11:19A pracinha não sumiu

E a Pracinha do Batel, hein? Ela não sumiu, a banca está lá no mesmo lugar, as floriculturas também, tudo limpinho e a rua que corta o chamado logradouro está funcionando bem. Cadê aquele rapaz que se amarrou numa árvore para protestar contra as obras? Ele podia voltar lá e repetir o gesto. Basta colocar uma plaquinha no pescoço se dizendio instalação de arte. Ia ficar bonito de ver.

Compartilhe

Uma ideia sobre “A pracinha não sumiu

  1. Carlos

    Ele não sumiu não, Zé Beto, ele até foi entrevistado pela Gazeta ontem:
    http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/parana/conteudo.phtml?tl=1&id=712241&tit=Conjunto-de-obras-vai-permitir-ligacao-entre-os-bairros-gua-Verde-e-Bigorrilho

    Uma nova obra lançada pela prefeitura de Curitiba deve transformar, em pouco tempo, um dos últimos trechos ainda pacatos do Batel. O terreno da antiga sede da Sociedade União Juventus – destruída por um incêndio há pouco mais de um ano – já foi cortado ao meio e vai ganhar um shopping de decoração e um supermercado. Entre os dois centros comerciais, passará uma nova e ampla rua, com a missão de ligar os bairros Água Verde e Bigorrilho.

    A partir do início do ano que vem, oito ruas vão passar por obras e mudanças no trânsito para compor a ligação Água Verde–Bigorrilho. A principal obra – que começou na semana passada – é a abertura definitiva da Rua Desembargador Costa Carvalho, que vai cruzar a área onde funcionava o clube polonês.
    Após a reestruturação da Carneiro Lobo e a abertura da Costa Carvalho, será criada uma ligação direta entre a Avenida Getúlio Vargas, no Água Verde, e a Padre Agostinho, no Bigorrilho, cortando a Avenida Batel. O objetivo, alega a prefeitura, é facilitar o tráfego na região e nos bairros adjacentes, incluindo o centro da cidade.

    “Na verdade, esse projeto está sendo construído há uma década já e aos poucos essa ligação está se consolidando”, explica o coordenador do plano de mobilidade urbana e do Programa Circulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), José Álvaro Twardowski.

    Quem entende de trânsito aplaude a iniciativa. “Essa ligação é importante porque não existem grandes opções naquela região para cruzar a cidade no sentido Leste/Oeste”, comenta o engenheiro civil e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ricardo Bertin.

    Nem todos concordam. O coordenador do Movimento Amigos do Batel, Rafael Xavier, que acompanhou a abertura da Pracinha do Batel e o movimento na Rua Carneiro Lobo após as obras, duvida que a mudança possa trazer benefícios aos moradores da região. “A comunidade do Batel não sentiu melhoria alguma no trânsito com a abertura da praça e eu acredito que isso também aconteça naquela região”, reclama.

    Moradores e comerciantes das proximidades da Desembargador Costa Carvalho já estão se preparando para a mudança. “O aumento do movimento não me incomoda porque a mudança vai trazer melhorias para todos”, afirma a dona de casa Sandra Marcolini, que mora no Batel há 20 anos.

    Apesar dos benefícios, os moradores acreditam que a região deixará de ser residencial e passará a ter um caráter comercial, opinião que também é defendida por Bertin. “O uso do solo sempre é indutor das mudanças no bairro e ele vai ser alterado com a abertura da Costa Carvalho”, afirma. No entanto, para ele, a mudança é essencial “porque a cidade estava precisando de uma reorganização no sistema viário para que haja o desafogamento de algumas vias.”

    O coordenador do Ippuc explica que, depois de concluídas as obras, as ruas passarão a compor três binários: Desembargador Costa Carvalho/Euclides da Cunha, Gastão Câmara/Jerônimo Durski e Alameda Júlia da Costa/Alameda Princesa Izabel. Ainda não há, porém, previsão de quando todas as obras serão realizadas porque elas dependem de editais de licitação que ainda não foram abertos.

  2. Zóio da Sete

    Opa, péralá Carequinha, vai dizer que aquela aberração que fizeram lá ficou boa? Pelamordedeus, aquela rua no meio da praça simplesmente detonou o espaço público…

  3. Vigilante

    O trêfego rapaz agora está fazendo auê em cima da abertura da COsta Carvalho, que vai passar onde era o antigo Clube Juventus. Pergunto: ele não é um desses comissionados do governo? Será que tem tanto tempo disponível para ficar zanzando por aí?

  4. zebeto

    A questão não é essa, amigo Zóio da Sete. A questão foi todo aquele bafafá, aquele terrorismo porque, como se anunciava, iam acabar com a praça. A praça está lá, funcionando como praça, ou duas praças. Não disse que era bonita ou feia. Se você acha aberração, tem todo o direito de achar. Se você passa com seu carro ou sua bicicleta pela rua que corta a praça, também é uma opção. Grande abraço. Continue assim. Saúde.

  5. cegueta da iguaçu

    O tal Zóio não é aquele mesmo que está sempre contra tudo o que os ouitros estão a favor?

  6. Márcio

    Esse tal de Rafael Xavier não é sobrinho do ex-secretário de falta de saúde do Bob? Não é ele que anda anunciando que vai sair candidato a vereador? Não é ele que não mora no batel mas faz de conta que mora? Será que alguém crê nesta farsa?

  7. Tutu

    A pracinha da paz celestial do batel foi algo muito comico, de fato. Pena que estes se dispoe a bizarrices desta forma, e não a coisas verdadeiramente úteis.

    Se fosse o Requião cortando a praça, esse piá se amarraria mais ainda no saco do chefe, ao invés da árvore.

  8. Rodrigo Mori

    Ahhhhhhhh quero um emprego no governo também!!! Não precisa nem saber escrever… afinal colocaram praçinha com “ç” hehehe

    Será que a COHAPAR aceita analfas? Pois tem gente que fica por lá esperando as proximas obras do Beto somente pra fazer festa junina na frente…

  9. Ka

    Será que o Batel não tem nada mais para ser visto e reivindicado do que a obra na praça? Esse tais Amigos do Batel não fazem nada mais do que militancia política?

  10. Ricardo Jabur

    A questão não é essa, Zé Beto. O fato é que a obra ficou um lixo. A rua que corta a praça está em desnível, torta e a travessia é realmente perigosa. Eu mesmo evito passar por lá porque sei da confusão que dá quando vem um carro em direção oposta. Pânico.
    Mas, se era pra ser, já é.

  11. Vini

    Para informar:

    1. a rua que corta agora a pracinha obedece a antiga rua que existia na década de 70 no mesmo logradouro. Se está torta, é porque seu desenho original é assim.

    2. deve mesmo estar em desnivel, pois é a única forma de diminuir a velocidade dos veículos.

    3. a contramão da des. costa carvalho é temporário, pois a contrução do binário fará que esta rua seja de mão única.

    4. críticos bobos e requianistas de plantão devem se ater a salvar o governinho do estado e deixar a prefeitura com suas obras.

  12. Ricardo Jabur

    Para retrucar:

    1. O desenho original da rua é do tempo das carroças. A Prefeitura não conseguiu fazer uma adaptação mais moderna?

    2. O desnível acompanha o desenho torto da rua. A Prefeitura não pensou em nivelar o lugar ou é uma estratégia para poupar dinheiro? Eu já li sobre esse mesmo tema acerca das saídas de garagens na Linha Verde.

    3. Enquanto a rua não é liberada em mão única, não seria prudente destacar uma equipe da Diretran para orientar o motorista que trafega pelo local? Ou eles só servem para aplicar multas?

    4. Cidadãos comuns podem fazer críticas à administração do teu chefe sem ser confundidos com funcionários do Requião? Afinal de contas, Curitiba não é mais a cidade da gente?

  13. Jussara

    Essa turma do Beto está é preocupada pois o Rafael é candidato a vereador, e suas bases xavieristas tem muito $ e vão elege-lo vereador de Curitiba.

  14. Bob Rek

    Respondendo o Ricardo Jabur, Claaaaaaro que pode criticar! Desde que não tenha cargo em comissão e que não use o horário de trabalho pra correr atrás da administração pública municipal…

  15. Borges Junior

    É Jussara, as “bases xavieristas” elegerão o Menino Rafael, com muito dinheiro. Pois eu ouso discordar, acho que nem com muito dinheiro e com reza brava, os simpáticos Xavier elegem alguém. Vamos recordar do fiasco da campanha do Doático Santos, bancada e liderada pelos Xavier, naquela oportunidade com apoios de peso, como L.C.Romanelli e Maurício Requião, que penso não se meterão nessa aventura.
    Se o Doático, que tem lá seu currículo, foi vereador, discursa bem, é militante antigo e um incendiário, foi aquela vergonha em 2004, imagine o rapaz aí, que está mais p/traque do que para incendiário. Creio que as suas previsões meteorológicas ou zoodicais devem ser melhores do que as políticas.
    Todavia, é bom que o Menino não passe vontade e exerça a sua cidadania. Que mal pergunte, você que sabe tão bem das finanças da família Xavier, informe aos leitores se o auemento da receita coincide ou não com o ano de 2003 pra cá. Só por curiosidade, afinal são todos pessoas probas e honradas e a estreita proximidade com o governo de Requião, que iniciou em 2003 e terminará em 2010, é mero detalhe. A curiosidade, é porque antes não se sabia nas hostes políticas que os Xavier possuiam tanto dinheiro como você está a afirmar. De duas uma, ou eles realmente não têm e você está mal informada, ou eles têm, você sabe, é uma boquirrota e, como boa fofoqueira, poderia esclarecer a nossa curiosidade né Jussara?
    Por fim, realmente o Beto Richa deve estar preocupadíssimo com o Menino Rafael, que, provavelmente para ele, deve ter a mesma importância política que um vereador de Quixeramobim tem para o Presidente Lula. Acho que exagerei na importãncia do rapaz.

  16. Zóio da Sete

    Caraca, o Rafael Xavier tá eleito, pelo menos é o que transparece no medo dos apaniguados do Beto Richa. Aliás, desculpem, não posso falar mal do mauricinho do Country Club que logo vou ser taxado de funcionários do Requião.
    Ô turminha fraca de argumentos esta da prefeitura…

  17. nos zóio

    Zé Beto meu amigo

    Cuidado! Voce pode perder seu emprego a qualquer momento! Esse comissionado aí está com um blog, e pode te desbancar de tão bom que é!!! hauhauhauhauhau

    Não sei se é pior ser cego ou ver gente assim fazendo de conta que tem competencia…

  18. Joio do trigo

    Rafael Xavier Xuvartz tem competencia sim! Competencia pra interpretar a peça “PraÇinha da Paz Celestial” na Praça do Batel, com direito a gritaria e imitação de macaco segurando árvores dele e de seu namorado japonês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.