10:27Muito louco

O jornalista Fabio Campana revelou em seu blog que Manaoos Aristides, novo diretor da TV Paraná Educativa, pensa em fazer um longa metragem sobre a vida do chefe, o governador Roberto Requião. Hummmmmm. Para colaborar, abrimos este espaço para a escolha de um título à obra. Como a idéia não é lá muito original, afinal, neste momento, está sendo rodado um filme sobre 0 presidente Lula, não estão proibidas as clonagens de títulos já existentes. Um exemplo: Azzyllo Muito Louco, comédia de Nelson Pereira dos Santos de 1970.

Compartilhe

20 ideias sobre “Muito louco

  1. Carmem Bertran

    http://protogenes.blogspot.com/2009/01/protogenes-entrevista-na-caros-amigos.html

    PALMÉRIO DÓRIA: E o Fernandinho Beira Mar?
    Onde foi preso? Na selva colombiana, 1999. E Saio com a missão concluída. Vou pra Brasília. E tinha um ofício para me apresentar em te Foz do Iguaçu. Investigar lavagem de dinheiro, evasão de divisas no Cone Sul. Batizei de m Operação Macuco [o “caso Banestado” – Banco a do Estado do Paraná]. Macuco é típico da região, quem achar um ovo azul do macuco tem vida longa. Se todo o mundo procura e não está vendo, vamos ver se a gente enxerga. Foi um trabalho complexo, todo o mercado financeiro envolvido, internacional também, até o Banco Central do Paraguai. E o nosso.

    PALMÉRIO DÓRIA: O maior vazador de grana do Brasil.
    A maior lavanderia se instalou ali e com apoio polítioo. Começamos a escanear aquele processo. identificando os atores.

    WAGNER NABUCO: Gustavo Franco mudou norma e permitiu que os banco fizessem lavagem, não?
    Tenho receio quando se muda uma lei do sistema financeiro. Ass leis feitas pelos banqueiro, são para benficiar a si próprios. Como agora. A norma estabelecia regras para a conta CC5. É conta de não residente, de estrangeiros no Brasil. Em linguagem fácil: estangeiro vem portando 100.000 dolares e quer comprar alguma coisa. Quer ter uma vida social aqui, e pega esses 100.000 e registra. Se investe nma carrocinha de ppoca, o dinheiro gerado ele vai depositar nessa conta CC5, que permite a ele voltar com esses recursos ganhos. Ela foi feira na convenção reconhecida mundialmente, para trazer investimentos pro pais. Não pagava imposto.

    MYLTON SEVERIANO: E como é que os bandidos do colarinho usam?
    No caso Banestado, o esquema é montado com banqueiros do Brasil, para tirar dinheiro daqui. Se pegar os recusrsos qe ingressaram e os que saira, vai ver, saiu masi dinheiro do que entrou.

    WAGNER NABUCO: Eles precisavam de uma empresa-fantasma.
    Ou montava uma empresa-laranja, ou eram estrangeiros laranja. Até mesmo brasileiro que se permitia dizer que vendu algum bem pro estrangeiro e depositava na conta desse estrangeiro que não existia. Simples. O sujeito abria poupança com 10 reais. No dia seguinte chegava com 100.000. E o gerente aceitava. E sucessivamente. Transferia para CC5, dizendo que tinha vendido alguns bens para aquela “empresa” estrangeira. Eles usavam pessoas humildes, empregadas domesticas, desempregado, ambulante. Por que surgiu o “conheça o seu cliente”? porque o Protógenes começou a prender gerente, diretor, e a discutir, “não leva a mal, mas voces estão sendo indiciados porque, como é que em sã consicência. aceitam abrir conta de um pipoqueiro com 10 reais e no dia seguinte aceitam 100.000 sem falar!, voce vendeu muita pipoca, heim? e não aceito dizer que precisa cumprir metas”. Mas chega um momento que o volume de dinheiro era tão grande que o gerente passou a entrar no esquema. Quando passa a cumprir hora extra, chegar mais ceo, sair mais tarde, viera a notie, já foi tragado pelo sistemma e já recebe pra abrir conta laranja. O lavador de dinheiro já não tinha preocupação, “ô meu amigo, abre mil contas pra mi aí”.

    WGNER NABUCO: E aí já estava abrindo conta com CPF falso.
    Tinha de tudo. Mais de 100 bilhões de dólares saiu. Tinha um ex-diretor do Banco Central paraguaio que consegui o mandado de prisão. Saturnino Ramirez. Movimentou 1 bilhão 400 milhões de dólares num ano e meio. Identifiquei caixa dois, dinheiro de narcotráfico. O grande volume foi de desvio de recurso público, que me deixou chateado. Aí pegamos os politico sim, Maluf estava lá. Daniel Dantas.

    WAGNER NABUCO Não entra só político.
    Tem OAS, Mendes Junior, Odebrecht, a Queiroz Galvão. Todas as grandes construtoras. Você vai investigando, vai dar nas construtoras e na concorrência pública. E políticos.

    MYLTON SEVERIANO: Em Foz do Iguaçu quem foi ?
    Muitos. Passei quase dois anos lá. O primeiano foi difícil, começo a cercar os tubarões. Indiciei o sobrinho do Jorge Bornhausen, Alberto Dalcanalle Neto, em 174 inquéritos, vou para Curitiba, muita pressão. Fiz inspeção no banco dele, Araucária, logo o Banco Central fechou o banco. O presidente do Banco Central era o Armínio Fraga, “doutor Protógenes, esta¬mos preocupados”, falei “quer arrumar um instrumento para me ajudar, fecha as contas CC5, o senhor acaba com a evasão de divisa, lavagem de dinheiro, estou enxugando gelo”. Qual era a resposta? “Se agente fizer isso, cai todo o mun¬do aqui, não dá, faz parte do sistema.” Convidei colegas a ir embora ou se danar comigo, “vou passar urucum no rosto”.

    MYLTON SEVERIANO O que significa passar urucum no rosto?
    Vou guerrear, com instrumentos que a lei me permite, falei “vamos pegar um caso de reflexo internacional”. Começamos a investigar um garoto chamado Victor Ruga Nunes, bonito, classe média. Transportava dinheiro do Paraguai e depositava na CC5. Sobrinho de uma senadora do Paraguai. Um dia, transportando 3 milhões e uns quebradinhos, de motocicleta, atravessou pro Brasil, na avenida Kennedy a gente “blum!”. Arrancamos a mochila. cheio de cheque. Engraçado que tinha um disquete já com a cnpensação do banco. A coisa estava tão sofisticado que além dos 3 milhões, tinha mais alguns já compensados, colocava no computador e transferia: aquele dinheiro já tava em outro lugar. Que acontece quando prende alguém importante? Gritou imprensa, embaixadora, parlamento, presidente do Paraguai. Na semana seguinte fecharam as contas CC5. Aí mantr preso o garoto. Tinha o juiz, eu disse: doutor Emerson, ele tem direito a fiança”. e foi a mais alta arbitrada no país. Pedi um milhão. O emerson falou, você é louco, eu sou juiz novinho”, falei “também sou novo, se a gente não fizer isso não vamos acabar com a lavagem de dinheiro, estão sangrando o país, aperta a canela aí”. Ele colocou 500 mil reais. A estratégia era saber quem ia pagar. Sabia que era alguma autoridade. O garoto foi solto, cheque de quem? Presidente do Banestado. Reinold Stephanes.

    MYLTON SEVERIANO: Atual ministro da agricultura.
    Aí comprovei que estava no esquema. Pra se livrarem do problema maior fecham as contas CC5. Permaneci um tempo, porque tentaram, um banqueiro, uns doleiros, me comprar, ofereceram 5 milhões de dólares, e viram que não tinha chance, aí fizeram um plano pra me executar. Minha esposa grávida teve que ir embora, eu andava com quatro colegas fazendo a segurança.

    PALMÉRIO DÓRIA: E o caso do Law Kim Chong?
    O chinês era poderoso e tinha ligações na Polícia Federal, provavelmente algo ligado a funanciamento de campanha, ligações na sociedade paulista. Um mafioso você vai pegar naquela situação mais simples. A complexa é onde ele está preparado. Qual seria a espinha dorsal dele? Contrabando e pirataria, talvez atividades municipais. Aqui, vou bater nele e voltar. Passo cinco anos investigando e busquei a via mais frágil, a corrupção.

  2. José Laertes Lopes

    1) Requião, Coronel e Lobisomem

    2) Requião, o falso brilhante

    3) O carreirista da traição

    4) O Nero das Araucárias

    5) Gardenal, a missão

    6) Um homem chamado cavalo

    7) O Füher do Iguaçú

    8) Requião: sordidez, vida e “obra”

    9) O inimigo da honradez

  3. strogonoff

    O Manoos levou dez anos mordendo todo mundo para
    fazer “Saga”. Vai ter que se apressar, porque os
    financiadores mudam daqui 1 anos e meio.

  4. Antenor de Mari

    * Meu reino por um cavalo

    * Meu destino é pecar

    * Toda sordidez será condenada

    * A história o condenará

    * Chore por mim, Paraná

  5. luana cambará

    Manaoos Aristides é a Leni Riefensthal versão jacu das araucárias. Ei, será que o Déo encampa o longa-metragem “Beto, o Homem e o Mito”?

  6. Cascavelense

    Duro vai ser aguentar o Jacir Bergmann II arrecadando grana entre os empresários do Paraná para fazer o lobby na Academia de Cinema, em Hollywood, em busca de um “merecido” Oscar para seu chefe e o cineasta-sabujo… Vai ser o cacete!

  7. De Munich

    Leni Reinsfesthal, a genial cineasta de Hitler, legou-nos o impagável “O triunfo da vontade”, sobre as olímpiadas de 1936, em Berlim.

    Manaoos, o cineasta de Requião, vai nos “presentear” com o seu imperdível “O Triunfo da boçalidade”.

  8. Joana Darc

    ok, ok betinho…
    Alma de Herói
    Alma Torturada
    Alucinação
    Ama-me com Ternura
    Amigo Invisível, O
    Baby Boy – O Dono da Rua
    Bambi
    Barbeiro, O

  9. -Noviski-

    Se fosse um drama:
    “Uma Draga Chamada Desejo”

    Ficção-científica:
    “Laranja Eletrônica”

    Ação:
    “Asnos Indomáveis”

    Musical
    “7 Vagas Para 3 Irmãos”

    Mas acho que será um pornô:
    “O Diabo na Carne de Mr. Requião”

  10. papam

    adorei essa ideia q tal longas dos camaradas aqui do bairro:rosca da bala imbatível
    pingando sangue o magnata
    ofensas e palavrões …… claro era brincadeirinha……

  11. Pé Vermelho

    Ô Campana: descobri um fã seu em Foz…o Jonathas, poeta autor de A Espada e a Luz. Comprei um exemplar e de quebra ganhei um sorriso do tamanho do Universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.