13:01UFPR abre curso de mestrado para saúde bucal na infância e adolescência

A Universidade Federal do Paraná informa: 

A saúde bucal na infância e adolescência será objeto de estudos de Mestrado a partir do ano de 2009 na Universidade Federal do Paraná. A CAPES aprovou neste mês a pós-graduação e serão ofertadas 12 vagas nas Linhas de Pesquisa A “Epidemiologia das doenças bucais”; “Diagnóstico e tratamento das alterações bucais” e “Promoção de saúde, prevenção em odontologia e supervisão de saúde bucal”. Edital completo do programa estão na página www.pgodonto.ufpr.br. As inscrições já estão abertas e interessados em se inscrever têm prazo até o dia 4 de fevereiro de 2009. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. A data de seleção será de 9 a 13 de fevereiro de 2009 e as aulas começam em 23 de março de 2009. 
“O Programa de Pós Graduação em Odontologia, área de concentração Saúde Bucal durante a infância e adolescência, é o primeiro Programa Stricto Sensu da Odontologia da UFPR e tem por objetivo principal a formação de docentes e pesquisadores, com postura crítica e criativa, comprometidos com a transformação positiva da realidade em que atuam”, explica o coordenador Fabian Calixto Fraiz. Ele comenta que a atenção odontológica à criança é uma área considerada prioritária e isso se justifica não só devido à alta prevalência de alterações bucais, mas também em função do potencial de prevenção das patologias, promoção de saúde, intervenção positiva no núcleo familiar e diagnóstico precoce.
 
“Embora a demanda pela formação de docentes e pesquisadores nesta área seja grande, o Paraná não possui nenhum curso que atenda esta necessidade”, informa o professor. Segundo disse, a Universidade Federal do Paraná tem procurado desde 2002 – através do grupo de pesquisa “Supervisão de saúde bucal durante a infância e adolescência” UFPR/CNPq – sistematizar o conhecimento odontológico atual e produzir novos conhecimentos que facilitem ao clínico a execução da Supervisão de Saúde Bucal na Infância e adolescência. Outro aspecto que deve ser observado é a grande possibilidade de integração com outros programas e serviços que tenham um olhar para a infância e adolescência permitindo uma atuação interdisciplinar.

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