8:18Retrato colorido e em preto e branco

Há pouco, no “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, Curitiba foi retratada na série “Cidades Verdes”. O excelente repórter Fernando Parracho mostrou, de forma equilibrada, o lado “cartão postal” dos parques, ciclovias, transporte coletivo, coleta seletiva de lixo, e os problemas que ainda não foram enfrentados, apesar do crescimento vertiginoso da população nos últimos anos: poluição do ar, dos rios, etc. A primeira parte teve mais destaque, porque ainda coloca a capital dos paranaenses muito à frente das outras capitais do país. A periferia que cresce feito ameba anabolizada ficou de fora – talvez para uma outra série de reportagens.

Compartilhe

9 ideias sobre “Retrato colorido e em preto e branco

  1. DR Joaquim

    Ze Beto, a Globo sempre dentro da sua ideologia burguesa mostra as coisas boas, o que acaba se tornando uma reportagem de perfumaria, por vezes até mentirosa porque não mostra a realidade como ela é. A periferia de Curitiba hoje, onde reside a massa trabalhadora carece de muitos serviços básicos: saúde precária, falta creches, fila nos pontos de ônibus, valetas a céu aberto e, mais de 250 áreas ocupadas, onde não existe nenhuma infra estrutura. São duas Curitibas, a que a Globo mostrou é a Curitiba de pouco mais 500.000 habitantes, a outra empobrecida cheia de problemas, com mais de l.000.000 de habitantes, essa passou despercebida pela tela da poderosa. São mitos que devem ser quebrados.

  2. Pato

    Diga coisas menos previsiveis, dr joaquim. todos sabemos dos inchaços, conurbações, etc…e que toda cidade com mais de um milhão de habitantes não é mais uma cidade mas sim um polvo.
    Curitiba tem problemas sérios, sim, como todas as cidades de seu porte nessa país. Mas que ela consegue levar melhor que as outras brasileiras, eu não tanho duvida. Porque teve uma base boa de urbanismo, defasada, é certo, mas que ameniza bem as mazelas. Muito há por se fazer, mas muito se tem feito. Observem melhor.

  3. Claudio Henrique de Castro

    ACORDA!
    1. Curitiba não tem nenhum rio vivo, todos mortos, inclusive o Iguaçu;
    2. Todos os parques possuem rios-esgotos que passam sobre eles, o Barigui é o maior exemplo;
    3. O transporte coletivo está nas mãos de um cartel, não há e nunca teremos metrô por isso;
    4. Coleta Seletiva ? Não temos nem um aterro sanitário regularizado ?
    5. A região metropolitana está completamente favelizada é sim um manancial de votos para nossos políticos;
    6. Curitiba é a capital com as maiores diferenças sociais do mundo conforme recente pesquisa internacional!
    7. O grupo político que comanda a cidade eternizou-se no poder não há nenhuma perspectiva de mudança, desde a década de 70!

  4. Francisco Carnelutti

    Curitiba não há mais, como já disse o mestre Dalton Jérson Trevisan.
    Um dia algum historiador mostrará que, à parte as migrações para as capitais (e isso ocorre em todo o planeta), o marketing lernista foi determinante para o inchaço da cidade e das vizinhas da região metropolitana.
    Afinal, o que querem os seres humanos? Creche, escola, postinho de saúde, transporte, trabalho, meio ambiente pra turista, a tal qualidade de vida, a melhor cidade do mundo – tudo isso traduzido em felicidade.
    Dolo de quem estimulou essa migração, dolo dos governos estaduais que não deram condições dignas de vida a quem morava no interior.
    Deu no que deu e no que dará forevis.
    Vida ruim traz violência, fruto da esperança que é a última que morre, mas também morre.
    Do chute do boné do basquete ao roubo violento, sádico, é um pulo.
    Parabéns aos nossos prefeitos (exceção ao Rafael, que implorava contra a migração e até cometeu delitos ao expulsar migrantes) e aos nossos governadores.
    Curitibas há muitas. A burguesia não sabe ver.
    Curitiba não há mais.
    Nunca mais.
    A burguesia se fecha em xopingues. E a periferia avança.
    Quer o que nunca teve, o que vocês ostentam.
    Profetas do depois clamarão: Eu já sabia.
    Boa sorte (sorte mesmo) a todos.
    2009 promete.

  5. NAGIB

    ‘Doutor” Joaquim:
    Pelo o que escreveu acho que não viu a matéria.
    Pseudos-curitibanos pegaram a mania de subestimar Curitiba.
    Quem viaja por este Brasil afora vê a diferença. Curitiba, sem dúvida tem seus problemas inerentes ao crescimento vertiginoso. Porém, tem sabido solucionar na medida do possivel, colocando nossa capital entre as melhores do Mundo.
    Estive viajando por várias capitais do nordeste que, apesar da eficiência da bancada nordestina, apresenta problemas realmente sérios.
    Por favor, “doutor”, ame mais a cidade em que vive, usufruindo de seus benefícios.
    FELIZ 2009, com menos rancor no coração.

  6. Pe Vermelho

    Dr. Joaquim e Cláudio: pelamordedeus, não venham prá Barra do Jacaré. Aqui, o Vartão, o menos otimista dos nossos concidadãos, não faz aniversário, faz diário…Vocês são dos que reclamam dos espinhos da roseira…

  7. Bigan

    O Nagib, voltou ele voltou, agora a coisa pega fogo. Feliz ano novo Nagib, amanhã estaremos em festa la na Prefeitura, a tua presença é indispensavel.

  8. NAGIB

    Olá, amigo Bigan
    Voltei, cara, depois de um giro pelo nordeste.
    Merecido repouso de 12 dias. Justíssimo.
    Como diria o Ze Beto: afinal, ninguém é de ferro.
    FELIZ 2009

  9. Pe Vermelho

    Razão pro Carnelutti: Primeiro a madeira, depois o café. Chão maltratado, produção caindo. Em 70-75, geada, confisco cambial, nematóide, erradicação, casas populares. Tudo isso empurrou o campesino prá cidade. Tai a verdadeira phoda de saco puxado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.