18:16Sindicato repudia agressão de sem-terra a jornalistas

Nota oficial do Sindijor:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná abomina a conduta criminosa de integrantes do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que nesta manhã mantiveram em cárcere privado três jornalistas que, no exercício de suas atividades profissionais, cobriam a entrega de uma ordem de reintegração de posse numa fazenda invadida pelo grupo em Cascavel. Os jornalistas Alessandro Rocha e Iane Santos Cruz, da CATVE (Canal 21), e Jonas Sotter, da Rádio CBN Cascavel, foram impedidos de sair da Fazenda Agropecuária Bom Sucesso, aonde chegaram na manhã de hoje acompanhando oficiais de Justiça que traziam o mandado. Cercados pelos militantes, os profissionais da imprensa ficaram retidos na propriedade por aproximadamente 50 minutos, período no qual foram insultados e ameaçados. A saída dos jornalistas só foi possível após a chegada da Polícia Militar. Ainda que se aceite a legitimidade deste movimento, é inadmissível que a manifestação política se converta em demonstração de truculência e autoritarismo, especialmente contra trabalhadores que – à margem de qualquer viés editorial que seus patrões tentem impor a seus veículos – se dedicam com profissionalismo à sua atividade. O compromisso histórico dos jornalistas é com uma sociedade efetivamente democrática e livre, por isso a classe não pode transigir com atentados às liberdades fundamentais de quem quer que seja, a começar com a de seus próprios membros, que têm um encargo adicional de ser a voz da sociedade. Aceitar estas agressões é aceitar que a imprensa pode ser tutelada, cerceada e calada – enfim, legitimar a opressão.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sindicato repudia agressão de sem-terra a jornalistas

  1. Pé Vermelho

    Infelizmente, esse antes admirável movimento que começou reivindicando justa paga pela cobertura de terras de centenas de agricultores com o represamento das águas do Paraná para a formação do lago da Usina de Itaipú, desvirtuou-se das suas reais e justas finalidades. Fez por perder a simpatia de enorme parcela da população brasileira. E episódio como o registrado neste blog não é repudiado somente pelo sindicato dos jornalistas paranaenses. É execrado por todos os que abominam o discutível dito de que os fins justificam os meios. Se o movimento (?) olhar novamente para o auditório há tempos lotado por entusiástica platéia que não lhe regateava aplausos, hoje verá centenas de cadeiras vazias. As palmas das minhas mãos já não ardem mais.

  2. indigndo

    zé, ao q parece, novamente, criancas teriam sido usdas como escudos do mst durante a ação. Alguma delegacia de proteção ao menor já não deveria ter interferido nisso ??

  3. Borges Junior

    Os jornalistas que se preparem, pois a valer a regra geral da pouco tendenciosa Secretaria de Segurança do Paraná, os jornalistas acabarão indiciados e os sem-terra serão as vítimas.

  4. nelson padrella

    Se é realmente verdade que jornalistas no desempenho de suas funções foram mantidos prisioneiros então está instalada a desordem, a brutalidade, e estamos a um passo da instalação oficial do fascismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.