9:34Boa notícia que vem do lodo

O grande Jader da Rocha, fotógrafo e colunista do Jornal do Estado (http://www.bemparana.com.br/), informa que o pesquisador  Cleverson Andreolli, da Sanepar, doutor em meio ambiente e desenvolvimento, está em Cali, na Colômbia, apresentando o programa de Utilização Agrícola de Lodo de Esgoto na Latinosan 2007, Conferência Latino-Americana de Saneamento. Este programa, aliás, foi o vencedor na Região Sul e concorre ao Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, na categoria Processo, da Financiadora de Estudos e Projetos. Resultado de pesquisas científicas que a empresa estatal realiza desde 1988, o Programa de Utilização Agrícola de Lodo de Esgoto, implantado em 2005, é um complexo processo de controle que tem por objetivo assegurar a compatibilidade de uso do lodo com as exigências ambientais.
 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Boa notícia que vem do lodo

  1. Pé Vermelho

    Conheço o engenheiro Cleverson Andreolli desde a antiga Surehma. Cabra bom tá aí. Inteligente, honesto, simples, dedicado, discreto…e mal aproveitado. Pena que essas minhas verdades não vão prá sua ficha funcional. Deve estar lotada de testemunhos como os meus.

  2. duarte

    No Brasil existe algo chamado Conama, não sei se vocês sabem. Pois bem, uma resolução do Conama classifica o lodo de esgoto segundo a redução de patógenos. Até hoje, os ténicos da Sanepar só se enrolaram para dizer se o lodo que produzem é do tipo “A” (com menos patógenos) ou “B” (descartado em países civilizados). O “B” existe uma série de restrições para aplicação na agricultura – coisa que não acontece por aqui. O que a Sanepar faz é jogar um pouco de cal em cima da merda e distribuir entre produtores rurais. Até hoje, nenhuma análise séria mostrou que o lodo produzido é do tipo A. Pode avisar o Jader que o Conama existe e que a legislação que trata do assunto é rigorosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.