14:20Celso Amorim diz que proposta do Paraguai para dívida da Itaipu é “irrealista”

Da Folha Online:

Em audiência pública realizada nesta terça-feira no Senado, o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim rechaçou a possibilidade de o Brasil aceitar a proposta feita pelo Paraguai sobre a dívida da usina hidrelétrica de Itaipu.

Pela proposta, a dívida da usina que pertence aos dois países (Brasil e Paraguai) de U$ 19,6 bilhões seria dividida entre os Tesouros dos dois países, mas o Brasil teria que arcar com a maior parcela – os R$ 19 bilhões – enquanto o Paraguai pagaria U$ 600 milhões.

Amorim disse hoje que a proposta é “irrealista” e que o Brasil não está disposto a aceitá-la. “Não aceitamos o argumento de que a dívida é espúria. O Brasil quer contribuir com o desenvolvimento do Paraguai, mas em outras condições. Essas proteções não são cabíveis, devem-se seguir os parâmetros de Itaipu”, disse o ministro.

Ao ser questionado por senadores se a postura do Paraguai e de países como o Equador – que contestou empréstimo junto ao BNDES – não são formas retaliar o Brasil, Amorim disse que não, mas ressaltou que é impossível ignorar a soberania brasileira entre os países vizinhos e admitiu que isso as vezes incomoda.

“Não creio que há objetivo de contestar a liderança do Brasil, até porque acho que o Brasil não busca uma liderança. (…) O Brasil é a maior potência da região, isso é fato, não tem como contestar. É o País que tem maior relevância internacional, agora se isso gera ressentimentos ou um misto de admiração, a nossa postura é procurar administrar com sabedoria esses sentimentos em beneficio do Brasil”, avaliou.

Brasil e Paraguai avançaram em três pontos em outubro
Na segunda reunião que os dois países realizaram desde a eleição do presidente Fernando Lugo para rediscutirem o Tratado de Itaipu, realizada no dia 26 de outubro, os dois lados avançaram em três pontos principais. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, ficou acertado o término das obras na subestação da margem direita da usina hidrelétrica, a gestão plena binacional e a fiscalização conjunta das contas pelos órgãos auditores de ambos os países.

As exigências mais polêmicas do Paraguai, no entanto, ficaram sem definição. O Brasil não aceitou a reivindicação da delegação do país vizinho de poder vender para outros países metade de sua energia excedente nem a revisão do preço qu eo Brasil paga pela energia do Paraguai. Esta foi uma das principais bandeiras de campanha de Fernando Lugo, que alega que nenhum país deve ceder um bem natural a preço de custo.

O tratado assinado pelos dois países na década de 70 determina que se um país não utilizar toda a sua parte da energia produzida por Itaipu deve vender o excedente preferencialmente ao país parceiro. Cada paíse tem direito a 50% da energia e o Brasil utiliza toda a sua parte (a energia de Itaipu corresponde a 20% do consumo brasileiro). Já o Paraguai utiliza apenas 5% da parte que lhe cabe. Todo o resto é vendido obrigatoriamente ao Brasil.

A Comissão Oficial de Negociação Brasil-Paraguai deve se reunir novamente na próxima quinta-feira (11) para seguir com as negociações e chegar a alguma conclusão antes do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo se encontrem na próxima semana, na Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, que será realizada na Bahia.

Compartilhe

2 ideias sobre “Celso Amorim diz que proposta do Paraguai para dívida da Itaipu é “irrealista”

  1. Edmond Dantes

    Estas contestações que o Brasil tem sofrido por parte de Equador, Paraguai, Bolívia e Venezuela, com também dos Argentinos em questões tarifarias do MERCOSUL, são fruto da diplomacia frouxa praticada pelo Governo, em especial, pelo assessor Marco Aurélio “Top Top” Garcia. Este cidadão tem que responder pelos atos impatrióticos que promoveu desde que passou a aconselhar o Presidente para os assuntos da América latina. Não dá para saber se assim age por pura incompetência e incapacidade intelectual, ou a soldo de alguns dos governos destes países. Acho que já passou da hora da Polícia Federal instaurar inquérito para apurar a quem o Sr, “Top Top” serve. A Diplomacia brasileira em relação a seus vizinhos tem que ser a praticada por qualquer potência regional: em momento algum pode permitir que sua liderança venha ser contestada e, caso isto ocorra, deve retaliar imediatamente e na mesma medida, nem mais, nem menos.

  2. LALO

    E D, cara vc disse tudo, eu pergunto quem essa gente representa?, porque tanto pesar, pelos bolivianos, equatorianos e paraguaios, será que não tem conluio, então se identificam tanto com eles vão com Deus e já tarde, será que não temos pobres aqui? Depois a Petrobrás quebra, será que o PTop PTop consegue, estão tentando. Deus que nos livre.
    Se bem que o o Fernandão Henrique Caridozo, na pessoa do seu genro David presidente da Petrobrás tentou mudar o nome para Petromax, pra negociar, lembram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.