5:01Concretude

Em entrevista a IHU On-Line (UOL), João Pedro Stédile, líder do MST, deu esta resposta sobre o que considerava o maior legado de Che Guevara para a cultura e a política latino-americana:

“O maior legado de Che para a cultura latino-americana foi ele ter dado concretude, na prática, nas suas ações políticas, à defesa do velho sonho da pátria grande americana. Ou seja, ele soube interpretar que o nosso continente tinha sido dominado por uma forma específica de capitalismo que subordinava a todos e todas. E que, ao mesmo tempo, havia uma formação antropológica, sócia e cultural, que transformava o povo de cada país num imenso povo latino-americano. Além disso, compreendeu que o futuro desse povo, independente do território específico em que morava, seu destino, seu futuro, estava unido. Não é possível a libertação de um só país, de um só povo latino-americano. Nesse sentido, as idéias agora recuperadas e colocadas em práticas pela ALBA (Aliança Bolivariana das Américas) são a concretude de seu legado.”

Imagina-se o que significa para Zé Moela e sua companheira Maria Canela Fina ouvir isso, sob o plástico preto de uma barraca de invasão, num dia de sol de rachar o penico.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.