7:40O poder de multar

por JamurJr.

Incompetência ou má fé? Eis a questão, como diria Watson, Holmes, Zé Beto ou Mazza. A  falta de preparo para a função de alguns  guardas da Diretran, nas ações de organização do trânsito nas ruas de Curitiba, é um espanto. Na terça-feira passada um exemplo disso e da truculência de um guarda, foi registrado com fotos em telefone celular, por um casal. Vestindo uma fantasia de soldado, o guarda postou-se no cruzamento da rua  Padre Anchieta com a Ângelo Sampaio, para “ordenar “ o tráfego. Alguém já disse que para se conhecer um homem é preciso, antes, dar a ele o poder. É o caso dessa gente que veste um uniforme e sai por ai como se fosse comandante geral da patuléia,  poderoso e acima do bem e do mal. Mas, voltando ao referido guarda. Um cidadão, idoso, que trafegava pela rua Ângelo  Sampaio, atravessou ( com sinal aberto) a rua  Padre Anchieta e ficou parado com metade de seu veículo bloqueando parte da Anchieta. Parou para não atropelar um “carrinheiro que se meteu em sua frente e obrigou a parada no cruzamento, bem em frente à “autoridade”. A ação do guarda foi uma demonstração de despreparo para atender o trânsito e conviver de forma civilizada com as pessoas que pagam seu salário com os  impostos cobrados (bem altos) pelos governantes. Fazendo cara de autoridade soberana , arrancou o bloco e passou a escrever. O cidadão vai pagar um multa indevida aplicada por um funcionário que mostrou despreparo para a função. Vai longe o tempo em que os guardas de trânsito usavam o apito nas ruas de Curitiba para ajudar nos congestionamentos, orientar motoristas, evitar estacionamento em fila dupla e toda sorte de pequenas infrações no dia-a-dia das ruas de uma cidade  grande.  É lamentável que o motorista curitibano esteja sujeito a constrangimentos  dessa ordem, enfrentando um trânsito caótico e guardas despreparados. Mas, será mesmo que esse tipo de funcionário é despreparado ou esta instruído para multar. Sim, porque, tudo indica que muitos desses governantes que fazem discurso em favor do povo nas campanhas eleitorais, quando assumem, só pensam em arrecadar mais dinheiro do cidadão para garantir mais empregos aos amigos, correligionários, parentes e afins.

Compartilhe

17 ideias sobre “O poder de multar

  1. regis

    a historia é comovente mas o guarda estava certo, infringiu, multa. eu nunca sou multado, porque não faço nada que a legislação não permite. para acabar com a “industria da multa”, é simples: respeitem a lei.

  2. SYLVIO SEBASTIANI

    JAMUR, NA SEMANA PASSADA ESCREVÍ UM ARTIGO COM O TITULO: TRANSITO CURITIBANO”, JOGARAM NA LATA DO LIXO. NINGUÉ ME DISSE NADA. A DIRETRAN (QUE DEVIA ZELAR PELO NOSSO TRANSITO) NADA FAZ , NÃO FUNCIONA.VOCÊ NÃO SABE SE ELES SÃO AGENTES DE TRANSITO OU DO ESTAR, A FARDA É A MESMA.É DE UMA INCOMPETÊNCIA FORA DO NORMAL.O QUE VOCÊ VIU JAMUR, É DIÁRIO, É CONSTANTE.EU RESIDO JUSTAMENTE NESSA ESQUINA QUE VOCÊ FALOU.ACIDENTES ALI É DIÁRIO. HÁ NECESSIDADE DE MUDANÇA COM GENTE “QUALIFICADA, DE TÉCNICOS, PREPARADOS”. EU TENHO AINDA COISAS PARA CONTAR!

  3. eurípedes

    Multar é preciso. Sim é preciso para sustentar o elefante branco que é essa diretran e sua madrasta urbs. Educar e fazer campanhas para melhorar a vida de todos, isso não interessa. Você acha que o guardinha de trânsito é desqualificado, imagine o chefe dele, que foi eleito com quase 80 % dos votos. Mesmo que pedestres e ciclistas tenham preferência no trãnsito, essa informação jamais se fará circular pelo simples fato de que nossa adminsitração se curva ao deus carro, não porque é bom pra quem usa, e sim porque ajuda a sustentar a parafernália da máquina pública, que funciona capengamente, sem atender as necessidades mais básicas de cada contribuinte, seja ele pedestres, cadeirante, ciclista, motorista educado ou motorista desqualificado. Por isso as extinções de vagas de estar, que deviam ser feitas para melhorar as calçadas e criar vias exclusivas para modais não motorizados é sempre tão questionada e anda a passos lentos, porque se não houver tanto carro circulando, estacionando irregularmente, quem vai sustentar o capilé da diretran e da urbs. Viva o carro, que polui nosso ar, que mata nossos filhos, mas que ajuda a arrecadar pro cofrinho do querido beto e sua corja de puxa-sacos.

  4. Delcio

    É a campanha: ” Visite Curitiba e ganhe uma multa!” que nunca sai de cena.
    O regis, deve ser um piriquito.

  5. regis

    educar? fazer campanha? meu filho, quando você tirou carteira fez prova sobre legislação. se passou, é porque a conhece. você é maior e vacinado, sabe ler o que está na placa de trânsito?, então faça o que a placa diz.

    faça como eu, respeite a lei e garanto que nunca será multado. repito, dirijo todo dia há 20 anos e nunca levei multa.

  6. Chico

    E desde quando é permitido, nos sábados, o estacionamento de automóveis nos pontos de ônibus da Mal. Floriano, em frente ao prédio da Caixa? No último final de semana, por exemplo, as pessoas tinham que saltar por entre os carros para entrar nos coletivos!!! Educação nota ZERO, não? E, em se tratando de furor natalino, o que dizer da plebe ignara?

  7. Delcio

    papai regis, se eu li direito, o cara nao infrigiu lei, ao atravessar a rua com sinal verde, ele teve de parar para nao atropelar o carrinheiro, ou quando alguem atravessa na sua frente vc finge que nao ve e passa por cima ?? o que agente sente é os guardas de transito, são “criados” para multar, nao interessando se o motorista foi ou nao responsavel pelo delito.
    Bom seria se todos que tiram carteiras respeitassem a lei, e acima disso respeitassem uns aos outros, com respeito tudo flui melhor, o transito, a vida, mas é dificil, depois que se acostuma a businar, xingar, multar .. é quase impossivel se reeducar. Abraços.

  8. eurípedes

    20 anos ou 50 anos dirigindo sem levar multa não prova que você não comete desrespeitos as leis de trânsito ou aos atores mais frágeis do sistema, apenas você nunca foi flagrado, só isso. O negócio da multa existe e é lucrativo, já a educação é algo que tem que trabalhar muito, pois eu fiz autoescola e ninguém me disse lá que eu deveria respeitar e dar preferência unviersal a pedestres e ciclistas, no entanto a lei existe. É óbvio que existem bons motoristas, mas a educação é um lembrete que deve sempre estar sendo enfocado nos direitos dos agentes mais frágeis do trânsito, que são as vítimas, muitas vezes fatais dessa cultura absurda do carro que se instalou na nossa sociedade, como se fosse um vírus letal, uma droga que é a pior de todas, até mesmo pior que o crack.

  9. franco

    é eurípedes, se alguém precisa lhe dizer que você deve dar preferência a pedestres e ciclistas, você está mal mesmo.

    respeite a lei e você não será multado, e quem precisa de campanha educativa para isso é um retardado e merece ser multado pela burrice.

  10. Ricardo

    A impressão que tenho é que as “autoridades do trânsito” precisam completar uma cota mensal de multas. Mostrar
    serviço para seus superiores…
    Mas deixo uma pergunta: quanto se arrecada mensalmente com multas e onde é aplicado todo esse dinheiro?
    Passo a palavra, ao senhor prefeito ou aos senhores vereadores.

  11. Edmond Dantes

    Pô, minha gente! Vamos prestar mais atenção quando escrevemos algo para não jogar a culpa em quem não deve. Não é um Guarda que estava multando, mas sim um Agente de Trânsito da Diretran que pratica esta conduta de forma absolutamente inconstitucional. Deveria, se cumprissem a Constituição, ser um Guarda (membro da Guarda Municipal), mas não é. Guarda é Guarda, Agente de Trânsito é Agente Trânsito. Os cultos estão “cafundindo” conhaque de alcatrão com catraca de canhão.

  12. euripedes

    Franco, francamente vc não compreendeu nada do que eu disse. Eu afirmei que nas autoescolas, não se toca no assunto da direção ser algo perigoso quando não levada a sério, por isso que estamos com um sem-números de motoristas que deveriam estar num hospício e não atrás de um volante. Estar atrás de um volante, tal como hoje acontece, ou seja, egoísticamente, sem considerar os demais é que é o problema. Pode saber que eu não preciso de nenhum tipo de educação pra saber que devo respeitar pedestres e ciclistas, pois afinal sou 49 % ciclista, 49 % pedestre, e apenas 2 % motorista, isso quer dizer que já abandonei o carro faz tempo, mas se por qualquer motivo me vejo obrigado a estar no comando de uma bolha, tenho a noção exata de que devo respeitar os pedestres e ciclistas e assim o faço. Agora, pra você que não soube ler direito, e para outros motoristas que não tem a mínima noção dessa hierarquia no trânsito é que há a necessidade de reeducação constante, campanhas, multas e assim por diante. Sou a favor de multar cada motorista que infrigir regras básicas de trânsito, no entanto vejo na indústria da multa um direcinoamento claro do que a prefeitura quer, ou seja, abocanhar um punhado de reais de otários motorizados, para alimentar um sistema que não resolve nada, não educa, não facilita a vidad de pedestres, não quer facilitar e não vai facilitar a vida de bicicletas, porque obviamente estes atores estão fora do alcance da caneta que multa. Seja um pouco mais inteligente antes de fazer qualquer comentário, senhor franco…. francamente, burrice, já estou farto, nessa medonha e chinfrim adminstração municipal.

  13. LUIS

    Em Curitiba, o acumulado de multas de 2008 já é maior do que o do ano passado. Até outubro, foram 461.068 notificações, quase dez mil a mais que em 2007 (451.758).
    Dados da propia Diretram

  14. essesciclochatos

    Ah, esses ciclochatos são um porre mesmo!
    onde é que já se viu circular de bicicleta por aí como se fosse um veículo!
    E pra piorar ainda se acham inteligentes! que coisa!
    Mal sabem eles que inteligentes somos nós que andamos de carro (ou melhor ficamos parados), contribuímos ricamente com nossa magnífica qualidade de ar, ainda de quebra fazemos um ótimo serviço de controle de natalidade (afinal é época de natal!) matando uns pedestres distraídos (que se acham no direito de invadir os espaço dos carros!). Somos nós que contribuimos para sustentar a indústria da multa, tão necessária para os cofres de nosso querido poder público municipal, somos nós que em grande parte contribuímos para reeleger um piazote-bineuronial que nos dará todos os binários para circularmos em altíssima velocidade. Somo nós os inteligentes! esses ecochatos, esses ciclochatos, são todos uns viadões que insistem em querer um mundo sem poluição, com mais democracia na distribuição dos espaços públicos. Ah, quem são eles… uns bostões.

    inteligentes somos nós os que não nos separamos de nosso quinhão de lata de mil quilos nem pra comprar pãozinho na esquina!

    e quem discordar que leia mais esta notíca (autofagismo no jornale):

    http://jornale.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16035&Itemid=52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.