10:29Chaleirar é preciso

Ah, sim, na platéia da “Escolinha” o verbo mais conhecido e praticado é “chaleirar”, imortalizado pelo genial Jackson do Pandeiro. O que significa? Procurem no Google, por favor.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Chaleirar é preciso

  1. Jose Carlos

    Chaleirar, nem precisa procurar no google. Este neo-verbo, surgiu na república velha para significar, bajular, puxar-o-saco, mais especificamente o saco do senador Pinheiro Machado, um caudilho dos pampas, que mandava e desmandava na politica brasileira na velha república… Como bom gaúcho, tomava o seu chimarrão, e os puxa-sacos, estavam sempre com a chaleira de água quentinha na mão, prontos p’ra não deixar esfriar o mate do chefão… daí chaleirar…. coisas da província gaúcha…. agora, socorro, comparar Pinheiro Machado com o arquiduque Robertão é muita injustiça com os gaúchos…..

  2. Jose Carlos

    EM TEMPO: Pinheiro Machado morreu assassinado…. nunca ficou provado se foram seus inimigos gaúchos liderados por Borges de Medeiros….

  3. Jose Carlos

    Eu também não sou gaúcho. Sou da grande metrópole fluminense, onde os gaúchos foram fazer suas gauchadas por muito tempo…

  4. Jose Carlos

    P’ra aumentar a confusão: quem tornou a expressão popular foi o carioca maestro Costa Junior, que fez uma música que fez sucesso no carnaval de 1909: ” Iaiá / me deixa subir esta ladeira / Eu sou do bloco / Mas não pego na chaleira / Na casa do Seu Tomaz / Quem grita / é que manda mais / Que vem de lá / Bela Iaiá / Ó abre alas / Que eu quero passar / Sou Democrata / Águia de Prata / Vem cá mulata / Que me faz chorar”. De leve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.