8:05Duas revelações sobre Niemeyer e o museu

Duas revelações sobre o gênio centenário Oscar Niemeyer relacionadas ao museu que leva o seu nome em Curitiba:

– Quando o ex-governador Jaime Lerner decidiu contruir o museu, estava decidido a dar o nome do espaço cultural ao arquiteto que o projetou e que é seu amigo de longa data. Niemeyer recusou, porque, como todo mundo sabe, não é chegado a este tipo de salamaleque. Foi inventado, então, o “NovoMuseu”, que o sucessor, governador Roberto Requião, detonou na primeira oportunidade, para batizar o local exatamente com o nome do criador. Ao comunicar o fato a Niemeyer, este novamente recusou, mas foi informado que o decreto já estava publicado. Aí não tinha mais nada o que fazer.

– O “Olho” projetado por Niemeyer originalmente estava colocado em cima do prédio que já existe, também de autoria do arquiteto carioca. Montou-se então uma grande operação para convencê-lo a modificar o projeto, que, para quem viu, causaria estranheza. O argumento que conseguiu fazer o mestre mudar de idéia foi o técnico, obviamente: a falta de condições estruturais para viabilizar sua idéia original. Ele, então, mudou o “Olho” de local.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Duas revelações sobre Niemeyer e o museu

  1. Frik Van Trutta

    Coisas daquele que escreve certo por linhas tortas… A propósito – Oscar não acredita nele – mas ELE acredita no Oscar: um século de vida, e alguns séculos de fama por vir

  2. stella

    Nada como o jeitinho: vou te homenagear, queira você ou não e isso é uma ordem. Digo, um decreto. E não me retruque!

    Na real o Doidivanas se aproveitou pra ligar a fama do nome Niemeyer ao seu, de renomeador. E ainda botou a juburuzona lá dentro do olho, a mandar e desmandar. Ui que mêda.

  3. nelson padrella

    Com todo respeito que tenho ao mestre Oscar mas vou continuar chamando o museu de “Olhão”. Na Bahia tem um museu que se chama Unhão.

  4. minolta

    O museu é tão novo e já tem lendas
    Acompanhei a história. Na verdade ele, Oscar, não quis mesmo e jaime entendeu parecer ou de mau agouro, ou oportunismo mesmo.

  5. Frik Van Trutta

    Oscar vislumbrou, Jaime viabilizou e Roberto nomeou & e depois nomeou (dois sentidos para o verbo – registrar nome e dar empregos…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.