6:14E a paróquia?

A Gazeta do Povo, o principal jornal do Paraná, escrachou hoje editorial em primeira página sobre o episódio da absolvição de Renan Calheiros, presidente do Senado. Um tijolaço sob o título “Democracia golpeada”. Um trecho: “O resultado, embora em si mesmo absolutamente decepcionante, não pode, porém, ser examinado como fato isolado. Ao contrário, ele faz parte do amplo contexto de lassidão moral entranhada como metástase em todas as esferas do poder constituído do país e que se manifesta das mais variadas formas – dentre as quais as que levaram Renan Calheiros ao cadafalso, caracterizadas por atos explícitos de promiscuidade entre o público e o privado em absoluto detrimento do interesse social. O caso de Calheiros se assemelha, neste sentido, a uma pústula que emerge na superfície – simples sintoma de que a doença está no sangue e que, pela circulação, ameaça atingir indistintamente todas as células. Esta realidade não ficou patente apenas nos 40 votos que garantiram a absolvição do senador, mas evidenciou-se nas ações e omissões de tantos quantos, por dever funcional e em razão do múnus público que exercem, carregam a obrigação de zelar pela higidez moral da prática política”, sapecou o jornalão. Iniciativa louvável, apesar dos reparos que o leitor comum deverá fazer aos termos, vamos dizer, médicos e da academia Paranaense de Letras, ininteligíveis para os menos versados. Aguarda-se, agora, o dia em que o mesmo espaço será utilizado para as bandalheiras da paróquia. Assuntos não faltam.

Compartilhe

Uma ideia sobre “E a paróquia?

  1. Edmond Dantes

    Esse Renan é um safado. Deveria ter seu mandato cassado, não só ele, mas muitos outros membros daquela casa retrograda chamada Senado Federal. O que de bom se tira disto, e acho que de tudo, mesmo da coisa ruim, sempre se encontra algo de bom, é o fato dos Senadores terem dado uma contribuição enorme para ampliar e discussão sobre a necessidade de se ter o sistema bicameral no Poder Legislativo Federal. Outro fato bom é que a Globo, tal qual no plebiscito sobre armas, perdeu a parada. E, quando a Globo, com seu monopólio, sofre uma derrota, a democracia ganha. Sob a ótica do lado bom da coisa: VIVA RENAN!!!

  2. J.A.

    A Gazeta “opinando”? E mais: em assunto que não seja referente à 5ª Comarca ?

    Digno de capa mesmo…

  3. Ellen Lícia

    J.A. tá certo: é bom ver a Gazetona opinando na capa. Dá o que pensar pra quem tinha dúvidas da ligação do jornal com o planalto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.