7:59Neyde Machado da Luz, adeus

Viveu para cuidar dos seus e provar nesta Terra tão pesada, tão sombria, tão desprovida de sentimentos puros, que a qualidade de ser humano existe. As tragédias atravessaram sua alma e seu coração como se fossem enviadas para testar sua força de vontade, como se quisessem apagar até a Luz do seu nome. Ela recolheu-as nas mãos, guardou-as num canto, assim, como se tivesse o dom de olhá-las de vez em quando, afinal, ali estavam uma irmã e dois sobrinhos, e provavelmente chorava baixinho num canto de seu apartamento ali perto da Rodoferroviária, nas madrugadas da vida. De manhã, brilhava junto com o sol, porque é preciso viver, e havia muita gente para olhar e mostrar que é possível, que a vida comporta dores, mas que as alegrias precisam e devem ser maiores, para envover a parte negra, para que tudo isso tenha algum sentido. Atleticana desde sempre, adorava tomar sua cervejinha, nunca se desapegou dos amigos que fez durante todos os anos em que trabalhou no Tribunal Regional Eleitoral, brincava, dançava, contava piada, sempre foi ombro e colo, muito mais mãe do que tia Neyde, como era chamada por todos, parentes ou não. Nos conhecemos por conta das sobrinhas Sonia, saudosa Sonia, e Sandra Nassar. Não precisávamos conversar muito. A sintonia era imediata, principalmente depois que o caminho da sobriedade começou a ser trilhado por este que escreve estas linhas e chora a partida deste raro ser. Neyde Machado da Luz foi embora ontem à noite, aos 79 anos, para se juntar à irmã e aos sobrinhos que se separaram tão precocemente. Não vai nem precisar dizer “lá” que tomou conta direitinho de tudo, que mostrou que é preciso ter força, que foi solidária em todos os sentidos. Nasceu assim e transmitiu sua bondade nesta passagem perto de nós, privilegiados que somos. Obrigado. Amém.

O corpo de Neyde Machado da Luz está sendo velado na “Capela da Luz”, ao lado do Cemitério Municipal de Curitiba, onde será enterrado às 16h de hoje.

Compartilhe

7 ideias sobre “Neyde Machado da Luz, adeus

  1. sergio maranhão ritzmann

    foi exatamente assim zé beto, Neyde, embora solteira, nasceu e viveu em favor de sua família.
    …foi exatamente assim também para nós do Tribunal Eleitoral.
    Embora aposentada, estava sempre conosco, como figura emblemática, portadora, todos os dias, das tantas qualidades que você tão bem explicitou.
    hoje acordamos órfãos dessa maezona que deixou tantos filhos…
    neyde você estará sempre entre nós, amém.

  2. Vanderlei

    Conheci tia Neyde no apartamento dela numa quibada preparada pela Sônia, 25 anos atrás. Todos perdemos com a partida da Neyde, um ser humano que não conhecia limites na bondade e na simpatia.
    mas para a Sandrinha é uma perda do tamanho do mundo, que a Neyde era como mãe para ela.

  3. sandra

    Amigo,

    Você falou tudo. A Luz que ela tinha até no nome, permanecerá em todos nós, privilegiados que fomos em conviver com a “mãe de todos”, como sempre foi chamada. Ela foi única. Não há céu suficiente para recebê-la. Ela entrou em órbita, de onde continuará guiando os caminhos dos filhos, netos, sobrinhos e amigos (como você). E, é claro, comandando todas festas das quais amava participar. Obrigada pelo carinho em meu nome e das minhas filhas, Tabata, Gabriela e Vitória, as netas queridas da vó Neyde.

  4. Mario Machado da Luz

    É verdade a tia Neyde foi muito mais que uma tia para mim. Quando estudando em Curitiba a 30 anos atrás a Tia Neyde foi minha mãe fora de casa. Ela sempre tinha uma palavra de carinho e tambem um prato de comida….rsss.
    Depois ela foi nossa testemunha de casamento e sempre divertiu a familia toda. Rachel, Heloisa, Marcelo e eu seniremos muito a sua falta. temos certeza que ela estará ao lado de Deus na eternidade.
    Muito obrigado por tudo tia NEYDE.

  5. Mary Derosso

    Conheci a Neida, por intermédio da minha mãe, a Terezinha Derosso. Seus sobrinhos, meus irmãos e eu brincávamos muito, em nossa casa no Xaxim. Era uma grande festa, quando ela chegava trazendo a criançada. Nós nos perdiámos no jardim e no quintal brincando de Tarzã, Pirata, Bang Bang. Todos nós crescemos e seguimos nossos rumos, mas a Neide continuou nos visitando e sempre nos encontrávamos, em alguma festa. Alegre, cheia de vida e de amor. A tia Neide, deixa uma grande lacuna em nossas vidas, mas com certeza já esta lá em cima, tomando uma cervejinha com a truma que foi antes, preparar o caminho prá ela. Muito obrigada pelo amor que voce dedicou a todos nós. Mary Derosso

  6. Pedro Henrique

    Resumiu em poucas palavras tudo o que ela foi, e sempre será! Sou neto da minha querida e eterna VÓ NEYDE, morei com ela nos últimos quatro anos, onde pude comprovar o que eu e todos ja sabiamos a incrível..sensacional…extraordinária pessoa que era! Tudo o que tenho devo a ela, foi uma mãe pra mim, não tenho palavras para demonstrar tamanha gratidão que tenho e sempre terei a ela!
    Obrigado por TUDO oq fez em minha vida, e na vida de todos…
    seu querido neto Pedro Henrique

  7. Marcia Machado

    Tia Neyde foi minha madrinha que, embora distante geográficamente pois moro em Santa Catarina, sempre se fez presente. Por carta, presentes enviados através de portadores quando eu era criança. e mais recentemente o contato era por telefone. Era muito amada por mim e pelas minhas filhas Carla e Carolina. Quando eu era pequena minha mãe sempre dizia, “se tu precisares de uma outra mãe , será a tia Neyde que cuidará de ti”.
    Faz um pouco mais de um mês que estivemos juntas em Curitiba e apesar de estar frio e chuvoso e ela muito gripada, aceitou nosso convite e almoçamos juntas, foi muito bom.
    Sandra e filhas e Carlos Roberto e filho, não estivemos fisicamente com vocês nesse momento difícil, mas em oração nos unimos a vocês. Um grande beijo. Tenho certeza que o exemplo e o amor com que ela amou vocês nunca se apagará porque é um amor que vem de Deus .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.