12:14Monsieur le consul à Curitiba

Enviado pelo Dr. Mauricio Gomm, advogado curitibano que leciona na Faculdade de Direito da Universidade de Miami, e atua nos Estados Unidos nas áreas de mediação e arbitragem:

A música que circula pela internet me impulsionou a escrever o artigo sobre meus avós na Casa situada no terreno onde está sendo edificado o Shopping Patio Batel. Para entender a música e o artigo*, é bom ler o texto abaixo que me chegou de forma anônima. Trata-se de algo longo para padrões de email, mas espero estar contribuindo para resgatar um pouco a história de Curityba.

*postagens acima

Monsieur le consul à Curitiba

O médico curitibano Paulo Furtado tem em mãos um documento de muito valor histórico e cultural para a cidade. Trata-se da partitura original da canção “Monsieur Le Consul à Curityba”, ganhadora do primeiro Grande Prêmio da Canção Francesa, de 1950. A descoberta foi feita em 15 de junho de 1964, pelo tio de Paulo, o dentista curitibano Arlindo Furtado, hoje residente no Rio de Janeiro. A intenção dos dois é doar o registro a um museu local para que todos os curitibanos tenham acesso a parte dessa história, de 62 anos, praticamente desconhecida.

Como conta o médico, na década de 60 o tio, graduado em odontologia, foi a Paris para fazer uma especialização. Os colegas do instituto onde Arlindo estudava na França sabiam que ele era de Curitiba e certa vez, em uma brincadeira, perguntaram se ele não seria o cônsul de Curitiba. Foi assim que ele ficou sabendo da história dessa música, premiada no grande Prêmio da França, de 1950, no cassino da cidade de Deauville, norte de Paris. Curioso, ele foi atrás e percorreu os Bouquinists (espécie de quiosques de livros e discos antigos) nas margens do Rio Sena, até que encontrou a partitura original e o disco, conta Paulo.

A canção tem a música assinada por Marc Hevral e a letra de Fernand Vimont e Henry Le Marchand. A mesma já foi regravada por, pelo menos, outros quatros artistas e gravadoras diferentes. Classificada como um samba lento, a letra da canção, em resumo, fala de alguém que está no Brasil em uma cidade pequena e charmosa, um canto tranquilo onde a vida é doce e que se chama Curitiba. Em cada linha da partitura, é descrita como vive bem a pessoa que, na música, é chamada de senhor cônsul de Curitiba

O cônsul de que fala a canção era o cônsul da Inglaterra em Curitiba Blas Gomm que recebeu em sua casa o autor da canção. A casa é aquela tombada pelo Patrimônio e que foi removida do seu local original e o grande terreno naquele tempo, todo belamente ajardinado de que fala a canção é o local onde está atualmente o shopping center na avenida do batel .

Compartilhe

3 ideias sobre “Monsieur le consul à Curitiba

  1. Adrianne

    Que resgate maravilhoso e oportuno da história de nossa cidade e mais precisamente do Bairro Batel, onde suas antigas casas estão sendo destruídas para dar lugar a edifícios modernos, perdendo nossa identidade dia a dia. Nos próximos dias o novo shopping será entregue e esta é uma grande oportunidade para a inauguração da praça. A linda música deveria ser tocada para os mais jovens conhecerem um pouco da nossa historia de cidade bela, verde e civilizada que outrora fomos.

  2. Zaga

    Um detalhe: a casa não foi removida. Houve, sim, a construção de uma nova casa, reprodução da antiga casa dos Gomm. E isto aconteceu embora o imóvel fosse tombado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.