16:12Osmar Dias entra na briga para baixar tarifa do pedágio

Para registro e discussão:

“O senador Osmar Dias (PDT-PR) defende que o preço das tarifas de pedágio no Paraná seja revisado com urgência, a partir de acordo entre o governo federal, o governo do Estado e as concessionárias de rodovias. Na opinião do parlamentar paranaense, a União tem a obrigação de dar a contrapartida ao Estado para baixar o custo das tarifas, com a aplicação nas estradas paranaenses dos recursos da CIDE, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, conhecida como o imposto dos combustíveis. O modelo de privatização de novas rodovias federais, definido nesta semana, prevê investimentos do governo com o dinheiro do imposto. “O paranaense não pode pagar duas vezes. Pagamos a CIDE e o pedágio. Para reduzir o pedágio neste novo modelo o governo federal dispensou as concessionárias do pagamento do valor da outorga, fixou a taxa de retorno do investimento abaixo de 10% e ainda vai aplicar recursos do imposto dos combustíveis. No Paraná, as empresas arcaram com o valor de outorga e têm taxa de retorno que chega a 20%. São pontos de contrato que encarecem a tarifa e ainda por cima não temos nenhuma contrapartida da União”, observa o senador.
Na opinião de Osmar Dias, a população paranaense não pode pagar a conta da dos altos valores das tarifas dos pedágios. “Não é possível que o cidadão pague a tarifa mínima de R$ 10,90 para rodar num trecho de cerca de 100 quilômetros, entre Curitiba e Paranaguá quando irá pagar R$ 5,15 para seguir até Florianópolis, numa viagem três vezes mais distante”, salienta o senador.
Osmar Dias considera que governo federal tem a obrigação de corrigir esta discrepância e, segundo ele, pode fazer isto destinando recursos da CIDE para as estradas já pedagiadas no Paraná. “É necessário que haja a discussão entre as  partes envolvidas: União, Estado e as concessionárias para o benefício do Paraná. Não se trata de discurso político, mas de um dever ético para com os cidadãos. Se for para compensar os investimentos privados que isto seja feito com os recursos disponíveis de um imposto que foi criado para a infra-estrutura, o que pode favorecer os usuários com a diminuição da margem de lucro das concessionárias. Se privatização com valor de outorga pressupõe a manutenção de pedágios caros, conforme acontece no Paraná, que isto seja revisto e renegociado nos novos moldes definidos recentemente”, defende o senador pedetista.”

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Uma ideia sobre “Osmar Dias entra na briga para baixar tarifa do pedágio

  1. Ricardo Jabur

    Ai, que bunitinhu.
    Agora que a coisa escancarou de uma vez e todo mundo sabe que o valor cobrado aqui é ridículo ele se pronuncia.
    Ai que cuti, cuti, como é lindo esse meu Osmazinho.

  2. analista

    O senador está certo. Lula e o PT querem fazer um
    carnaval sem cobrar a outroga (as estradas estão prontas)
    e baixando a taxa de retorno. Como o nosso povo idiota
    não sabe disso, vai aplaudir. Vamos tirar o valor da
    outorga das já pedagiadas e reduzir a taxa de retorno.
    Pronto: pedágio lá embaixo.

  3. Arrelia

    Dá-lhe Osmar. Você é nossa esperança!. A única esperança política. Que pena, que por dez mil votos apenas, com certeza de pessoas humildes e sem conhecimento sobre política, você não pode ocupar a cadeira principal do Palácio Iguaçu. Mas, nossa esperança continua, e 2010 está próximo.

  4. Walter

    Osmar Dias virou engenheiro de obra feita ao pedir a redução do pedágio. Na hora de apoiar o governador Roberto Requião, o Osmar não estava nem aí. Agora, como lembra o Ricardo Jamur, o senador se pronuncia. Ó tempos! Ó costumes!

  5. dirceu

    Com dez anos de atraso, se pronuncia o Sr. Osmar. O que ficou fazendo nesse tempo? Isso se chama oportunismo

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