11:50A agressão da Veja

por Hélio Teixeira e Ruth Bolognese, jornalistas

Doutora em ditar regras à sociedade, a revista Veja desta semana coloca em sua capa a foto de Luana Eger, 3 anos, como a “primeira vítima” da catástrofe catarinense. A capa é uma agressão à memória da menina e à sua família e, mais, é mentirosa, porque foi, é e será humanamente  impossível se identificar quem foi a primeira vítima das enchentes e desabamentos. O virtuosismo da Veja em impor suas regras de bom jornalismo esbarra no desrespeito a seus leitores. Milhares de fotos povoaram e povoam os jornais e a Internet, a maioria com retratos dramáticos do que ocorreu no Vale do Itajaí. A Veja se utilizou de 16 fotos na sua matéria de capa, NENHUMA de fotógrafo da revista. Todas elas foram burocraticamente compradas de agências, inclusive a da menina Luana, com crédito para “reprodução”. O texto da revista é um copidesque dos jornais e pesquisa na Internet, e, para disfarçar, dalgumas histórias de personagens da catástrofe.
A Veja já não era a mesma. Continua piorando.

Compartilhe

21 ideias sobre “A agressão da Veja

  1. Jeremias, o bom

    Agora que perceberam?

    Vocês pensam que estão indo a um velório, mas se trata de uma missa de dez anos de falecimento.

  2. Zóio da Sete

    O jornalismo da Veja está assim, digamos, prá nascer de novo, porque morreu faz é muitos anos. Só os patrocinadores é que acreditam nas manchetes, principalmente aquelas pagas para achincalhar o governo Lula.

  3. souza

    quem lê veja não é bom da cabeça, isso já tá mais que provado.

    é uma revista chinfrim, vendida, escrota… argh!

  4. Atento

    Já devia se chamar “Óia” há muito tempo. Sua credibilidade já não é a mesma de antes. Jornalismo fraco e decadente essa é a visão.

  5. Mariana

    Por que será que eles resolveram agredir a Veja? Será que estão criando uma revista e estão preocupados com a concorrencia??

    Gosto da Veja!

  6. PAULO SÉRGIO MOREIRA

    Zé, como amanheceu ??
    A Veja está adotando o slogan do sabão OMO. ” Se sujar faz bem”.

  7. Messias

    Não é bem assim. as pautas de Geral da revista realmente perderam foco, mas, quando quer, e turma de Brasília consegue coisas quentes. O Mainardi tb é foda, apesar da patrulha politicamente correta

  8. Bia

    É bom mesmo que jornalistas de alto calibre e experientes como Hélio, Ruth e Zé Beto exponham a canalhice da Veja, e que mais e mais cidadãos percebam o antijornalismo que a revista produz. O certo seria boicotar essa publicação, todo mundo parar de comprar e de assinar, pra ver se eles acertam o tom, abaixam o topete e se lembram do que é fazer jornalismo de verdade. Tem gente boa ali dentro, na reportagem, mas as chefias decidem tudo a portas fechadas e pronto. Impera a arrogância.

  9. JJ

    A capa foi infeliz. Concordo.
    Isso não quer dizer que a revista não vale nada. É de leitura obrigatória, gostem ou não dela. E é a que tem o mior número de assinantes e de leitores, entre as de interesse geral, no Brasil. Se fosse uma droga, teria menos leitores do que as suas concorrentes.
    Errou na capa desta semana. Nada mais que isso.
    Gostaria de entender porque existe um grupo de pessoas que ataca quem se destaca na nossa mídia. A Veja e a Globo são as campeãs em serem agredidas, mas são os veículos de maior audiência no país.
    Não estou dizendo que são perfeitas, nem corretas o tempo todo. Só não consigo entender o ódio que veículos líderes recebem de alguns.
    Será esta uma espécie de síndrome do pé-rapado nossa, dos brasileiros? Ou dos curitibanos?

  10. Lorena

    Dou uma olhada na Veja por obrigação profissional, mas há anos não tenho mais estômago pra ler seus textos pernósticos e editorializados. Além do mais, em geral falta conteúdo e tem sobrado sensacionalismo. A capa da semana passada, sobre a vida dos Nardoni na cadeia, em tempos passados não mereceria mais do que duas páginas escondidinhas lá dentro.

  11. Edmond Dantes

    Não é só a Veja. Todas as revistas semanais perderam o rumo. Assinei a “Isto É” a coisa de um mês, só para ver como anda aquela publicação. Joguei dinheiro fora. A única que, por ser relativamente nova, está “querendo” mostrar algo de diferente é a “Carta Capital”.

  12. LUIS

    ESSA REVISTA E RUIM A MUITO TEMPO,COMENÇANDO COM O MAINAIRDI
    PENA QUE AGORA ALGUNS ESTÃO SE TOCANDO
    AINDA BEM,MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA.

  13. Biscoito

    Putz véio JJ:

    Você parece o Hobin Hood às avesas, tira dos pobres e dá pros ricos!!!
    Globo, Veja e Atlético…
    Ambos ricos, poderosos e enganam o povão!!!!!

  14. Bigan

    É so fazer jornalismo com seriedade e com imparcialidade que o leitor não tem por que criticar, coisa que na Editora Abril e na Globo, ninguém faz, por estarem sempre servindo a quem paga mais.

  15. meandros

    “Se fosse uma droga, teria menos leitores do que as suas concorrentes.” Bom, como diz o Homer Simpson sobre a televisão: “um milhão de pessoas não poderiam estar erradas”.

  16. PAULO SÉRGIO MOREIRA

    Como confiar numa revista como a Veja que, em 2001 disse que o ministro José Jorge(do FHC) era de confiança restrita, sem comando e nem voz no comitê anti apagão? Na Veja dizia ainda que o ministro José Jorge não apita sobre os principais problemas de sua área. Pois bem, em 2006 essa mesma Veja apoiou escancaradamente o José Jorge! José Jorge foi candidato a vice do Geraldo do PSDB! Esssa revista, num papel disfarçado de fazer propaganda positiva ao Geraldo, burlou a Lei 11.300/06 qdo fixou outdoors em SP com “retratos” do Geraldo Opus Dei.

  17. souza

    o crack faz mais sucesso que a veja e a globo juntas. Será que isso lhe confere o título de uma droga de “qualidade”.

    argumento pífio esse de que numero de assinantes ou de leitores é sinal de qualidade.

    pra quem tem dois neurônios deve ser uma revista muito boa, pra quem usa mais do que dois fica sempre faltando uma coisa: a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.