17:09Procuradoria Geral da União começa devassa contra paranaenses envolvidos com a “Máfia dos Sanguessugas”

Do Goela de Ouro:

A Procuradoria-Geral da União (PGU) entra nesta terça-feira (9), Dia Internacional Contra a Corrupção, no Ministério Público Federal, com as seis primeiras ações de improbidade administrativa contra mais de vinte pessoas, entre funcionários públicos e prefeitos de cidades paranaenses, que supostamente estariam envolvidas na máfia dos “sanguessugas”. Amanhã serão protocoladas mais duas ações.

A força-tarefa de combate à corrupção, criada há dois meses pela PGU, resultou até agora num total de 372 ações judiciais, que estão sendo ingressadas em todo o território nacional. Segundo o advogado geral da União, Vitor Pierantoni Campos, existem quase 140 casos suspeitos no Paraná, envolvendo em torno de 60 municípios. Pelo que foi visto até o momento, predominam atos de “permissividade” à ação da quadrilha em superfaturamento, aquisição de bens sem necessidade, falta de publicação de editais, constituição de empresas fantasmas com quadro societário de laranjas e licitações fraudulentas com empresas de um mesmo grupo.

O objetivo da força-tarefa é recuperar o dinheiro desviado dos cofres públicos em irregularidades identificadas na máfia das sanguessugas, e em condenações impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), além de casos de improbidades administrativas diversas. O trabalho é realizado com informações levantadas por várias instituições, entre elas a Controladoria-Geral da União (CGU). Só no Paraná, se forem confirmadas as suspeitas, a União poderá ser ressarcida em R$10 milhões.

“Com essa lei de improbidade administrativa, eles [os acusados] são atingidos diretamente no bolso. A pessoa rouba, mas a gente vai lá e toma de volta, além da perda dos direitos políticos”, explica Campos, lembrando que, ao ajuizar as ações, é requisitado o bloqueio dos bens dos acusados, evitando a dilapidação do patrimônio pessoal enquanto os processos tramitarem na Justiça.

Ainda de acordo com o advogado geral da União, no Paraná, até o final deste ano, devem ser propostas em torno de 50 ações de improbidade administrativa contra pessoas que possam ter alguma participação na máfia das ambulâncias. “O caminho do desenvolvimento só aponta um vetor: o certo. É importante que o povo fiscalize; cabe a ele combater esse mal que é a corrupção”, alerta. As ações desta terça-feira serão propostas à Justiça Federal de Curitiba, Ponta Grossa e Apucarana e se referem a casos em municípios das respectivas regiões. De acordo com o advogado, estão sendo montados também processos que envolveriam pelo menos quatro deputados federais do Paraná nas irregularidades – com a apresentação de emendas ao orçamento beneficiando o esquema. 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Procuradoria Geral da União começa devassa contra paranaenses envolvidos com a “Máfia dos Sanguessugas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.