7:39S.O.S. RMC

O repórter João Natal Bertotti, da Gazeta do Povo, deu uma geral nas delegacias da Região Metropolitana de Curitiba. Falta tudo, de policiais a vagas nas cadeias – e sobra preso. Em volta, um número espantoso: de janeiro a setembro ocorreram 558 homicídios na região. Há um ano, neste blog, um policial civil que trabalhou em algmas destas delegacias informou que “barril de pólvora” era pouco para descrever a situação. A falta de perspectiva, aliada à condição social quase degradante e parca estrutura oficial em educação, saúde e lazer, além da falta de aparelhamento na segurança, tendo como conseqüência a explosão do consumo e tráfico de droga, principalmente o crack, resultavam em casos como o do garoto que matou um pai de família para roubar R$ 2,00 para alimentar o vício. E ele alertava: “Ainda não sei como esse povo ainda não baixou  em peso em Curitiba”. Pelo jeito falta pouco.

Compartilhe

7 ideias sobre “S.O.S. RMC

  1. mãe desencantada com o mundo...

    verifiquem por favor, na praça do jardim ambiental, onde tem uma quadra de tênis, do lado da rua Atílio bório…é lamentável…O consumo de droga é diário, na frente de qualquer transeunte, e é facílimo saber quem são os traficantes, as mulas que fazem a entrega, e os imbecis que utilizam a droga…Pasmem, todos filhinhos de papai, com exceção do que entrega a droga( um homem que usa quase sempre um gorro vermelho, independente do calor…). E mais, o consumo vai desde baseado até droga injetável. O mais impressionante é que já houve inúmeras denúncias dos moradores que tem suas famílias expostas a esse absurdo para a guarda municipal, para a prefeitura, para a polícia militar e para a secretaria antidrogas, que aliás, levam sempre muito tempo tanto para a tender as ligações, quanto para verificar a denúncia, quando isso acontece, o que é raro! Acho que esse probelma já “baixou” aqui em Curitiba, mas todos fazemos de conta que vivemos em um mundo maravilhoso! ” É o horror!”

  2. pato

    ora, ora…
    já circulam com desenvoltura e há muito.
    adivinhem porque a região passeio publico, candido de abreu,
    riachuelo, são francisco é um dos mais robustos eixos da droga/violencia? porque é ali o terminal que trás o pessoal da rmc. sem preconceito, há muitos trabalhadores e o portão da cidade é só nome de bairro. ninguem quer, zulivre! alfândega.
    o buraco é bem maior e requer soluções a longo prazo. mas tem que começar. ora!

  3. UM BRASILEIRO

    Pela constituição o problema de segurança esta vinculado aos governos estaduais e federais, esta na hora do povo cobrar um restruturação na área de segurança.

  4. Pé Vermelho

    Carma brasilerada. O homi ainda tá desenhando o mapa da violência. Já foram cinco caixinhas de Johann Faber.

  5. Lineu Tomass

    CARO ZÉ BETO.

    “ONDE O ESTADO NÃO COMPARECE, FENECE.
    ENTÃO, A CRIMINALIDADE AVANÇA
    E A SOCIEDADE PERECE.
    ASSIM, PERDEMOS A ESPERANÇA”

    LINEU TOMASS.

  6. juca

    Esse Brasileiro ainda acredita em constituição, coisa estanque, enquanto o crime prospera.
    Não existe mais essa de o problema ser só do gov. estadual. Tanto que a prefeitura de Curitiba instituiu a Guarda Municipal.
    Prefeito Beto Richa, seja moderno e, cobre sim do gov. estadual mas faça sua parte. Prefeito de capitais têmque saber que as egiões metropolitanas são, sim, problemas das capitais. Se for contrário a isso nem deveria concorrer à reeleição.
    A quem esse prefeito quer provar o contrário? porque, então, a Guarda Municipal?
    AlôôôÔ…

  7. Alexandre

    Eu gosto da profundidade dos especialistas. Profundidade que é comida com farinha pelos jornalistas. Barril de Pólvora descreve tudo e qualquer coisa na imprensa nacional. Ou melhor, não descreve nada. Depois reclamam das metáforas do presidente da República. Especialista brasileiro, em qualquer assunto, só sabe usar metáforas ou adjetivos. Faltam especialistas um pouco mais substantivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.