21:13Timão, a “doença” da província

Nenhuma novidade no levantamento da Paraná Pesquisas sobre as maiores torcidas do Estado publicada hoje na Gazeta do Povo. O paranaense é corinthiano – e isso só confirma o provincianismo local. Recentemente houve outra pesquisa que já tinha revelado isso. A maior torcida entre os time locais, é a do Atlético Paranaense, que ficou em segundo lugar no geral. Na década 80 o revista Placar encomendou uma pesquisa entre os clubes daqui e deu o rubro-negro. O falecido Evangelino da Costa Neves, presidente Coxa, não se conformou. Ao ser procurado para comentar a pesquisa, dizia: “Na Placar todos são atleticanos. O Carlos Maranhão é o culpado disso”, afirmava para o beque aqui, simples repórter em missão jornalística. Maranhão, atualmente diretor da Veja São Paulo, era chefe de redação da revista e nunca escondeu que torce para o rubro-negro da Baixada. Mas o Gallup não. Mas o Palmeiras ficou com terceiro lugar na atual pesquisa, na frente do Coritiba. O que dizer disso? Bem, há no Jornal do Estado uma grande figura de nome Junior, que trabalha na redação, que nunca atravessou a fronteira física entre o Paraná e São Paulo, nem imagina onde esteja localizado o Parque São Jorge, e é capaz de brigar pelo Timão. Não torce para nenhum clube paranaense, apesar de ser curitibano da gema. Aliás, acha os times daqui de um pobreza franciscana. O que é que se pode fazer? É ele e mais quantos milhões no Paraná? Curingão na cabeça só pode ser doença.

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7 ideias sobre “Timão, a “doença” da província

  1. carabina

    Pois é, há quase 30 anos as pesquisas indicam que a torcida do Atlético é maior que a do Coritiba, mas não tem como convencer quem vive com a cabeça enfiada na terra. Eles acham que os institutos são vendidos, são todos atleticanos, etc. Que façam uma pesquisa interna na império alviverde, quem sabe assim eles ganham uma. hahahaha

  2. pingo no "i"

    Discordo. A maior torcida PARANAENSE é o “sem time”, depois vem o tal de curinthia mano!.
    O que importa mesmo é que em Curitiba e RM, o Atlético dá de lavada, confirmando o que se sabia por outras pesquisas.
    O choro é livre.
    A propósito: alguém já havia presenciado a inauguração de guarita de CT?

  3. JJ

    Os resultados desta pesquisa alertam para a necessidade e a oportunidade de ampliar mercados, para os times de Curitiba, em todo o Estado.

    Além da necessidade de projeção nacional, que facilita na negociação de cotas de TV, patrocínios, merchandising, promoções, etc, os clubes deveriam priorizar o mercado paranaense (que hoje está perdido para os paulistas, por conta das transmissões da TV, em especial da RPC/Globo, principalmente).

    Evidentemente, os resultados comprovam uma certa miopia de marketing dos clubes da capital, que não são lembrados fora da Grande Curitiba e do Litoral. Nossos times não dominam o nosso quintal e alguns sonham em conquistar as Américas…

    O Paraná até hoje não está integrado, graças à colonização por paulistas no norte e gaúchos no sudoeste, assim como pela falta de força de veículos estaduais (que são poucos e dão preferência ao futebol paulista). Talvez o futebol, com apoio da mídia paranaense, possa promover esta integração,
    mas vai levar muitos anos. É um trabalaho de longo prazo.

    Um fato que merece ser destacado é que a colonização por paulistas e gaúchos aconteceu há décadas, o que ressalta a importância da mídia nos dias atuais – assim como da inevitável necessidade de times fortes e vencedores.

    O Atlético tem mais torcida, hoje, porque venceu mais, nos últimos 12 anos, mas parou de vencer nos últimos 3. Quem cresceu nos últimos anos foi o São Paulo, com o tri do Brasileiro, o que demonstra a importância das conquistas.

    Como disse o Carneiro Neto: “a paixão existe, vejam o Atlético que há 3 anos luta para não ser rebaixado e consegue ter 20 mil sócios e está lançando mais 5 mil cadeiras. Mas a paixão não basta. O time tem que ser forte e vencedor”.

    Eloy Zanetti, consultor de marketing, escreveu um dia que os empresários paranaenses temem ir além do Atuba. Pois os nossos times também. Limitam-se a Curitiba e região metropolitana…e ainda fazem a burrada de brigar com a Imprensa (que seria uma aliada importante na divulgação destes clubes).

    É muita miopia de marketing, apesar de algumas conquistas importantes como a novidade do naming rights da Arena do Atlético. Mas tem time de Curittiba vendendo patrocínio no uniforme por 50 mil reais mensais…

    É muito amadorismo, ainda.
    Que é pior com os times do nosso Interior.

    Miopia também da nossa grande mídia. Vejam o exemplo do Rio Grande do Sul, onde a RBS/Globo prioriza o Grêmio e o Inter, nas transmissões na TV, além do fato de que as rádios e jornais promovem e defendem para valer os times gaúchos
    (além das tradições, valores, empresa, produtos e serviços daquele estado).

    Aqui, a mídia não valoriza nada do que é nosso e o que é de São Paulo e Rio parece ser mais importante. É outra miopia de marketing e de jornalismo.

    JJ

  4. JJ

    O comentário do Zé Beto, que reli, é perfeito.

    Nada que é nosso é bom o suficiente.
    É a Síndrome do Vira-Latas, que muitos curitibanos e paranaenses têm.
    Puro provincianismo, mesmo.
    Coisa de sub-desenvolvido.
    Falta orgulho de ser paranaense, atleticano, coxa ou paranista.
    Falta vergonha na cara.

    JJ

  5. evangelino

    FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DO JJ.
    JJ Diz:

    22 dez 2008 – 15:20
    O comentário do Zé Beto, que reli, é perfeito.

    Nada que é nosso é bom o suficiente.
    É a Síndrome do Vira-Latas, que muitos curitibanos e paranaenses têm.
    Puro provincianismo, mesmo.
    Coisa de sub-desenvolvido.
    Falta orgulho de ser paranaense, atleticano, coxa ou paranista.
    Falta vergonha na cara.

    JJ

  6. felipe lessa

    Na capital a situação ainda é mais tranquila. Porém no interiorrrrrrr…. Quantos corinthianos da província já conheceram sua metrópole? Sou torcedor do Londrina e por lá, o papo é que o Tubarão é um clube falido, a capital é a culpada e os times de São Paulo sim, são grandes. Mesmo quando disputam a segundona.

    Isso é uma vergonha. O Londrina mesmo está onde está por causa dos corinthianos, são paulinos e palmeirenses que assumiram sua diretoria no passado (exceto Franchello, um grande palmeirense que passou pelo LEC).

    A verdade é que muita gente no Paraná não gosta de futebol. Nunca foi até um estádio de sua cidade, quanto mais na metrópole. Paranaense gosta de televisão, showzinho, dinheiro, ter assunto para bater papo…Gosta de tudo que envolve o futebol, menos do futebol.

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