17:18Audiência pública sobre fraude em urna eletrônica é marcada para janeiro

Olhaí! Cresce e aumenta a lupa em cima das das denúncias de fraude na urna eletrônica. Do jeito que veio:

Será em janeiro a Audiência Pública, na Câmara Federal, para debater e esclarecer denúncias sobre fraudes nas últimas eleições. O dia e o horário serão definidos no início dos trabalhos legislativos de 2009. A Audiência Pública – requerida pelo deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR) e aprovada na tarde desta quarta-feira, 17 -, contará com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto; da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Cleonice Silva Freire; de profissionais especialistas em informática do Tribunal Superior Eleitoral; do prefeito eleito em Caxias, no Maranhão, Humberto Coutinho, e de representante técnico da Universidade de São Paulo (USP), especialista em sistema de informação e informática. 

Desde que pediu a Audiência Pública, no dia 26 de novembro, à Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, da qual é o primeiro vice-presidente, Ratinho Junior recebe denúncias por e-mails e documentações, de diversas partes do país, sobre violações de urnas nas últimas eleições. A primeira delas veio de Caxias, no Maranhão, apresentada em uma matéria, veiculada na Rede Bandeirantes de Televisão. “Não se trata, simplesmente, de debater e avaliar um episódio restrito a uma localidade, mas, principalmente, de reafirmar a inviolabilidade de todo um sistema que é o fulcro da lisura do processo eleitoral do país. Denúncias como essas, colocam todos os cidadãos em alerta máximo”, argumentou.

De acordo com o deputado, será uma excelente oportunidade para o exercício pleno da democracia e para esclarecer qualquer dúvida sobre a lisura nas eleições brasileiras. “Vamos, no mínimo, ajudar a melhorar o sistema eleitoral no país. Sem isso, fica em jogo o resultado das urnas neste ano”, enfatiza.

Para a data da audiência, Ratinho Junior solicitou também a presença do jornalista da Rede Bandeirantes de Televisão responsável pela reportagem divulgada na emissora; o candidato à Câmara Municipal de Caxias que se manifestou como prejudicado no referido processo eleitoral e o eleitor, representante da família que declarou não ter os seus votos registrados na urna em que votou. Para Ratinho Junior, que já ouviu outras queixas semelhantes, em Curitiba e Região Metropolitana, “é imprescindível debater a questão com responsabilidade e com fatos comprovados, para que não se coloque em suspeição, sem fundamento, um sistema que é dos mais avançados do mundo e um orgulho nacional”.

Ratinho Junior argumenta que denúncias dessa magnitude afetam as autoridades, os eleitores, enfim, todos os cidadãos.  Para ele, a mera possibilidade de que o eleitor não tenha sido respeitado em seu desejo é fato de absoluta gravidade. Por isso, a audiência vai ter como exemplo o caso de Caxias, no Maranhão, mas se estende a outras localidades do país. “De qualquer forma, por ter sido mostrado na mídia, somente quase dois meses após as eleições, é imprescindível esclarecer totalmente o episódio e, caso se comprove a sua veracidade, tentar entender por que os Tribunais Eleitorais não identificaram a suposta violação e fraude das urnas”,  alega.

Compartilhe

8 ideias sobre “Audiência pública sobre fraude em urna eletrônica é marcada para janeiro

  1. Desconfiado

    Está ai a responsabilidade parlamentar em ação. O jovem deputado tem absoluta razão em levantar tais questões fins dirimir quaisquer dúvidas sobre o processo. Choveram suspeitas e mais suspeitas em todo o país, inclusive aqui em Curitiba, e portanto há que se investigar, sim. De parabéns o deputado que teve a coragem de abraçar a causa em detrimento de muitos que fazem ouvidos moucos às reclamações de sempre. Vamos, enfim, passar essa famigerada Urna à Limpo. Dá-lhe Ratinho.

  2. Edmond Dantes

    Muito bom! Finalmente teremos oportunidade de discutir o assunto, o que a Justiça Eleitoral vinha sistematicamente impedindo. É o começo do que, no futuro, tem chances de se transformar na maior reforma eleitoral já havida no Brasil. Se levada às últimas conseqüências, uma investigação sobre estas arapucas chamadas urnas eletrônicas, poderemos estar diante da maior fraude eleitoral ocorrida em qualquer democracia no mundo. Não confio em nenhum meio eletrônico. No meu computador nunca “entrou” número de minha conta corrente nem de meu cartão de crédito. Não retiro dinheiro em caixa eletrônico, só na boca do caixa bancário. Quando compro pela internet, imprimo o boleto e pago no Banco. Não se iludam. Utilizar meios eletrônicos para assuntos importantes é a maior “furada”.

  3. Lineu Tomass

    AT. DEP. RATINHO JUNIOR.

    A MILITÂNCIA DO PSC AGRADECE A SUA OUSADIA EM QUESTIONAR E INVESTIGAR SUSPEITAS NAS URNAS ELETRÔNICAS, POIS NÃO É DE HOJE QUE ELAS EXISTEM.

    ORA, NÃO É DEMAIS APROVAR PROJETOS NA CÂMARA FEDERAL, QUE REGISTRE O VOTO DE CADA UM NUM IMPRESSO, PARA QUE ASSIM OS TRIBUNAIS ELEITORAIS, TEENHAM UM REGISTRO DO VOTO, E EM CASO DE SUSPEITAS FUNDADAS, QUE FAÇAM UMA CONFERÊNCIA DO VOTO, EM CONFRONTO DO QUE CONSTA NO “SOFTER” DA URNA ELETRÔNICA, COM O REGISTRO IMPRESSO.

    COM ISTO A JUSTIÇA ELEITORAL COLOCARÁ UM FIM NESTAS SUSPEITAS QUE SÃO ANTIGAS.

    LINEU TOMASS – SECRETÁRIO GERAL DO PSC.

  4. Erínio Vingador

    Tem vereador que comenta que existe a fraude SIM. Um falou que é só ficar de lho nos candidatos a deputados ligados à Polícia Federal, pois segundo ele, serãoos mais votados.Explicou que pega-se a urna, ese determinado fulano tem 3 mil votos nela, mil desses vai para o candidato já escolhido. Palavras de um vereador.

    FRAUDE total.

  5. Isabel Torino

    Encontro de Coligações, Partidos e Candidatos do Sul de Minas discute indícios de fraudes nas Urnas Eletrônicas nas últimas eleições.

    Movimento conta com a participação de representantes de 32 Municípios das Regionais Sul I e Sul II,perfazendo um total de 752 mil eleitores.

    Já ocorreram quatro reuniões, sendo que a primeira ocorreu no dia 31 de outubro passado, na cidade de Campanha/MG,a segunda ocorreu em Santa Rita do Sapucaí, no dia 07 de novembro e a terceira dia 12 de novembro,também em Santa Rita do Sapucaí e Piranguinho.
    No dia 13/12 representantes do MTSV No Sul de Minas ,foram ao1ºEncontro Nacional de Suspeita de Fraudes Nas Urnas Eletrônicas , na Cidade de Santa Bábara MG. No dia 27/12 terá outra reunião em Bom Repouso.

    Representantes de Partidos, de Coligações e candidatos após constatação de vários indícios de fraude nas eleições que ocorreram no último dia 05 de outubro em vários municípios, sempre questionados pelos eleitores que querem saber para onde foram os seus votos, decidiram compartilhar as constatações e discutir os indícios, visando contribuir na elucidação dos fatos e assim garantirem a lisura do pleito eleitoral.

    Os primeiros indícios foram descobertos por reclamações de eleitores sobre ocorrências de procedimentos contrários ao correto funcionamento das Urnas Eletrônicas nas últimas Eleições de 05 de outubro.

    Dentre estas ocorrências destacam-se:

    Fotografias dos Candidatos que apareciam no momento do voto eram divergentes da opção digitada pelo Eleitor;
    Não aparecimento de nenhuma fotografia de candidato que era a opção digitada pelo eleitor no momento do voto,o que poderia tê-lo induzido a anular o voto,na tentativa de corrigir seu voto. Fotografia que “ia” ao fundo da tela e “retornava” após ser acionada a tecla “CONFIRMA”;
    Necessidade de várias reteclagens para se obter a “confirmação” do voto;
    Finalização do voto antes que o eleitor digitasse a tecla “CONFIRMA”;
    Várias seqüências de urnas de um mesmo candidato apresentando números iguais de votos e todos pares;
    Registro de votos de eleitores já falecidos;

    Ante estas e outras ocorrências, soma-se:

    O resultado surpreendente e divergente do que apontavam as pesquisas;
    Previsão exata do resultado pelos vencedores, em número de votos e percentuais, inclusive percentuais dos votos válidos, dando quais os candidatos majoritários e proporcionais seriam eleitos;
    Coincidências estatísticas nos resultados (proporções e quantidade de votos quase constantes;
    Percentual de votos nulos, brancos e de abstenções destoantes das médias das outras urnas de um mesmo município,com um alto índice de nulos,o que vem a reforçar que o não aparecimento das fotos nas urnas pode ter induzido o eleitor a anular o voto;
    Soma de votos atribuídos aos candidatos, votos brancos, nulos e abstenções, restou maior do que o número de eleitores;
    Antecipação dos preparativos de comemoração pelos vencedores;
    Campanha modesta e desmotivada dos vencedores;
    Apostas com certeza dos resultados, inclusive com acerto sobre a diferença que as urnas apresentariam e os candidatos proporcionais que seriam os eleitos, mesmo em disputas acirradas;
    Omissão por parte dos vencedores na Fiscalização de “Boca de Urna” e intensificação na fiscalização do comportamento da Urna nas Seções de Votação;
    Dos Comportamentos que demonstram que os vencedores tinham certeza que os resultados que as Urnas apresentariam lhes seriam favoráveis;
    Pane no serviço de telefonia celular das 16h às 19h em várias cidades no dia da eleição;
    Suspeita da presença de “hackers” hospedados em hotéis em várias cidades nos dias que antecederam as eleições;
    Carga efetuada, pelo que já se sabe, em uma Urna Eletrônica no dia 03/10/08, sem a devida convocação de fiscais dos Partidos, das Coligações ou da OAB, conforme estabelece a Resolução do TSE,fato este que poderá se repetir em outros municípios onde possam,vir a ser permitidos a verificação das urnas;
    Irregularidades no preenchimento das atas de votação, com identificação de Urna Eletrônica com numeração inexistente ou repetida para Urnas de Seções diferentes;
    Todos estes e outros indícios serão discutidos no âmbito da Justiça para se apurar fraudes nas eleições, em especial no que tange a manipulações irregulares nas Urnas Eletrônicas e nos resultados das eleições.

    Em suas reuniões os representantes de 32 municípios da Região deliberaram sobre a tomada das seguintes providências:

    Que cada Município participante do Movimento Peticione à Justiça Eleitoral requerendo os documentos e arquivos de registro seguintes:
    Atas Circunstanciadas das Sessões Públicas de carregamento e inseminação de dados nas Urnas Eletrônicas utilizadas, inclusive das Urnas de contingência;
    Tabela de correspondência entre as Urnas Eletrônicas e suas cargas respectivas;
    Atas de Votação e Atas de Apuração;
    Arquivos com registros dos eventos de Log de todas as Urnas Eletrônicas, inclusive das utilizadas em contingências;
    Última versão do software “LOGVIEW” para conversão dos arquivos de log de arquivo binário para arquivo texto;
    Arquivos de Registro Digital de Voto – RDV, das Urnas Eletrônicas;
    Assinaturas Digitais dos Softwares de funcionamento das Urnas Eletrônicas e que garantem sua autenticidade;
    Espelhos e Boletins de Urna com resultado de votação dos candidatos (Proporcionais e Majoritários), por Urna e por Candidato.
    Que os arquivos e registros acima, referentes a cada Município, sejam periciados por técnico especialista a ser contratado pelo Movimento para posterior ajuizamento de medida cabível.

    Pedimos a colaboração da Imprensa para a divulgação das ações deste Movimento pela Transparência e Segurança do Voto Eletrônico (MTSV), como forma de obtermos resultados na apuração dos fatos.

    Desta transparência virá a legitimidade do pleito, a legitimidade dos eleitos, o fundamento das relações políticas numa sociedade que se quer democrática e de direito.

    Acaiaca, Andradas, Andrelândia, Arantina, Boa Esperança, Bom Repouso, Borda da Mata, Camanducaia, Cambuquira, Campanha, Cássia, Conceição da Aparecida, Formiga, Gonçalves, Guapé, Guaxupé, Heliodora, Inconfidentes, Itajubá, Lambari, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piranguinho, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, Sapucaí Mirim e Varginha.

  6. FERNANDA TAPEJARA PR

    Existi varios casos pelo Brasil mas percebo que os canditatos fraudados estao formando grupos separados e assim nao vao chegar em lugar nenhum na minha apiniao acho que devem se unir pois quando mas gente abracar essa causa mas consiguir acabar com essa corupcao eleitoral pois se nao conseguim acabar com isso pra que que nos cidadoes, Brasileiros somos obrigados a votar se nosso voto nao tem valor. E lembre se a uniao faz a forca………….

  7. Camila

    Em Euclides da Cunha Paulista – SP, existem vários indicios de que houve fraude na urnas, o resultado foi totalmente contrário do que diziam as pesquisas, o candidato a reeleição ganhou com mais de 10% na frente sendo que as pesquisas apontavam a candidata adversária vencendo com mais de 15% de diferença, e mesmo assim insistiam em apostar que o candidato vencia. A comemoração foi antecipada, pessoas digitavam o número da candidata e diziam que aparecia a foto do candidato ou fim sem que confirmassem, inúmeras foram as reclamações neste sentido. O prefeito reeleito fez 7 dos 9 vereadores. Todas as urnas estão nos B.U. como abertas as 8hrs em ponto, sendo que mesários afirmam que ao chegar às 7hrs já estavam abertas. A comemoração da vitória do prefeito eleito não tinha nem 1/3 da população presente na última passeata da candidata.
    A população está revoltada.
    A quem recorrer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.