10:10A cidade que a gente vê

Por Mané Pinto (sobrinho de Mané Galo, morador no bairro Água Verde)

Um documentário exibido recentemente na televisão francesa que é sintonizada aqui na TV a cabo mostrou o sistema de transporte coletivo de Curitiba, classificado como um dos melhores do mundo. Não disseram de que mundo. Apareceu o Jaime Lerner falando maravilhas dos ligeirinhos e seus parceiros, entre comentários onde insistia em que o nosso transporte coletivo é melhor. Melhor que Palmeira dos Índios, São Jerônimo, Guaraqueçaba? Só pode ser, porque transporte coletivo de qualidade que se saiba é metrô, que no Brasil há poucos e não são os melhores do mundo. Parece que o espírito bairrista da cidade ataca os políticos que assumem o poder com força total. É só assumir o cargo e o cidadão sai por aí falando maravilhas sobre coisas que só ele vê. As ruas da cidade estão lotadas de veículos, a prefeitura não tem projetos anunciados para melhorar o fluxo de carros e insiste em dizer que todos devem se amontoar nos péssimos ônibus para se deslocar na cidade.  Quem não gosta de ônibus deve usar as ciclovias que eles inventaram inspirados não se sabe onde. Tem um dessas ciclovias que foi construída no passeio da Avenida Iguaçu passando rente aos portões de garagem de prédios, colocando em risco os ciclistas e moradores que precisam de grande atenção ao sair de suas residências para evitar atropelamento. Quando chove ou falta energia elétrica, os sinaleiros apagam, os guardas de trânsito somem e o caos se instala nas ruas. Guarda de trânsito deixou de ser o funcionário que orienta e organiza o fluxo de tráfego em áreas de congestionamento para se dedicar à função mais lucrativa para os cofres da prefeitura: multar que estaciona além da hora, quem trafega sem cinto ou falando ao celular, mesmo que não tenha telefone. Qualquer observador mais atento pode constatar que a Curitiba é uma bela cidade muito mais pelos cuidados das pessoas que aqui vivem do que pelos acertos e interesse de políticos que no governo só pensam em reeleição e fazer obras que rendem alguns votinhos. 
 

Compartilhe

Uma ideia sobre “A cidade que a gente vê

  1. Iaco

    Nesta semana tivemos um fórum de transportes no Estação Convention Center muito esclarededor…
    Claro que em teoria a “solução” é o metrô. Perguntada, a população de Curitiba também diz querer o metrô. Mas será que continuaria querendo o metrô (que terá de ser integrado à RIT) pagando uma tarifa de R$2,50? Sim, alguém terá de pagar pelo metrô e este alguém é o usuário do sistema todo.
    A proposta do metrô de Curitiba é a de ser instalado sob as canaletas dos ônibus no eixo norte-sul indo do Cabral até o Pinheirinho. Ora, a Prefeitura está construindo a tal “linha verde” na antiga BR116 exatamente para desafogar o fluxo do eixo norte-sul. O metrô então proposto servirá às classes A e B que residem na João Gualberto e na 7 de setembro?
    Se a solução é o metrô ou não, isto deve ser muito bem discutido com a população e não imposto por quem não sai de tras da prancheta. Aliás, discussão melhor seria: o que dá pra fazer com o transporte e com o trânsito com um bilhão e meio de Reais, que é o custo estimado do tal metrô?

  2. Ricardo Jabur

    Ué?
    Eu li por aí, hoje mesmo, que 92% dos curitibanos aprovam o trabalho das empresas de ônibus.
    O Mané Pinto deve ser um desses 8% de insatisfeitos que só vêm o lado ruim da nossa cidade perfeita.

  3. Camila

    Bem acho que o Mané Pinto não morou em outra cidade, como eu agora que estou em Brasília e digo… metrô não é assim tão maravilhoso como dizem por aí… principalmente se o governante não tem planejamento… como aqui em Brasília cujo metrô, até pouco tempo atrás, funcionava somente até as oito da noite e tem poucas paradas e custou uma fortuna bilionária, aproximadamente 3 vezes o orçamento inicial… coisas de governo….
    Mas tenho, e muita saudade dos ônibus que eu reclamava tanto quando morava em Curitiba… só morando em outra cidade e dependendo de transporte público para saber…..
    Bem no início deste ano sabe quem veio para Brasília??? Jaime Lerner… sim implantar o modelo de transporte público de Curitiba… que sim é muuiiito melhor do que o que existe aqui…

  4. José

    Só faltou ele escrever “Jeime”, pára com esta fobia: o nosso transporte coletivo é bom sim, se vc não acha, vá andar de ônibus em Sampa ou no Rio de Janeiro, isto para não falar de outras cidades, experimenta Belém por exemplo…

    Curitiba tem problemas, e muitos, mas como todo “crítico” que se preza, vc tenta destruir o que tem de bom sem mostrar nada de novo… e ah: em qualquer cidade do mundo, do porte de Curitiba, quando falta energia os semáforos apagam!!!

    O que vc não sabe é que em 1975, um prefeito implantou um sistema de controle de tráfego computadorizado em Curitiba, que com as devidas evoluções e adaptações funciona até hoje, pesquise quem foi…Aliás, aí na água verde, nesta época os semáforos já tinham inteligência; inspire-se!!!

    A única coisa que concordamos é a atuação dos guardas de trânsito, mas isto também é comum no mundo todo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.