8:46Zé Dirceu defende Roberto Requião

Nunca é tarde. Ontem, em seu blog (www.zedirceu.com.br), o ex-ministro José Dirceu saiu em defesa do governador Roberto Requião por conta da decisão da Justiça Federal que proibiu o governador de atacar desafetos e se auto-promover na TV Paraná Educativa. Confiram!

É gravíssima esta decisão da Justiça no Paraná (TRF da 4ª Região, em Curitiba), de proibir a livre manifestação do governador Roberto Requião em um canal de TV no Estado. Na minha avaliação é uma medida ilegal porque, pura e simplesmente, na prática, restaura a censura prévia, o que não temos no Brasil desde a extinção do AI-5 em 1979.

É decisão de “viúva” saudosa da ditadura militar ? A Procuradoria paranaense ousou pedir até a retirada de um programa do ar ! Não tínhamos algo tão sério e perigoso, no campo da liberdade de manifestação e imprensa, desde o fim do regime autoritário dos generais em 1985.

A medida abre um precedente perigoso. Não pode começar porque acende um rastilho de pólvora que, de repente, pode vir a acender em um ponto ou outro do país, com as conseqüências nefastas que todos conhecemos porque já as vivemos.

O governador é responsável por seus atos, pelo que diz e faz na TV e quem se sentir prejudicado tem direito, deve recorrer e lutar por reparação e pela prevalência de seus direitos na Justiça.

Estranho o comportamento da grande mídia, que deixou passar batido a medida, sem lhe conferir destaque. Vi uma única manifestação contra, a da Federação Nacional dos Jornalistas. A grande imprensa tem “rabo preso”, teme represálias, ou quer ficar bem com a Justiça perante a qual já responde e pode vir a responder por ações futuras?

Compartilhe

Uma ideia sobre “Zé Dirceu defende Roberto Requião

  1. sun tsao

    O governador é responsável por seus atos, pelo que diz e faz …

    Quem? Qual? A Requión?

    Este José deve ser uma gozador…

    Sun

  2. jose

    Duas observações ao tal do zé dirceu ( minúsculo sim):

    1) A TV que ele fala é PÚBLICA, deveria ser EDUCATIVA e é DO Estado do Paraná; não do Sr. Requião; se ele quer falar o que pensa que o faça com o dinheiro do seu bolso e não com o do contribuinte;

    2) Quando o atacaram pela imprensa, este zé dirceu, quis a mesma coisa, controlar a TV que é privada, ou seja, ele sempre pende para o mesmo lado: o dele….

  3. jango

    O “comissário” José Dirceu só poderia defender o desvio do poder, visto que ele foi um dos que o praticou e se deu muito mal. Ou não ?

  4. Matusalém

    Zé, você que é muito bem informado, me diga: esse Zé Dirceu é aquele mesmo que ontem ficou 6 horas numa mesa de cirurgia, no Recife, para fazer um implante capilar, ontem? Isso dá a medida da seriedade do cara, né não?

  5. Sérgio Meyer

    Distante do debate, engraçado mesmo é sempre ver, a cada esquina, a mesma ladainha: “NEM NOS MILITARES.. NUNCA, DESDE 1985..DESDE O AI 5 NÃO SE VIA ALGO ASSIM..”

    Oras, vão plantar batatas. Bando de chatos!

  6. Arrelia

    Iguais se amam e se defendem mutuamente. As ditaduras de direita e de esquerda são semelhantes, só mudam as vítimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.