15:56Pau no Bechara

Do nosso corretor ortográfico:

O professor Evanildo Bechara, 81 anos, dono provisório da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, ocupa nestes dias as páginas de toda a prensa na qualidade de juiz da nova língua, fiscal da reforma ortográfica, comissário dos países lusófonos. Nossa prensa, devagar que nem cágado (proparoxítona, mantém o acento; e se o perdesse?), não teve o trabalho de conferir.
 
Pois bem, digite-se www.academia.org.br, o site da gloriosa ABL, e não se acha nada. Clique em Nossa Língua > Vocabulário Ortográfico e você vai encontrar o seguinte: “O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa terá por base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguêsa da Academia das Ciências de Lisboa, edição de 1940, consoante a sugestão do Sr. Ministro da Educação e Saúde, aprovada unânimemente pela Academia Brasileira de Letras, em 29 de janeiro de 1942.”
 
Ora, a reforma está valendo desde o dia 1.º, a Internet deve funcionar em tempo (quase) real, até a invasão de Gaza a gente assiste ao vivo na web e os velhinhos nem se coçam. Esse Evanildo Bechara merece levar um acento agudo na moleira. Tem mais: tomara que a reforma caia no esquecimento. Acabar com o trema e outras mudanças foi um atentado à nossa língua.

Compartilhe

3 ideias sobre “Pau no Bechara

  1. nelson padrella

    Depois da reforma da Língua, reforma do Hino Nacional, reforma do Pavilhão Nacional, enfim, nossos bravos têm muito trabalho pela frente.

  2. Frik

    o felizardo que conseguir comprar um exemplar do livro do (precariamente) Imortal Bechara que narra a $aga da Reforma Redentora que esta em curso, tera um unico volume atualizado na sua biblioteca (isto so vale para quem tem biblioteca)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.