4:48Cartório de pai para filho

Da revista Istoé:

Está em curso no Congresso uma tentativa de se restaurar um privilégio abolido pela Constituição. Até 1988, o governo nomeava os tabeliães dos cartórios, que depois eram passados de pai para filho. Essa situação foi mudada com a Constituinte, que criou a exigência de concurso público para tabeliães – os titulares dos cartórios. O concurso deveria ocorrer para substituir titulares mortos ou aposentados. Mas muitos Estados foram adiando a efetivação da nova regra. Em Goiás e no Maranhão, por exemplo, nunca houve um só concurso. Hoje, há mais de mil cartórios dirigidos por tabeliães substitutos. Pois bem: um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do deputado João Campos (PSDB-GO) pretende legalizar essa situação efetivando, sem concurso público, esses substitutos – na maioria das vezes filhos dos tabeliães titulares, designados provisoriamente pela Justiça. A PEC já foi aprovada nas Comissões de Constituição e Justiça e Especial da Câmara e está pronta para ir à votação em plenário. “Cartório não é capitania hereditária e o Estado não é propriedade privada”, protesta o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto. “Vamos recorrer contra a PEC”, avisa. “Tem que haver cobrança dos tribunais para realizar concurso público”, diz o presidente da Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Bacelar. Apesar disso, ele defende que a PEC seja aprovada para efetivar os atuais donos de cartórios sem concurso, mas que depois sejam realizados concursos para novas vagas.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Cartório de pai para filho

  1. carlos barbosa

    O deputado vai ser expulso do PSDB? Ou esse baluarte da ética, ou o partido do saudoso Mario Covas assumiu, de vez, a bandeira da privataria e dos privilégios hereditários?

  2. Ana Karenina

    Caro Carlos Barbosa, o partido de Mário Covas é exatamente como os demais partidos brasileiros. Covas foi uma exceção, como outras que existem nos outros partidos. Não se iluda!
    Sobre a história dos cartórios, chamem o Movimento TRANSPARÊNCIA. Já está provado, “na história deste país”, que se o povo não berrar, não se manifestar, não fizer ouvir a sua voz, a mamata continua solta… com qualquer partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.