18:33Os 40 acusados

As 40 pessoas denunciadas pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo do “Mensalão”. Em destaque, os três paranaenses que desonram a raça:

1 – Anderson Adauto: Lavagem de dinheiro; Corrupção ativa
2 – Anita Leocádia: Lavagem de dinheiro.
3 – Antonio Lamas: Formação de quadrilha e Lavagem de dinheiro.
4 – Ayanna Tenório: gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha.
5 – Bispo Rodrgues: Lavagem de dinheiro; corrupção passiva.
6 – Breno Fischberg: Formação de Quadrilha; lavagem de dinheiro.
7 – Carlos Quaglia: Formação de Quadrilha; lavagem de dinheiro
8 – Cristiano Paz: Corrupção ativa; peculato, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha; Evasão de divisas.
9 – Delúbio Soares: Corrupção ativa; Formação de quadrilha.
10 – Duda Mendonça: Lavagem de dinheiro; Evasão de divisas
11 – Emerson Palmieri: Corrupção passiva; lavagem de dinheiro.
12 – Enivaldo Quadrado: Formação de Quadrilha; lavagem de dinheiro.
13 – Geiza dias: Lavagem de dinheiro; Corrupção ativa; Formação de quadrilha, Evasão de divisas.
14 – Henrique Pizzolato: Peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro.
15 – Jacinto Lamas: Formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção passiva.
16 – João Cláudio Genu: Formação de Quadrilha; Corrupção passiva; lavagem de dinheiro.
17 – João Magno: Lavagem de dinheiro.
18 – João Paulo Cunha: Lavagem de dinheiro, corrupção passiva; peculato.
19 – José Borba: Corrupção passiva; Lavagem de dinheiro
20 – José Dirceu: Corrupção ativa; Formação de quadrilha.
21 – José Genoino: Corrupção ativa; Formação de quadrilha.
22 – José Janene: Formação de Quadrilha; Corrupção passiva; lavagem de dinheiro
23 – José Luiz Alves: Lavagem de dinheiro
24 – José Salgado: gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha; Evasão de divisas
25 – Kátia Rabello: gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha; Evasão de divisas
26 – Luiz Gushiken: Peculato
27 – Marcos Valério: Corrupção ativa; peculato, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha; Evasão de divisas
28 – Paulo Rocha: Lavagem de dinheiro
29 – Pedro Correa: Formação de Quadrilha; Corrupção passiva; lavagem de dinheiro.
30 – Pedro Henry: Formação de Quadrilha; Corrupção passiva; lavagem de dinheiro
31 – Professor Luizinho: Lavagem de dinheiro
32 – Rámon Hollerbach: Corrupção ativa; peculato, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha; Evasão de divisas
33 – Roberto Jefferson: Corrupção passiva; lavagem de dinheiro.
34 – Rogério Tolentino: Lavagem de dinheiro; Corrupção ativa; Formação de quadrilha
35 – Romeu Queiroz: Corrupção passiva; lavagem de dinheiro
36 – Silvio Pereira: Formação de quadrilha
37 – Simone Vasconselos: Lavagem de dinheiro; Corrupção ativa; Formação de quadrilha; Evasão de divisas
38 – Valdemar da Costa: Formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção passiva.
39 – Vinícius Samarane: gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro; Formação de quadrilha, Evasão de divisas.
40 – Zilmar Fernandes: Lavagem de dinheiro; Evasão de divisas

Compartilhe

Uma ideia sobre “Os 40 acusados

  1. Jeremias, o bom

    Salvo engano, Henrique Pizzolato também é paranaense. Ou não?
    Creio até que já foi candidato a governador do Paraná.
    A confirmar…

  2. Marcio Varella

    Zé, mensalão não existe. Vai ser muito difícil o Supremo provar que ele existe – o que existe, de fato, é o caixa-2, prática que mantemos desde o Império (ler A História do Caixa-2 no Brasil, de Isabel Holanda-UFRJ). O que o STF fez, aceitando as denúncias, foi apenas um ato burocrático (que deve estar sendo comemorado com champagne neste momento pelos patrões da mídia). E tinha que aceitar, caso contrário seria melhor despedir do cargo o procurador-geral, que ganha apenas 55 mil por mês para fazer o seu trabalho, mal feito, por sinal. Daqui a alguns anos, quando todo o ato processual terminar, você vai ver que tenho razão. O problema maior, e que deveria estar sendo alardeado pela imprensa, é a notícia publicada na capa de Veja desta semana sobre os grampos dos ministros do STF. Quatro deles afirmam estar com seus telefones grampeados sem mostrar nenhuma prova – e eles são especialistas em direito constitucional e sabem que acusar e não provar é crime. O que esperar de um tribunal cujos juízes cometem crimes? Tem mais: quem transformou o Brasil nesse atoleiro de idiotices foi a elite. É de responsabilidade da elite o não-aproveitamento de nossas riquezas naturais, a transformação dos trabalhadores em escravos eternos, o preconceito racial, o preconceitorclassista, o desprezo aos pobres, a subestimação da fome. Essa seria uma grande pauta, para durar a eternidade, e explicar à História o porquê do país ser o que é. Estamos atrasados porque a nossa elite é burra e imbecil. Foi essa elite que nos transformou em monstros. Onde já se viu uma criança ou um idoso morrer em fila de hospital porque o médico está em greve? Greve, meu amigo, é direito apenas de funcionários (mal pagos) que trabalham fora do eixo de proteção à vida – médicos, controladores de vôos, enfermeiros, farmacêuticos, fiscalizadores de trânsito, motoristas de ônibus etc. Apesar de o Brasil ter um montão de notícias boas e más a toda hora, os nossos principais meios de comunicação dedicam-se apenas aos temas que vão de encontro aos interesses dos patrões. E no momento, o que os patrões (da elite imbecil) querem é derrubar o Lula, que não pertence à elite. FHC é do pior tipo da elite, a acadêmica, e fez o que fez, até prevaricou, e permanece intacto. Não é dono de emissoras de rádio e tv, como a maioria dos nossos parlamentares, mas, desconfio, que goste da área educacional. Desculpa, Zé, mas essa decisão do STF, de aceitar a denúncia, é notícia de pé de página, sem foto.

  3. zebeto

    Marcio Varella, meu caro amigo, sua opinião só engrandece o debate democrático, mas não concordo que a notícia seja de pé de página. Ela seria manchete apenas se o STF não acatasse a denúncia? Sempre existiu mensalão, que é a forma de pagamento, em qualquer biboca onde respire um político. O problema é que a tropa do presidente Lula, a “esquerda” que chegou ao poder, quis fazer o mesmo que os antecessores, que os representantes das elites, para se manter no poder, virando as costas para toda uma longa cantilena de honestidade, que se revelou uma lorota e tanto. E se mostrou incompetente para o achaque e a barganha – e não aceita crítica. Até a história de que estão querendo dar um golpe é mofada, velha. Há políticos honestos. Há programas do governo dignos. Mas, no geral, quem lucra mais nessa poióca? Os banqueiros, que são a elite ao cubo. Ah, sim, precisamos manter a economia estável. Beleza! O Bolsa Família mata a fome de milhões de brasileiros. Beleza! E o que mais? Como anda a Saúde e Educação neste país? Não mudou um tico. Ótimos termos um presidente que foi operário, líder sindical, pau de arara, etc. Mas isso não o protege de nada. Rico não gosta de pobre? Pobre gosta de rico? O discurso de esquerda e direita é uma das pragas que atrasam qualquer sociedade. As pessoas de bom senso querem o bem estar comum. A droga do capitalismo é o menos ruim dos sistemas. Permite, por exemplo, que eu esteja aqui trocando uma idéia com você. Sobre uma lista de apenas 40 nesse imenso país de ladrões. Um grande abraço.

  4. HBC

    Varella, para seu conhecimento:

    Lula e o PT precisam ser punidos pela quadrilha que patrocinaram e patrocinam, pela gang que toleram e que assalta o país diariamente, diante de nossos olhos. Os quadrilheiros enquadrados pelo STF devem ser punidos na
    forma da lei e enquanto isso não acontece, devem ser execrados publicamente, como ocorreu ontem, em São Paulo, com Duda Mendonça. O guru publicitário de Lula foi açoitado publicamente numa palestra pelos gritos de “ladrão e
    mensaleiro” desferidos por estudantes.Temos que nos livrar deste mal que nos faz o PT, Lula e seus “meninos”. Lula e seus quadrilheiros antigos e atuais não fazem mal à elite, fazem mal aos brasileiros honestos, ricos, remediados
    e pobres, mas honestos, distantes do partido da corrupção e da safadeza. O PT é sinônimo da ausência quase que total de legalidade, de justiça, de moral. O PT é a falta de ética, ou pior ainda, a transfiguração da ética, a falta da honestidade genérica e particular.

  5. Ana Karenina

    Parabéns ao Márcio Varella pelo seu brilhante raciocínio, que consegue enxergar além das entrelinhas e dos interesses imediatos da mídia. Com toda culpa que possa ter o governo Lula, é impressionante a ingenuidade e fraca visão de alguns que acham que a corrupção se instalou no Brasil apenas neste governo. FHC barganhou com o Congresso em passado recente para aprovar a sua reeleição. Fora isso, sabe Deus o que acontecia na Casa de Leis nos últimos governos pós-ditadura, para aprovação de projetos de interesse do executivo. E, além do mais, é simplesmente terrível um país onde Roberto Jefferson vira herói nacional. Para quem não conhece bem a criatura, procure se informar com os moradores de Petrópolis/RJ. O Márcio tem razão: o que somos e o que temos está sendo plantado há 500 anos, por uma elite burra, que não quer fazer nenhum tipo de concessão. Acha que quanto mais sugar, melhor. E o resultado é o que temos aí…

  6. Tarquinio

    Muito bem intencionado o Márcio Varella, mas aceitou muito fácil a esparrela da “mídia golpista”. No geral, os jornalões são de fato conservadores, contudo a mídia ganhou em complexidade – tal como o país – e, para ganhar circulação e publicidade, precisa de credibilidade junto a seu público. E o público dos grandes jornais é relativamente bem informado.
    o fato que emerge inequívoco é que o PT se atolou no mesmo pântano de corrupção, clientelismo e tutela que havia tragado todos os demais partidos. O PT se igualou, se nivelou por baixo.
    não bastasse isso, os dois grandes feitos do PT – a estabilização econômica e os programas sociais – começaram com FHC. Lula aprofundou a ortodoxia monetarista adotada por Fernando Henrique (Meirelles dá continuidade a Malan, que aplaude a política econômica do governo nas páginas do Estadão) e ampliou o bolsa-escola.
    Lula teve sorte – que FHC não teve – com o efeito China, uma onda sem precedentes de crescimento mundial da economia, com aumento do comércio e aumento dos preços de mercadorias – soja, aço – das quais o Brasil é competitivo.
    No mais, as coisas continuam como sempre. As elites aqui são retrógradas, mas atribuir a elas a culpa de todos os males não resolve muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.