Diamante do Sul. Juntamente com essas novas bibliotecas, o Paraná terá 205 Arcas em 96 municípios, beneficiando 18.926 famílias com 41.280 livros.

Antes da solenidade de entrega dos livros, haverá capacitação dos agentes de leitura, que são os voluntários que se responsabilizam pelas bibliotecas. Serão 12 por cada Território da Cidadania. O treinamento permite o aprendizado de técnicas de incentivo à leitura, empréstimo de livros e ampliação dos acervos. Já foram formados 385 agentes de leitura em todo o estado, desde o início do programa no estado, em 2006.

Em cada Arca há cerca de 200 livros, entre obras didáticas, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. As bibliotecas também possuem publicações, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil que orientam o exercício da cidadania.

As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. Em um processo de gestão participativa, são as comunidades que escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. A escolha é feita em reuniões de consulta popular e de planejamento das bibliotecas.

O programa Arca das Letras foi criado pelo MDA em 2003. O objetivo é melhorar os índices educacionais das comunidades rurais e valorizar a cultura naquelas localidades. Até agora, foram implantadas 5.825 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros. O número de livros distribuídos ultrapassa 1,2 milhão e mais de 625 mil famílias do campo foram atendidas pelo programa. A administração das bibliotecas é feita por 12 mil agentes de leitura.

O Programa tem a parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também contribuem os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que participa com a doação de livros.

Programação:
Data: 27 de janeiro de 2009 – terça-feira – Cerro Azul/PR
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do Território Vale do Ribeira (PR)
11h – Solenidade de entrega das bibliotecas e diplomação dos agentes de leitura
Local: Prefeitura Municipal de Cerro Azul (Rua Barão de Cerro Azul, 63)

Data: 29 de janeiro de 2009 – quinta-feira – Laranjeiras do Sul/PR
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do Território Cantuquiriguaçu
11h – Solenidade de entrega das bibliotecas e diplomação dos agentes de leitura
Local: Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu (Rua 7 de Setembro, 2160)

Compartilhe

4 ideias sobre “Arcas com livros

  1. girso gadelha

    Só disponibilizar os livros não adianta, é preciso lê-los. Com esse povão que só pensa em “música” sertaneja e BBB, fica difícil.

  2. Pé Vermelho

    No Parque das Cataratas tem uma estátua de Santos Dumont que lá esteve em 1916. Enquanto a admirava por um bom tempo, observei que muita gente, muita gente mesmo – crianças e adúlteros, não conheciam o Homem! Ao sair, mentalmente, pedi-lhe desculpas pela ignorância dos meus patrícios. O Parque bem que poderia colocar uma placa com a biografia do cara…ao lado da sua frase…’Isso nunca deveria ser de um homem só!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.