9:58A chapa esquenta para 2008

A chapa está esquentando antes do tempo. E isso é muito bom para os ares democráticos.  A campanha para a eleição para a prefeitura de Curitiba pega fogo toda vez que alguém respira em tom mais alto. O que se segue é uma resposta à nota “A grande ilusão”. Veio do guru que iniciou o debate com a nota “Gleisi atropela”. Ficamos no aguardo da próxima manifestação:

“O segundo guru está errado. A Gleisi, se o quadro nacional continuar como está, ganha sim a eleição. Não por causa da rejeição de um ou de outro que ainda é baixa. As dificuldades ao Beto Richa residem em dois fatores: o primeiro é o grande número que ele sai no inicício da campanha(perto de 50%). A possibilidade de crescimento é bastante baixa e de perda é alta.

Essa situação levará à bipolarização mesmo que o PMDB lance um candidato (o que será bom para a Gleisi).
O segundo (e mais importante) é o vínculo e a identificação que o eleitor tem de o Beto ser continuidade da equipe do maior prefeito de Curitiba de todos os tempos: Jaime Lerner. Veja: Beto sucedeu Cassio que fez dois mandatos, que sucedeu Rafael Greca que sucedeu Jaime. Estamos falando de 6 mandatos ou 24 anos de um mesmo grupo.

Muito embora Beto tenha tentado se desvincular do Cassio que lançou Osmar Bertoldi (àquela época e ainda hoje: cavalo paraguaio de perna quebrada), o mesmo não consegue deixar de se desvincular da figura de um grupo que manda na cidade há 24 anos.

A eleição em que o Vanhoni quase ganhou do Cassio foi muito disputada não pelas qualidades do Vanhoni, até mesmo porque ele não as tem. Vanhoni, àquela ocasião, quase ganhou de Cassio (com os milhões da máquina estadual e do caixa 2) porque era novidade e mudança.

O eleitor cansa da administração. Isso ocorre até na Suiça e Suécia, locais onde não há o que se reclamar da gestão pública.
Na Inglaterra, mesmo a “Dama de Ferro” não resistiu, apesar de todos os fundamentos sociais e econômicos estarem amplamente favoráveis.

Em Curitiba a população, apesar de aprovar a administração do Beto, está enfastiada “dos mesmos”. Aí, a cara nova e doce da Gleisi vai fazer a diferença.

O outro guru se equivocou ao analisar a questão que envolve a transferência ou não de votos de uma eleição para outra.
A Gleisi cresceu na última eleição por ter sido novidade e Alvaro ser antiguidade.

Na próxima, se a economia continuar do jeito que está, a ainda novidade Gleisi ganha sim. Lamento, segundo guru, mas Gleisi ganha, com muito ou pouco dinheiro.

Ninguém vai aguentar 28 anos com um mesmo grupo no comando. Aliás, como exemplo, vale a pergunta: quantos casamentos você conhece que duraram tanto???

Até acho que sei quem é o Guru 2 e, se for ele mesmo, talvez seus laços com o Grande José Richa estejam o levando a uma análise um pouco mais apaixonada.”

Compartilhe

Uma ideia sobre “A chapa esquenta para 2008

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.