17:03Requião quer saber como funciona o Controle Interno do Tribunal de Contas

Do Goela de Ouro:

Na segunda-feira passada o jornal “O Estado do Paraná” revelou que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) estava para multar o governador Roberto Requião (PMDB) em R$ 8,5 mil por este descumprir determinação de instalar e efetivar o funcionamento de um órgão de controle interno no governo estadual. Segundo a notícia, uma auditoria feita por pelo TC atestou que, “apesar da criação da Secretaria Especial de Controle Interno, em junho de 2007, o órgão não tem estrutura e, consequentemente, não cumpre suas atribuições”. Agora se sabe que, no mesmo dia, o governador enviou o seguinte pedido de informações ao Tribunal de Contas, pedindo informações sobre o Controle Interno daquela Corte. Bem no estilo, tentou bater, levou pancada. Segue o documento:

Palácio das Araucárias – Curitiba, 20 de janeiro de 2009

Assunto: Controle Interno

Senhor  Conselheiro,

Desejando  aprimorar, cada vez mais, o Controle  Interno do Poder Executivo, encareço a  valiosa colaboração de Vossa Excelência  para  que  esse  objetivo seja  alcançado.

Para tanto, necessito das seguintes informações, todas relacionadas   com  o   Controle   Interno desse conceituado Tribunal  de  Contas:

1)   Quando foi implantado?  Qual a Lei?

2)         Como se intitula o setor responsável por esse   trabalho?

3)         Quantos  funcionários  atuam  nessa área (nome, data   da nomeação)? Encaminhar, também, um histórico das nomeações.

4)         Quantos e quais  relatórios  já  foram  desenvolvidos,   desde sua criação?

5)         De que forma é realizada a avaliação de Controle Interno?

Encaminhar formulários  e/ou  check list que são aplicados.

6)         Quais as atividades desenvolvidas?

7)         Como são divulgados os relatórios respectivos   elaborados pelo Controle Interno?  Há publicação?  Há divulgação?

8)         Houve pronunciamento do Controle Interno, sobre o pagamento da URV, dos funcionários e demais  componentes desse Tribunal?   Se positivo, qual foi?

9)           Demais informações específicas, importantes para   conhecimento.

Ao mesmo tempo, considerando que cabe a esse Tribunal  de Contas a fiscalização dos municípios do Estado, peço a Vossa  Excelência que esses mesmos quesitos sejam informados em relação ao  Município de Curitiba.

A propósito, vale lembrar que foi mensagem minha, transformada na Lei  n° 15.524/2007, que instituiu o  Controle Interno, no âmbito do Executivo Estadual.

Certo da sempre prestimosa atenção de Vossa Excelência, antecipadamente agradeço.

ROBERTO  REQUIÃO

Governador

Compartilhe

6 ideias sobre “Requião quer saber como funciona o Controle Interno do Tribunal de Contas

  1. juca

    Bem estilo Rei quião. Questiona (porque deve saber que no proprio TC nao funciona) e ainda por cima, quer mexer com a prefeitura de curitiba. Alguem ai nao acha que com o Hermas na presidencia esse assunto vai esfriar??

  2. jango

    Os poderes públicos no Estado do Paralá chegaram a um a grau tão escabroso de compadrio qque qualquer medida de eventual questionamento entre eles logo assume foros de surrealidade. Não existe mais dignidade, só escracho público. Briguinhas de compadres ou comadres que se cospem e saem correndo. Vergonhoso. E nós o povo pagamos o mais régios salários a esta estrutura toda para este tipo de vaxame. Precisamos repensar os poderes públicos estaduais, assim como estão fazendo os americanos. Eles se sairão bem, e nós como ficaremos ?

  3. Carlos Figueiredo

    Requião de vez em quando tem razão, como neste caso, especialmente no caso da URV, que é um escândalo do TC e da Assembléia.
    Quanto ao controle interno que o TC exige do governo do Estado, é curioso o TC dizer que tem o seu CI quando sequer o controle externo ele faz adequadamente, e em toda a extensão.
    Veja-se o episódio das contas de Antonio Belinatti e os processos de prefeitos que inundam o Tribunal de Justiça. Nesses processos o TC comete falhas formais e processuais tão primárias que parece que há intenção de errar para que a Justiça anule os processos de julgamento das contas.

  4. SYLVIO SEBASTIANI

    O GOVERNADOR ROBERTO REQUIÃO BATEU NA “GOELA”, COM O OFICIO RESPOSTA, ENVIADO AO TRIBUNAL DE CONTAS: NO ITEM 8 ELE DIZ: ” HOUVE PRONUNCIAMENTO DO CONTROLE INTERNO, SOBRE O PAGAMENTO DA URV, DOS FUNCIONÁRIOS E DEMAIS COMPONENTES DESSE TRIBUNAL ? SE POSITIVO, QUAL FOI ?”
    É IMPORTANTE EXPLICAR: A UNIDADE REAL DE VALOR (URV) É UMA DIFERENÇA SALARIAL DE 11,98 RESULTANTE DA CONVERSÃO DOS SALÁRIOS A PARTIR DE ABRIL DE 1994. O QUAL A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA E O EXECUTIVO NÃO PAGARAM OS ATRASADOS AOS SERVIDORES E DEMAIS, E O TRIBUNAL DE CONTAS MANDOU PAGAR EM 20 DE SETEMBRO DE 2005. “ESSA FOI A DIRETA, DADA PELO GOVERNADOR NA RESPOSTA SOBRE O CONTROLE INTERNO !

  5. SYLVIO SEBASTIANI

    ZÉ BETO: ESTE É UM ASSUNTO QUE CORRE NOS CORREDORES DE TODOS OS ORGÃOS PUBLICO, INCLUSIVE OS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA CHEGARAM A FAZER UMA MOBILIZAÇÃO EM FRENTE AO TRIBUNAL , QUE ME PARECE QUE ESTÃO RESOLVENDO ESSA PENDÊNCIA.

  6. BERTO OLIVA

    Oras, Se Requião quer saber de alguma coisa do Tribunal de Contas, que pergunte ao mano, Mauricinho, que entende pacas de Tribunal e de controle. Se Mauricinho, que é peixe grande no TC, não souber, ninguém mais sabe o que é controle interno…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.