11:57Blogueira processa leitor por comentários racistas

Apenas para informação:

A jornalista e blogueira Rosana Hermann iniciou processo judicial, com o apoio da Opice Blum Advogados, contra um leitor que publicou comentários ofensivos em seu blog, o “Querido Leitor”. Entre junho e outubro deste ano, o leitor deixou quatro comentários no blog de Rosana, com conteúdo racista, homofóbico e anti-semita em textos sobre a Parada Gay de São Paulo e confissões pessoais. Ao invés de apagar os recados, Rosana resolveu procurar a Justiça. “O que eu puder coibir pra melhorar minha atividade de blogueira, farei”, explica.
O caso é o primeiro registro real que comprova que a noção de anonimato na internet é falsa. Os advogados já descobriram que o leitor acessa a internet dentro da área de concessão da Brasil Telecom. Rosana está coletando mais dados e vai entrar com ação para quebra de sigilo dos logs da operadora, que deverão indicar nome, telefone e localização geográfica do usuário anônimo. A jornalista, que já passou por caso semelhante em 2006, afirma que deseja levar o caso até o fim. “Até por uma questão de aprendizado, pra ver como a lei e as delegacias de internet funcionam no Brasil”. Rosana afirma que poderá também alegar prejuízos profissionais. Segundo ela, uma empresa desistiu de lhe entregar um projeto de blog corporativo após ler os comentários ofensivos.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Blogueira processa leitor por comentários racistas

  1. nelson padrella

    Enfim, uma notícia alvissareira. Betão, ponha-me por favor em contato com a jornalista e blogueira Rosana Hermann, que eu fui vítima de armação via Internet e fui condenado sem sequer ter sido ouvido pelo juiz.
    Na época, plantaram uma figura numa página que eu tinha e a pessoa em questão moveu processo contra mim e ganhou fácil, fácil. Então, se é possível descobrir quem acessou minha página poderei apresentar essa prova em juízo.

  2. O RUIM, jeremias

    Padrella é possível sim identificar, mediante autorização judicial, quem acessou sua página. Apenas é necessário ver se sua tentativa ainda é tempestiva processualmente.

    Quanto a Bolgueira Rosana Hermann, parece que ela está mais perocupada em aparecer, senão teria retirado os comentários ofensivos e aí sim processar o suposto ofensor.

    Se não fez, foi porque quis provocar um factóide e pelo jeito está conseguindo.

    Zé, você não vai fazer isso contra seus comentaristas, seu careca, com cara de bich…..(ops. é melhor se cuidar)?

  3. Edmond Dantes

    Não se viola comunicação de dados nem com decisão judicial. Só é possível o acesso a esta forma de comunicação em caso de decretação do Estado de Sítio. O Jornalista, ou qualquer outro profissional, que receba informação sigilosa em razão de sua profissão, não está obrigado a revelar a fonte a ninguém, neste caso, nem mesmo na decretação do Estado de Sítio. Tá escrito no “livrinho” (Constituição).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.