20:16Governo vai asfaltar Trilha da Graciosa

Da Agência Estadual de Notícias:

O governador Roberto Requião; o vice-governador, Orlando Pessuti, e o secretário Nacional de Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, assinaram neste sábado (20), no município de Quatro Barras, autorização para o início das obras de pavimentação dos 20 quilômetros da Trilha da Graciosa. O trecho é uma antiga picada criada pelos índios Guaranis, para conectar o Planalto com o Litoral e que nunca foi asfaltada.

O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, está investindo R$ 20 milhões no projeto Estrada Parque – que mantém o pavimento original, desde 1873 em pedra irregular no meio da floresta atlântica. O projeto prevê 20 quilômetros de pavimentação e mais quatro quilômetros da trilha, que terá seu traçado original mantido. A obra deverá ser concluída e entregue em um ano e inclui a construção de um contorno que dará acesso a trilha pela rodovia.

“A estrada da Graciosa ligava Curitiba aos municípios do Litoral. Por aqui passou a comitiva de Dom Pedro II. O prefeito de Quatro Barras queria asfaltar esta estrada há muito tempo. Uma estrada turística, um lugar belíssimo e um acesso fabuloso à Baía de Antonina e ao nosso rio Nhundiaquara. Muito bom para o Paraná e muito bom para Quatro Barras“, afirmou o governador.

A Estrada da Graciosa foi aberta oficialmente em 1873 e tornou-se a mais importante ligação entre Curitiba e o Litoral.

Para o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, a pavimentação da trilha é a obra turística mais importante para o município de Quatro Barras, desde que Dom Pedro II percorreu o Caminho. O início da trilha possui um marco indicando a passagem da Família Real e local onde o Imperador descansou com a sua comitiva.
“É um trabalho de resgate histórico desta estrada, que começa no Largo da Ordem, em Curitiba, e termina no Litoral. O turismo paranaense ganhará muito com esta obra, que trará uma nova opção de trajeto para as pessoas conhecerem a Serra do Mar, a Mata Atlântica, os picos e morros, as baías de Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba; Morretes, Antonina e os demais municípios do Litoral”, disse Pessuti.

O secretário Nacional do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, destacou as parcerias com o Governo do Paraná para impulsionar o turismo regional. “Temos trabalhado em sintonia com o Governo do Paraná na área de desenvolvimento do turismo, em obras de urbanização turística e construção de vias de acesso. Fizemos algumas adequações no projeto apresentado pela Prefeitura e conseguimos enquadrá-lo no Prodetur Nacional. O secretário do Turismo Celso Caron está dinamizando os recursos de forma brilhante e garantindo que projetos como este tragam ainda mais visitantes ao Paraná”, mencionou o secretário Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

De acordo com o arquiteto e coordenador do projeto, Cláudio Saborido, a proposta inclui um Centro de Informações Turísticas, iluminação cênica noturna sobre a vegetação nativa, ciclovias, painéis educativos, áreas de descanso, mirante e um museu sobre a história da estrada, entre outras atrações.

“Procuramos pensar em algo com a comunidade que valorizasse os atrativos da trilha, que possui uma capela, casas antigas e um borboletário. Além disso, a natureza e a biodiversidade da Mata Atlântica já são um cartão de visitas. A idéia é criar uma Estrada Parque, onde a velocidade será controlada e com 19 atrativos ao longo dos 20 quilômetros”, contou Saborido. Ele lembrou que um contorno de acesso interligará a Trilha com a BR-116.

O prefeito de Quatro Barras, Roberto Adamoski, disse que a obra vai ajudar o município a estimular o turismo rural, gastronômico e de aventura na região. Estiveram presentes à solenidade o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomide; o diretor da Sanepar Natálio Stica; o secretário geral do PMDB municipal, João Arruda e os deputados Alex Canziani e Edson Strapasson.

Compartilhe

4 ideias sobre “Governo vai asfaltar Trilha da Graciosa

  1. Francisco Carnelutti

    Enlouqueceram.
    É um atentado.
    Irei pessoalmente ao Ministério Público brigar contra este absurdo. Não que haja surpresa, em se tratando dessa gente.
    Uma obra que vai estimular o turismo rural – asfalto? A gastronomia? Tenham dó.
    Animais.
    Amarrarei seus nomes na boca de um sapo – um sapão, gigante.
    Vocês não valem nada.

  2. Alberto Viana

    É bom lembrar que a estrada da graciosa, quando inaugurada, em 1873, ligava Antonina a Curitiba.

  3. JJ

    Deve ser uma prioridade de Governo.
    A maior obra dos governos RR.
    Só falta asfaltarem os paralelepípedos…

    Dizem que a história de quem D.Pedro passou pela estrada e descansou á sombra de um pinheiro é lenda, invencionice do início do século passado – mentira para valorizar a estrada que nos levava a Matinhos, nos anos 50 e 60…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.