6:53Curitibocas

Do jeito que veio, porque vale conferir:

Uma noite para “curitiboca” nenhum botar defeito. Assim pode ser definida a de hoje, sexta (14) para quem for na Livrarias Curitiba do Shopping Estação a partir das 19h30. Os autores do livro “Curitibocas – Diálogos Urbanos”, João Varella e Cecilia Arbolave, farão um bate-papo literário. A apresentação estará a cargo do jornalista e blogueiro Alessandro Martins.

Também haverá uma exposição da fotógrafa Bruna Bazzo com os retratos dos personagens do livro. O cantor e compositor Plá, um dos entrevistados do “Curitibocas”, marcará presença com um pocket show. Para fechar o evento, será servido um coquetel. A entrada é gratuita.

“Curitibocas – Diálogos Urbanos” reúne 17 profundas entrevistas com interessantes personalidades curitibanas. O artista plástico Edilson Viriato, o ciclista (e super-herói?) Oilman, o cantor Ivo Rodrigues e a bruxa contadora de histórias Mila Behrendt são alguns dos personagens (veja a lista completa aqui). Os interessados poderão pegar autógrafos dos autores e dos entrevistados que lá estarão.

O livro
A obra traz à tona as histórias e opiniões de personalidades de Curitiba por meio de entrevistas. Todas as conversas são conectadas por uma história fictícia. Darcy é o enigmático protagonista que acidentalmente fica preso em Curitiba e conduz os diálogos em sua jornada pela cidade.

Para elaborar a lista das personalidades, escolher o título e elaborar a história, os escritores contaram com a colaboração dos internautas. Em abril foi lançado o Blog do Curitibocas para registrar os bastidores do projeto e receber sugestões. Lá postaram vídeos, áudios, trechos das entrevistas e diversas questões relacionadas com a futura publicação.

Quem são os entrevistados?
•    Efigênia Ramos Rolim (Rainha do Papel de Bala): Faz arte com lixo. Contadora de histórias e poeta.
•    Hélio Leites: Artista minimalista que cria histórias a partir de caixinhas de fósforos. Fundador do Museu do Botão.
•    Terezinha Hevane dos Santos (Borboleta 13 – Mulher da Cobra): Vendedora de bilhetes de loteria da Rua XV de Novembro. Sua fama se deve a sua potente voz ao anunciar a “Cobra” e a “Borboleta 13”.
•    Ademir Antunes (Plá): Músico de rua com mais de 30 discos gravados.
•    Nelson Rebello (Oilman): Ciclista e herói. Pedala todos os dias pela cidade com sunga e óleo.
•    Didonet Thomaz: Artista plástica que constrói poéticas visuais em casas de famílias curitibanas.
•    Edilson Viriato: Artista plástico moderno e transgressor. Conhecido internacionalmente por performances polêmicas.
•    Joba Tridente: Multi-artista. Formou parte da equipe do Nicolau, revista cultural publicada entre 1987 e 1994.
•    Paulo Cezar dos Santos Rodrigues: Professor universitário, maratonista e presidente da A.C.O.R.B.A. (Associação dos Corredores de Rua de Curitiba).
•    Juliano Rodrigues (Suk): Puxador da Fanáticos, torcida organizada do Atlético Paranaense.
•    Murilo Mendonça: Jornalista e estudioso das periferias urbanas. Por conta própria, trocou a vida de classe média-alta para viver em uma favela.
•    Mila Behrendt: Contadora de histórias, autora de livros infantis e pesquisadora de contos de fadas.
•    Irmã Custódia: Freira que defende o Concilio do Vaticano II. Trocou o hábito pela maquiagem. Canta, dança e agita os cultos.
•    Valdir Novaki: Pipoqueiro empreendedor que constantemente inclui inovações de marketing para melhor atender sua freguesia em seu carrinho.
•    Ademir Vigilato Paixão: Chargista.
•    Key Imaguirre: Professor de arquitetura da UFPR e fundador da Gibiteca.
•    Ivo Rodrigues: Músico e compositor líder da banda Blindagem

Compartilhe

Uma ideia sobre “Curitibocas

  1. Frik Van Trutta

    faltou o Henri Christo (aqui dublado pela Adriana Galisteu com uma batata na boca): “Meu Pai”… Preparem também um segundo volume só com os comentaristas e colaboradores deste blog…

  2. Frik Van Trutta

    e naquela famosa esquina portenha: “Intersección de las calles: “Corrientes & Parana”” encontramos uma referência ou à cidade de Paraná, Argentina, ou ao Rio Paraná…

  3. Frik Van Trutta

    QUOTE “faltou o Henri Christo (aqui dublado pela Adriana Galisteu com uma batata na boca): “Meu Pai”” – dublado pela LUCIANA GIMENEZ – sorry, nobody is perfect – ué, nós estamos improvisando ‘em linha’

  4. Hmmm

    Peraí! Mas não vai aparecer nenhuma curitiboca “legítima”? Tipo loira, prancha nos cabelos, com aquele calor humano e simpatia conhecidos nacionalmente….?

  5. minolta

    Um livro de curitibocas feito por um gaucho e cheio de gente que nem é daqui. “Viriado” é do interior, Efigenia é mineira, Didonet gaucha, Plá de Londrina, o Paixão é daqui?
    Bem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.