11:53Barbeiragem aérea

História curitibana contada por amigo do blog. Moradores do bairro São Braz levaram um susto no início desta madrugada. Com o céu fechado, um avião começou a fazer barulho de reversão das turbinas, iniciando o processo de aterrisagem. Mas ali não tem aeroporto !!! Resultado, o piloto percebeu o erro e arremeteu. O barulho enorme das turbinas foi o suficiente para tremer janelas, acordar os que já estavam no merecido sono e disparar o coração dos cardíacos. Ainda bem que o piloto percebeu a manobra errada a tempo. Se não tivesse, a essa hora estaríamos contando corpos.

Compartilhe

3 ideias sobre “Barbeiragem aérea

  1. Alexander

    Turbinas entram em reverso somente após o toque do trem de pouso no solo. Portanto, o barulho não foi de reverso de turbina……

  2. Alexander

    Quando a turbina entra em reverso, com o avião em vôo, o acidente é inevitável, o avião despenca como um piano. Sabe-se, ou desconfia-se de um caso destes com um avião da Lauda Air, sobre a Tailândia, mas o laudo foi inconclusivo, apontando apenas a possibilidade de um reverso ter entrado em pleno vôo. (Não houve sobrevivente). Para acionar o reverso, o piloto precisa acionar manetes especificas para o funcionamento do reverso, e este funcionamento está condicionado a switches em ambos os trens de pouso das asas que precisam estar (os dois) em contato com o solo e sofrendo o efeito do peso da aeronave sobre eles para o sinal ser liberado. (A sequencia normal seria: toque no solo com ambos os trens, abertura dos spoilers para eliminar a sustentação das asas, toque do trem dianteiro no solo e somente então abertura de reversos para auxiliar na frenagem).
    Sempre é possível um mau funcionamento do sistema, mas é altamente improvável. Garanto apenas que se este fosse o caso, estariamos contando corpos no São Braz…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.