3 ideias sobre “AI-5

  1. SYLVIO SEBASTIANI

    LÍ OS JORNAIS DE ONTEM E DE HOJE, HISTORIADORES FALANDO SOBRE O A.I.-5, ELES OUVIRAM FALAR, LERAM, SOBRE AQUELE DIA FATÍDICO, TRUCULENTO QUE ABALOU O NOSSO PAÍS. EU ERA SECRETÁRIO DO MDB DE CURITIBA, ATUANTE, OS PRESIDENTES, REGIONAL E MUNICIPAL DE CURITIBA, DEPUTADOS RENATO CELIDONIO E LÉO DE ALMEIDA NEVES FORAM CASSADOS, OS VICES PRESIDENTE DE CURITIBA, ABANDONARAM O PARTIDO, EU ASSUMI A PRESIDÊNCIA, COM PORTA DO PARTIDO ABERTA ESPERANDO ALGUNS COMPANHEIROS, ERA FUNCIONÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, QUE ESTAVA SOB O COMANDO DOS MILITARES.EU NÃO CONHEÇO ÁQUELE EPISÓDIO, EU PARTICIPEI, EU ESTAVA PRESENTE EU VÍ.EU IMEDIATAMENTE VISITEI TODOS OS CASSADOS DO MDB, e TAMBÉM UM DA ARENA, MIRAN PIRIH, QUE TINHA SIDO DO PTB. O OUTRO DEPUTADO CASSADO , SECRETÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E DA ARENA, ANIBAL KHOURY EU NÃO VISITEI PORQUE ELE FOI PRESO ANTES DO A.I.-5.

  2. SYLVIO SEBASTIANI

    ZÉ BETO, ME DESCULPE A INTROMISSÃO, MAS É IMPORTANTE DEIXAR REGISTRADO FATOS OCORRIDOS QUE ANTECEDERAM O A.I.-5. EXISTE MUITA DÚVIDA SOBRE A DATA DAS PRIMEIRAS CASSAÇÕES DE MANDATOS, QUANDO DO GOLPE DE 1964. O DIÁRIO OFICIAL , N°68 DE UMA SEXTA-FEIRA DO DIA 10 DE ABRIL DE 1964, NA PÁGINA 1 (CAPA) PUBLICA: “ATOS DO COMANDO SUPREMO DA REVOLUÇÃO. ATO N°1 SUSPENDE DIREITOS POLÍTICOS E ATO N°2 CASSA MANDATOS LEGISLATIVOS. NO ATO N°1 O PRIMEIRO DA LISTA É LUIZ CARLOS PRESTES, SEGUINDO JOÃO BELCHIOR MARQUES GOULART, JANIO DA SILVA QUADROS E OUTROS COMO LEONEL DE MOURA BRIZOLA, CELSO FURTADO E DO PARANÁ VÊM, AMAURY SILVA E MOYSÉS LUPION, NO TOTAL DE 100 NOMES, SUSPENDENDO DIREITOS POLÍTICOS. JÁ NO ATO N°2 O PRIMEIRO DA LISTA É O NOSSO PARANAENSE AMAURI SILVA E SEGUIDO DE OUTROS, O TAMBÉM PARANAENSE MOYSÉS LUPION, NO TOTAL DE 40
    NOMES.PERDEM OS MANDATOS LEGISLATIVOS. ASSINAM OS ATOS:’ O GENERAL DE EXERCITO ARTHUR DA COSTA E SILVA, TENENTE BRIGADEIRO FRANCISCO DE ASSISCORREIA DE MELLO E O VICE ALMIRANTE AUGUSTO HAMANN RADEMAKER. É UMA INFORMAÇÃO.

  3. NAGIB

    Eita, amigo Sylvio Sebastiani. Este sim conhece a história política paranaense e nacional. Um grande abraço.
    A propósito do AI-5, no jantar dos 52 anos da confraria “Boca Maldita”, o senador Álvaro Dias, como orador oficial, fez um belo discurso falando basicamente sobre a época da ditadura militar de 64. Muito aplaudido.
    Depois, falou o nosso vice-governador, Orlando Pessuti, com aquela simpatia que lhe é peculiar, relatando fatos envolvendo o verdadeiro e único MDB velho de guerra. Citou nomes de companheiros da resistência e os que tombaram na luta pela democracia.
    Com Álvaro e Pessuti, uma aula para todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.