17:04131 príncipes da República

O secretário da Fazenda Heron Arzua está uma fera. Tudo porque, afirma, a imprensa fez um carnaval com o tal de imposto sobre herança sem verificar o que isso significa em números. A mudança vai atingir exatas 131 pessoas, ou seja, a turma da cobertura triplex. “São os príncipes da República, os privilegiados”, diz Arzua. Em arrecadação, isso significa R$ 61 milhões a mais nos cofres públicos, dentro de um universo de R$ 8 bilhões, segundo o secretário. O que ninguém atentou, ainda segundo Arzua, foi para o fato de o universo de contribuintes ter caído a 1/3, principalmente os mais pobres, que lutam a vida inteira para ter uma casinha, por exemplo, para deixá-la para os filhos.

Compartilhe

Uma ideia sobre “131 príncipes da República

  1. Jose Carlos

    Estranhas afirmações… Primeiro, deveria tratar-se de uma questão de princípios, para quem sempre pregou a diminuição da carga (ou seria canga) tributária que pesa sobre os contribuintes. Segundo, como S. Excelência pode afirmar o número exato de contribuintes, se o fato gerador é a transmissâo causa mortis e as doações…. Ou o número é pura adivinhação; ou se refere aos inventários e arrolamentos em curso (que, então, serão “atrasados” na Justiça para que o lançamento se dê no próximo exercício); ou então, ele é vidente, porque sabe quantos endinheirados vão morrer no próximo ano…

  2. Tarquinio

    O princípio previsto na proposta do governo é irretorquível. em qualquer país civilizado, o imposto é progressivo, ou seja, quem ganha mais, paga mais.
    Este governo que anda aí não merece confiança, nem sou quem vai defendê-lo, mas condenar uma iniciativa a priori, sem ao menos examiná-la, é irracional.
    O aumento do IPVA e das taxas do Detran é, sim, tarifaço para fazer caixa. Mas o imposto sobre herança é outra conversa. só não terá o apoio dos privilegiados.
    A reação da gazeta e de alguns deputados é típica de conservadores que não admitem mudar sequer as vírgulas do status quo.

  3. jango

    Antes de qualquer afirmação o ilustre Secretário deve explicar direitinho o que aconteceu com o orçamento e porque saiu de um lado e foi pro outro e continua falando de tributos e não explica o que aconteceu com o orçamento… não será este pretendido tarifaço tapa buraco do orçamento que ainda não ficou explicado ?

  4. Jose Carlos

    Se o princípio é tão perfeito, porque S.Exa. não modifica o ITBI, que tem alíquota fixa, e estabelece alíquotas progressivas para os valores das transmissões inter-vivos de bens imóveis. Não faz porque mexe com interesses de alguns aliados seus, que podem contribuir para campanhas eleitorais. Mortos não reclamam e não votam. Isso é conversa mole p’ra boi dormir…

  5. Zenni

    Esse Eron Arzua sempre viveu de fama sem sustentação com a realidade. ë um “consultor” tributário que nas horas`vagas diz que é secretário de estado. ganha dinheiro defendendo empresas para não pagar impostos enquanto que a estrutura governamental precisa de dinheiro para pagar os erviços públicos. Esse requião vem dar uma de paladino da moralidade. Pensam que o povo não vai enxergando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.